quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Um momento histórico - parte 2

A grande, lenta e desnecessária fila para entrar no Engenhão, o estádio cheio de lugares vazios e o hino brasileiro cantado em andamento de velório já davam uma prévia do que seria o jogo entre Brasil e Bolívia. A Seleção fez uma de suas piores atuações nos últimos anos e conseguiu a proeza de, em pleno território brasileiro, empatar sem gols com a fraca seleção boliviana, atual saco de pancadas da América do Sul e que mal conseguia sair para o ataque, tão recuada estava.

Destaque positivo? Nenhum. Houve sim os menos piores, como Diego, que foi quem mais se movimentou e tentou criar jogadas, e Juan, que também apareceu bastante para o jogo. Só não merecem maior destaque porque ambos não foram efetivos e o segundo deixou muitos espaços atrás; os pouquíssimos ataques criados pela Bolívia foram nas suas costas. Júlio César, Lúcio e Luisão quase não tiveram trabalho, logo não merecem ser elogiados nem criticados.

Mas não faltaram destaques negativos. O primeiro, óbvio, é Dunga. Já é mais do que evidente que ele merece ser demitido. Sua equipe esteve apática durante os 90 minutos, sem movimentação, muito menos tática; isso para não falar dos inúmeros erros de passe. Se o treinador não consegue motivar, treinar e melhorar sua equipe, o que ele está fazendo no cargo?

Uma das grandes deficiências da era Dunga, se não a maior, mais uma vez foi determinante para o decepcionante resultado. Luís Fabiano esteve completamente isolado durante a maior parte do tempo; como estava marcado por vários jogadores, ao contrário do que aconteceu no jogo contra o Chile, pouco fez.

Robinho e Ronaldinho Gaúcho eram os responsáveis por se aproximar do atacante do Sevilla. O primeiro tentou alguma coisa no primeiro tempo, mas passou a maior parte do tempo despercebido. Já o segundo esteve totalmente apagado; não se movimentou (ficou mais parado do que um centroavante), não driblou, errou vários passes e lançamentos e foi pífio nas cobranças de falta. Resumindo, apresentação horrorosa do jogador do Milan. Quanto tempo ele vai precisar para entrar em forma e voltar a ser o velho Ronaldinho do Barcelona? Três anos? Bom, pelo menos Dunga o substitui!

Outros dois jogadores que jogaram mal foram Lucas e Josué. O jogador do Liverpool, mesmo sem ter o que fazer na proteção à defesa, pouco apareceu no ataque. Já o ex-jogador do São Paulo e atual Wolfsburg tentou fazer o que Lucas não fez, mas era melhor nem ter tentado: errou quase tudo, com “destaque” para lançamentos horrorosos, geralmente na direção dos gandulas. E para não perder o costume, atuou como uma barata tonta: sempre correndo atrás dos adversários, mas poucas vezes roubando a bola.

Além do pífio desempenho brasileiro no ataque, que mal chutava a gol, é necessário lembrar que a Bolívia jogou com um a menos desde os oito minutos do segundo tempo. O resultado foi tão bom para os bolivianos (que, repito, mostraram que são fracos, até mesmo na defesa que a Seleção não conseguiu furar) que eles fizeram questão de comemorar ainda em pleno gramado. E ainda foram aplaudidos por quem estava no estádio!

Em tempo: Com a seleção brasileira jogando desse jeito, é melhor gastar o dinheiro no show da Madonna...

Fotos: www.cbf.com.br/ globoesporte.globo.com (apenas a última)

10 comentários:

Grid GP disse...

Para quem, como eu, saiu do Mineirão achando que não veria decepção pior, o inacreditável aconteceu.

E pensar que o Dunga foi contratado para "aplicar" raça e amor à camisa da Seleção. Mesmo com o mundo inteiro sabendo que ele não conhece nada de futebol.

Mas o mais sensacional da noite foi ver o Engenhão vazio. Que tapa na cara da turma do Ricardo Teixeira.

Boicote à seleção, até essa - não existe outro termo - praga sair!

Abraços.

Fábio

Marcos Antonio disse...

15 mil pessoas entraram de graça no engenhão pra encher o estádio!e mesmo assim o estádio ficou vazio,imagine se fosse no maracanã o vexame que seria...

