sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Tensão pré-jogo, de novo

Flamengo e Botafogo se enfrentarão pela última vez no ano no próximo domingo, pela 34º rodada do Campeonato Brasileiro. A tensão certamente já envolve o clássico, principalmente por causa do momento que ambos os clubes vivem.

De um lado, o Flamengo, após os tropeços recentes, finalmente percebe que pode ficar de fora da Libertadores do ano que vem, o que seria quase uma catástrofe para o clube: primeiro, porque a diretoria investiu pesado para formar uma boa equipe, embora tenha feito algumas contratações tardiamente; segundo, porque a diretoria conta com a participação do time na competição no seu planejamento para o ano que vem; e terceiro, porque a torcida, ainda revoltada com a humilhante desclassificação na Libertadores e com os tropeços em casa no Brasileiro deste ano, não perdoaria nunca uma não qualificação para o torneio, até por causa das expectativas de finalmente conquistar o título do Brasileiro após 16 anos. Some-se isso à nova declaração de Márcio Braga, que não foi muito bem recebida na Gávea, e à insatisfação de torcedores e jogadores com o técnico Caio Jr. e está pronto o clima tenso que pode prejudicar o rubro-negro carioca no clássico.

Do outro lado, a situação não é melhor; talvez seja até pior. O Botafogo foi eliminado da Sul-Americana e não possui mais chances de conquistar um título neste ano, uma vaga na Libertadores está bem distante e o time voltou a ser notícia por causa do descontrole de alguns jogadores, como foi visto no jogo de quarta-feira contra o Estudiantes. Para piorar, Montenegro “inteligentemente” voltou a atacar os jogadores, criticando-os abertamente. Dessa maneira, é difícil saber como os comandados de Ney Franco entrarão em campo: por um lado, podem entrar desmotivados, pois quase não têm pretensões no campeonato e estão insatisfeitos com as declarações do “dirigente” e com os salários atrasados; por outro, essa é a chance de terminar o campeonato com um mínimo de dignidade e poder responder à altura as declarações do, repito, “dirigente”.

Para piorar, ainda repercute a infeliz decisão de transferir o jogo do Engenhão, casa do Botafogo, para o Maracanã. Uma decisão injusta, pois o time alvinegro enfrentou Vasco e Fluminense no seu estádio e não poderá enfrentar o rubro-negro carioca no mesmo lugar. Porém, mais infeliz ainda foi a escalação de Marcelo de Lima Henrique para apitar a partida; esse foi o árbitro do polêmico jogo da final da Taça Guanabara deste ano, quando o alvinegro carioca acusou o mesmo de prejudicar a sua equipe. Com tanta tensão no ar, isso era tudo o que o clássico não precisava. Totalmente desnecessário, já que qualquer erro não será perdoado: se errar contra o Fla, sua diretoria dirá que o árbitro cedeu ao apelo do adversário; caso o contrário ocorra, a diretoria botafoguense repetirá o discurso de que o time é prejudicado pelo árbitro.

Com certeza o jogo será muito tenso, reflexo do momento de ambas as equipes; quem perder muito provavelmente já poderá esquecer 2008. Só se espera que esse clima pesado que paira sobre os clubes não saia dos campos e passe para a torcida. A rivalidade entre as torcidas de Flamengo e Botafogo tem crescido, para pior, cada vez mais, e há, como sempre, o risco de confusões ao redor do estádio, como ocorreu no último Fla e Vasco.

7 comentários:

Marcelonso disse...

Leandrus,

Ontem eu comentava com um amigo sobre isso,a tensão do jogo pelos motivos que vc bem ilustrou,e com o agravante do jogo ser no Maraca por imposição e não por comum acordo.

Nós temos que vencer de qq modo,precisamos desses pontos,caso contrário pode ser o começo do fim.

abraço

Loucos por F-1 disse...

A coisa tá feia hein Xará!

Bom, vc descreveu de forma clara o que este clássico vai ser, cheio de tensão. Ambas as equipes não vem num bom momento, cheios de altos e baixos.

O Mengão precisa destes 3 pontos de qualquer jeito, se não já podemos praticamente dizer adeus a 2008. Seria uma catastrofe não irmos para a Liberta do ano que vem.

Nem vou comentar do Marcio Braga, ele tem me irritado profundamente.

Abraços!

Leandro Montianele

GiglioF1 disse...

Leandro,

O Fla sempre cresce na chegada...relax!!!!!!!!!!!!!!!

abraco!!

Daniel Leite disse...

Caramba, quantos fatores negativos!

O pior deles para mim foi descobrir que o árbitro do jogo será Marcelo de Lima Henrique. É uma ausência de bom senso sem tamanho. Ele é competente para apitar um jogo deste nível? Deve ser. Mas não poderia ser ele o escolhido pelo passado obscuro.

Os dirigentes, como você escreveu, também não colaboram. Tanto os dos clubes quanto os que tiraram a partida do Engenhão.

Tudo para criar mais polêmica para times que estão passando por crises psicológicas. O Botafogo não tem mais o que fazer. O Flamengo ainda pode, pelo menos, lutar para ficar entre os quatro melhores. Em tese, o Rubro-Negro é favorito por isso e também por ter uma equipe ligeiramente melhor. Mas o Botafogo, dada a rivalidade, não vai vender a derrota por preço de banana.

Até mais!

Saulo disse...

A indicação do Marcelo de Lima Henrique vai gerar muita polêmica. Já não basta a transferência do clássico para o Maracanã, sabendo que o mando de campo é nosso e que é o dever da PM trazer segurança para o povo e agora vem com mais essa.
Nem quero ver mais esse jogo por causa dos absurdos da CBF.

Vinicius Grissi disse...

O jogo foi do nível destas declarações e picuinhas. FRACO!

Marcel Jabbour disse...

Geralmente os clássicos cariocas salvam a fatura no quesito emoção.

Não foi desta vez. Jogo muito ruim.

Tem Papo Dilouco novo!

Abraços

diletra.blogspot.com