segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Praticamente definido

A torcida do São Paulo já pode ir preparando a festa; somente uma catástrofe fará o tricolor paulista perder esse título

Está praticamente definido. Com os resultados da 36ª rodada, o título já é do São Paulo. O time de Muricy Ramalho venceu um desesperado Vasco em pleno São Januário por 2 a 1 e contou com a derrota do Grêmio para o Vitória por surpreendentes 4 a 2 para abrir 5 pontos de vantagem para o time gaúcho.

Não adiantou lotar o estádio, não adiantou distribuir apito entre os torcedores, não adiantou se lançar ao ataque. O São Paulo, como de costume, não se deixou intimidar e aproveitou as brechas dadas pelo Vasco para derrotá-lo em casa. Vai ser muito difícil um time que não perde há 16 jogos, tendo ganho 11 destes, perder os dois jogos seguintes e não ser campeão, ainda mais enfrentando o já acomodado Fluminense no próximo domingo no Morumbi.

O Grêmio não conseguiu aproveitar a má fase pela qual o Vitória passava e acabou sendo goleado por 4 a 2, praticamente dando adeus às chances de título. Prejudicou e muito o time gaúcho a expulsão de Amaral quando o adversário havia empatado o jogo. Depois de um belo 1º turno, a campanha no 2º vai deixando a desejar: o time conquistou 13 pontos a menos do que o São Paulo. Some-se a isso alguns tropeços em casa, como contra Goiás e Figueirense, e será possível entender porque o título vai escapando na reta final de campeonato. Estando agora distante do líder, resta ao tricolor gaúcho se preocupar em assegurar uma vaga para a Libertadores, o que não será uma tarefa das mais difíceis, já que enfrentará o Ipatinga fora de casa e o Atlético-MG no Olímpico.

O Palmeiras fez o dever de casa e derrotou o Ipatinga em casa pelo placar de 2 a 0. Na verdade, fez mais do que a obrigação, pois enquanto seus principais adversários se enfrentavam ou tinham confrontos difíceis pela frente, o Verdão encarava o lanterna do campeonato. Pelo menos a vitória serviu para amenizar o conturbado ambiente do clube e levar o time novamente ao G4.

Se a rodada foi excelente para o São Paulo, foi catastrófica para o Flamengo. No confronto direto da rodada, o time de Caio Jr., após um 2º tempo eletrizante, perdeu para o Cruzeiro por 3 a 2 e caiu para a 5º posição, prejudicado pela vitória do Palmeiras. O time reclama da arbitragem, que deixou de marcar pênalti já nos acréscimos, quando Tardelli foi derrubado na área, mas deveria reclamar também da zaga, que dormiu nos gols do adversário, e de Juan, que perdeu um gol incrível, sem goleiro, quando jogo estava 2 a 2. Assim como a vitória do time mineiro poderia ter sido mais tranqüila se Jajá não perdesse um gol incrível quando o zero ainda não havia saído do placar.

A missão do Flamengo ficou complicada. Não que seja impossível conquistar os 6 pontos que estarão em jogo nas próximas duas rodadas, mas entre Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, o time carioca talvez possua os confrontos mais difíceis, pois enfrentará o Goiás em casa e o Atlético-PR fora, que dependendo dos próximos resultados talvez ainda estará brigando para sair da zona de rebaixamento. Enquanto isso, o Cruzeiro enfrentará o Inter fora, que provavelmente jogará com o time reserva e a desesperada Portuguesa em casa; já o Palmeiras enfrentará o Vitória fora (aí resta saber se o time entrará acomodado por não ter mais ou que fazer na competição) e o decadente Botafogo em casa. Além de ter confrontos mais árduos, talvez terá de torcer por tropeços dos adversários que a primeira vista dificilmente ocorrerão. Em menos de uma semana, o Fla passou do céu ao inferno, e terá de trabalhar muito para conquistar uma vaga na Libertadores. Já a vitória era tudo que o Cruzeiro queria e dá tranqüilidade à equipe para as partidas decisivas.

Foto: www.lancenet.com.br

7 comentários:

Marcos Antonio disse...

é Fazer o que?depois de 16 anos,o Flamengo será superado como o clube brasileiro com mais títulos.São apulo é um time enjoado que quando começa a ganahr,ninguém pára.

Zêro Blue disse...

E o pênalti héin Leandrusss??? Pra mim foi um lance de interpretação e o juiz é quem decide por seus critérios nesses casos, como o lance do pênalti em Thiago Ribeiro que ele também NÃO marcou...

Mas o jogo foi muito emocionante e mostrou que as equipes mereceriam estar nestas posições entre os 5 primeiros.

Quanto ao campeonato concordo contigo tá decidido: SPFC é campeão!

Vinicius Grissi disse...

Concordo que o campeonato está decidido.

E concordo sobre o grande jogo da rodada. Cruzeiro e Flamengo fizeram uma partida emocionante, uma das melhores do Brasileirão.

Anônimo disse...

Falta pouco pra gritar, a euforia ta grande mas é preciso ter calma e mirar mais do que nunca a vitória no domingo, com Morumbi lotado e muita festa..... ACREDITA TRICOLOR !!!! FALTA POUCO !!!!

Marcel Jabbour disse...

Lá em cima já foi né? São paulo hexa, não tem mais conversa.

Na Libertadores, acho que o Flamengo é quem samba.

No rebaixamento, mais uma notícia ruim para os cariocas. Acho que vamos ter time grande na Série B novamente.

Abraços, Leandro

diletra.blogspot.com

Daniel Leite disse...

Você disse, Leandrus, que a rodada foi catastrófica para o Flamengo. E é incrível como todas as rodadas produzem momentos terríveis para um time da ponta. De certa forma, dada a irregularidade de todos os 19 times que estão batendo palma para o SP, as "catástrofes" são previsíveis.

A próxima rodada, por exemplo, tem tudo para ser ruim para o Palmeiras. Não jogando nada, vai, no mínimo, sofrer em Salvador. Como é provável que o Cruzeiro vença o Inter e normal uma derrota do Goiás diante do Flamengo, digamos que pode haver mudanças no G-4, novamente.

Até mais!

Leandrus disse...

Brigado pels comentários! Vou responder rapidamente a alguns:

Carlão, não é por ser flamenguista não, mas achei que o pênalti em cima do Thiago Ribeiro foi muito menos escandaloso do que o que Tardelli sofreu. Tanto que eu mal percebi que o jogador do Cruzeiro foi calçado na hora, e inclusive no primeiro replay que vi, que foi no site do globoesporte. Mas foi um grande jogo e o Cruzeiro mereceu sim a vitória.

Marcel, vai ser bem difícil o Vasco escapar dessa, mas quem sabe né...

Daniel, é verdade, toda rodada é catastrófica para algum time. Mas sinceramente, acho que a derrota do Grêmio para o Vitória foi um acidente de percurso, até porque o time gaúcho teve chances de matar o jogo no primeiro tempo e foi prejudicado com a expulsão de Amaral no segundo. Por mais que o Palmeiras não venha jogando bem, acho que pode ganhar do Vitória lá. Mas se não ganhar, o negócio vai ficar bem feio...

Ateh!