Daniel Leite disse...

Você citou uma das grandes tônicas da era Dunga: o isolamento dos centro-avantes. É impressionante como, quase sempre, Luís Fabiano, Pato - no exemplo olímpico -, Vágner Love ou qualquer outro sempre está mais para Robinson Crusoe do que para um jogador de futebol.
Há razão também para o descontentamento com Dunga, como disse. Se ele não consegue cumprir as funções básicas de um treinador de futebol, as críticas são mais do que justas. Afinal, a Seleção só joga - e olhe lá - quando está pressionada. Se não houver uma arma na "cabeça" do time, pode esquecer: não haverá futebol.

Até mais!

Vinicius Grissi disse...

Falou tudo: a Madonna anda valendo muito mais do que esta seleção medíocre. Eles fizeram por merecer o estádio vazio. E as vaias. E tudo que andam sofrendo.

Anônimo disse...

O problema do show da Madonna é que o pior lugar ta custando uns R$ 180 se eu não me engano, o melhor chega a R$ 600 ....... !!!

Tão querendo evitar jogos em SP e RJ do Brasil, mas se cogitou jogar o próximo no Maracanã, caso se confirme a pergunta é: Você iria novamente em Jogo da Seleção Brasileira esse ano ????? eu to achando que não !!!!!!!!!!!!!!!!

Arthur Virgílio disse...

Realmente os passes de Josué foram um filme de terror. Logo ele, que é um jogador que eu gosto muito. Por que ainda insistem em Ronaldinho Gaúcho? Igual a ele, tem uns 20 na várzea brasileira. Um verdadeiro show man.

GiglioF1 disse...

Lenadro,

Como sempre um post sem armadilhas...!!!
A terrinha agradece o premio pela derrota da Dinamarca... O Dunga quer aprender com se faz!!!

Abraco!!!

Leandrus disse...

Breves comentários:

Fábio, estou rezando para essa praga sair logo do "comando" da seleção! E também fico indignado quando lembro que Dunga foi contratado para transmitir e exigir garra e determinação de seus jogadores, exatamente aquilo que não acontece. Parece que, na verdade, ele só foi contratado para não convocar Ronaldo, Adriano e Ronaldinho Gaúcho por uns meses...

Marcos, mas tem uma história nesses ingressos de graça. Na verdade, 6 mil foram comprados por uma empresa, que redistribuiu 2 mil para seus funcionários e deixou 4 mil guardados. Que desperdício de dinheiro...

Daniel, por isso que eu acho que o Dunga deveria ter ligado para o Lula na hora do intervalo! Realmente, parece que só jogamos bem quando pressionados, assim como só ganhamos a Copa do Mundo quando estamos desacreditados. Vá entender...

Vinicius, e alguns já merecem não ser convocados, outros já merecem ser demitidos...

Netesportes, eu posso parecer doente, mas eu vou sim! Mas a razão disso é porque eu e meu pai somos meio malucos mesmo e vamos em quase todos os jogos do nosso time/seleção. Ou seja, é uma tradição. Se não fosse por isso...

Arthur, eu nunca fui um grande fã do Josué. Até no São Paulo eu preferia bem mais o Mineiro; talvez venha daí minha antipatia por ele na seleção. E olha, eu confesso que torço bastante para o Ronaldinho. Mas minha torcida não adianta se ele não se tocar que precisa resgatar aquele venho futebol! As coisas dependem só dele agora! E enquanto isso, que continuem substituindo-o quando jogar mal...

Giglio, eu só espero que ele não queira mostrar que aprendeu nos jogos em que eu estiver presente no estádio. Aí sim eu vou ficar irritado!

Ateh!

Pâm Cristina LF* disse...

hahaha, agora todos sai culpando o Luis Fabiano por não ter feito gol contra a bolívia.....e a bosta do Robinho ninguem fala nada???? O resto da seleção, só tem o Luis para todos sair criticando o cara só pq ele não fez gol ou não fez uma partida boa? Francamente...............................

Leandrus disse...

Sãopaulina, não entendi; eu também me incluo nesse "todos"? Porque eu só falei que ele tava isolado...