segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Trágico para Palmeiras, bom para os outros

O resultado do Palmeiras era (e foi) tão trágico que o goleiro Marcos, sentindo-se culpado pelo gol sofrido, foi tentar a sorte no ataque faltando ainda 15 minutos para o término da partida. Menos, Marcão, menos...

Dos 5 times que brigam por uma vaga no G4 do Campeonato Brasileiro, apenas o Palmeiras perdeu na 34ª rodada da competição. Enquanto isso, Grêmio, Cruzeiro e Flamengo venceram pelo magro mas importante placar de 1 a 0; porém, não conseguiram alcançar o São Paulo, que também venceu pelo sofrido placar de 3 a 2 e continua líder.

A derrota do Palmeiras veio em péssima hora; foi o grande derrotado da rodada. Além de ter sido o único time dos que ainda almejam o título do Brasileirão a perder neste final de semana, foi derrotado em pleno Palestra Itália por um concorrente direto, o Grêmio. O time, que após as vitórias em cima de Goiás e Santos parecia se recuperar de tropeços contra Náutico, Figueirense e Náutico, quando poderia ter conquistado pontos importantes contra times que brigam para se livrar da zona de rebaixamento, volta a bobear no pior momento possível. Estando a 4 pontos do São Paulo, que tem 65, vai para o tudo ou nada no domingo que vem, quando enfrentará o Flamengo no Maracanã, num jogo em que quem perder dará adeus ao título.

Já para o Grêmio, o placar não poderia ter sido melhor. Vencer um concorrente direto fora de casa é como simplesmente jogar um balde de água fria no rival. Se o empate para o fraco Figueirense no domingo passado em pleno Olímpico quase decretou o fim do sonho do título, a vitória conquistada ontem, além de fazer o time voltar a vencer longe de seus domínios (a última vez tinha sido num distante 9 de agosto, quando derrotou o Atlético-MG), renova as esperanças do clube gaúcho de vencer o campeonato; agora está a 2 pontos do São Paulo. Só não pode tropeçar em casa novamente, senão...

O Cruzeiro, provando que em casa é um adversário muito duro de ser batido e fazendo o dever de casa, até porque tinha o adversário mais tranqüilo dos que brigam pelo título, venceu o Fluminense pelo placar de 1 a 0. Poderia ter vencido por um placar maior, já que dominou boa parte do jogo, mas no fim o que vale são os três pontos. Porém, não pode nem pensar em perder, pois ainda está a 4 pontos do líder.

Já o Flamengo, novamente sem jogar bem, derrotou o Botafogo no polêmico clássico com um gol já no final do jogo, quando Kléberson marcou de pênalti; polêmico tanto antes do jogo quanto durante os 90 minutos, principalmente porque o Botafogo reclama de um pênalti discutível de Bruno em Jorge Henrique não marcado ainda no primeiro minuto de jogo. O jogo em si foi fraco: o Botafogo jogou melhor no primeiro tempo mas ainda assim não levou muito perigo ao gol de Bruno; já no segundo tempo o Fla foi melhor e perdeu chances incríveis com Ibson e Josiel (que até se posiciona bem, mas na hora de dominar a bola...chamem Obina de volta!). O rubro-negro carioca não vem fazendo boas atuações, mas sendo competente e com uma dose de sorte, ainda pode ser campeão. O problema é que competência não está no dicionário da equipe ultimamente; isso para não falar da difícil tabela pela frente, que conta com jogos contra Palmeiras em casa e Cruzeiro fora.

Enquanto isso, o São Paulo ainda é líder absoluto. Esteve perto de empatar com a Portuguesa, já que o jogo estava 2 a 2 até os 42 minutos do segundo tempo, quando Zé Luís desempatou a partida, e quase tomou o terceiro gol logo após, mas Edno chutou a bola no travessão. O São Paulo vai mantendo uma regularidade impressionante na reta final de campeonato, sem perder há 14 jogos (9 vitórias e 5 empates) e já descabelando os adversários que não vêem o tricolor paulista tropeçar. Faltando apenas 4 jogos para terminar o campeonato, conseguindo ótimos resultados nas últimas rodadas e tendo uma tabela tranqüila pela frente (enfrentará Figueirense e Fluminense em casa e Vasco e Goiás fora), a equipe de Muricy Ramalho pode cada vez mais ser considerada favorita ao título.

Foto: www.lancenet.com.br

7 comentários:

Anônimo disse...

o pior de tudo foi o Marcos tomar um gol dessa forma novamente. Imperdoável para um goleiro de seu nível. De novo ele nao saiu e a bola morreu no fundo do gol... uma pena. Quero só ver o Luxemburro agora, o que ele vai fazer.

Zêro Blue disse...

Pois é, todos se encontram com a derrota de vez em quando, só falta o SPFC dos primeiros....

Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Daniel Leite disse...

O futebol apresentado pelo Palmeiras no domingo foi uma grande piada. Travado e sem os três melhores jogadores do elenco (Kléber, Diego Souza e Sandro Silva), produziu um dos piores jogos do campeonato, para o qual o Grêmio também colaborou muito. No final das contas, o resultado foi justo para o time que quis jogar um pouquinho mais.

Para mim, o título está restrito a São Paulo (70%, depois da fanfarronice do STJD de tirar o mando de campo do Goiás) e Grêmio (30%). O jogo-chave para o Tricolor Paulista será contra o Vasco, não podendo perder pontos. A tabela do Grêmio é bastante tranqüila.

Quanto à vaga na Libertadores, os outros três disputam dois postos. O Cruzeiro tem uma doença crônica, só ganha em casa. O Flamengo tem outra enfermidade: quando parece que vai, empaca. Agora, o problema do Palmeiras é mais sério: é interno, o que, de certa forma, faz com que o time jogue futebol de zona de rebaixamento. Assim, é quem deve ficar fora.

Até mais!

Vinicius Grissi disse...

O Campeonato continua em aberto. Mas até que SP e Grêmio tropecem, acho que só os dois disputam o título. O que pode mudar, claro.

Aldevan Junior disse...

PARA O NOSSO MENGÃO FOI BOM, NÉ LEANDRUS... AGORA TEMOS DE VENCER A "FINAL" NO DOMINGO CONTRA ELES PARA VER SE REALMENTE ESSA EQUIPE QUE FOI TÃO APÁTICA CONTRA O BOTAFOGO PODE CONSEGUIUR ALGUMA COISA NESSE BRASILEIRÃO!

UM ABRAÇO!

Anônimo disse...

O São Paulo só pode pensar em vencer ou vencer, quatro jogos, quatro vitórias.... concentração total rumo ao título.... que venha o tri(hexa) !!!!!!!!!!!!

GiglioF1 disse...

Leandro,

O palestra queima no caldeirao...
bom pra este pobre mortal nao é propriamente um sofrimento.....
snifff.snifff.......

abraco!!