sábado, 2 de agosto de 2008

O Rio de Janeiro ferve

E não é somente pelas altas temperaturas, atípicas nesta época do ano, que têm assolado o estado nas últimas semanas. Vasco, Flamengo e Fluminense têm tido problemas nas últimas semanas que vêm preocupando até mesmo os torcedores mais tranqüilos.

O caso mais delicado é o do time da Cruz de Malta. Além do difícil início da gestão de Roberto Dinamite, fruto da “herança” herdada de Eurico Miranda, Edmundo abriu uma nova crise entre os jogadores justamente no momento em que o Vasco conseguiu uma vitória em campo (já que o time, principalmente devido a sua horrorosa defesa, perdeu vários jogos ultimamente).

Dinamite terá muito trabalho para consertar essa nova crise. Edmundo, pessoa e jogador temperamental ao extremo, não deveria ter criticado os jogadores publicamente. Como em qualquer crise, tudo deveria ser resolvido internamente (o que talvez também não daria muito certo, já que haveria uma grande probabilidade de Edmundo discutir asperamente ou até mesmo agredir alguém, pelo seu estilo já aqui citado). E o mais difícil será convencer Edmundo de que o mesmo errou. Para piorar, terá que lidar com o desaparecimento de Morais do clube, por suposta falta de segurança diante de torcedores enfurecidos. É, certamente Dinamite não esperava esse tipo de problema...

Já os rubro-negros já estão perdendo a paciência com seu time. Não perdoam Kléber Leite e a diretoria por vender Renato Augusto e Marcinho e não contratarem ninguém. Não perdoam Ibson e Léo Moura pelas atuações irregulares nas últimas semanas. Não perdoam nem Caio Jr pelas suas escolhas.

Em parte, os torcedores não estão errados. Kléber Leite só fala em Vágner Love e Felipe, mas os 2 parecem cada vez mais distantes; como o dirigente não parecem ter um plano B, Caio Jr corre o risco de ficar sem seus esperados reforços. Este, aliás, também vem tropeçando ultimamente: já está claro que o mapa da mina finalmente foi encontrado (ou seja, os laterais estão sendo bem marcados), o que leva o time a ficar sem suas melhores opções de ataque; Ibson está sobrecarregado no meio campo, já que precisa defender e articular jogadas: como não consegue ser eficiente, acaba errando demais e é extremamente criticado pela torcida, algumas vezes injustamente (assim como vem acontecendo com o lateral direito do Fla). Cabe a Caio Jr achar uma nova maneira de armar o time, porque o estilo de jogo da equipe está cada vez mais manjado e neutralizado pelos adversários (em tempo: um armador de ofício cairia bem no time, como Erick Flores ou até mesmo Fellype Gabriel, que foi passado inexplicavelmente para a Portuguesa...).

Enquanto isso, o Fluminense não consegue se recuperar da traumática derrota na Libertadores e continua agonizando na zona de rebaixamento. Além de perder Cícero e Gabriel para o exterior e os Thiagos para a seleção olímpica, Renato Gaúcho vem sofrendo com as inesperadas contusões e suspensões de seus jogadores, o que está atrapalhando o técnico na hora de escalar um time competente.

Realmente, Renato Gaúcho não tem culpa se seus jogadores perdem a cabeça e são expulsos ou tomam o 3º cartão amarelo. Mas também não precisa sair falando pelos 4 cantos do mundo que não possui elenco. Além de eu continuar achando que ele possui, a diretoria está agilizando o processo de contratação de novos jogadores. Vai demorar um tempo para entrosar, mas é aí que entra o trabalho de Renato Gaúcho, que precisa mostrar sua habilidade como técnico neste momento difícil.

Nesta rodada, o Vasco encara o São Paulo fora de casa (tarefa super difícil para os comandados de Antônio Lopes), o Fla tem ótima chance de se recuperar diante do Cruzeiro (com quem também briga pela ponta) e o Flu pode se recuperar contra o ainda irregular Internacional. São ótimas chances de dar um fora na crise como o Botafogo fez; senão...

2 comentários:

Vinicius Grissi disse...

E quem diria, que no início de agosto, o Botafogo seria o carioca a navegar em águas mais calmas...

Leandrus disse...

Coisas do futebol, Vinicius! E enquanto isso, o Flu continua se afundando...