quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Recordar é viver - 1º Largada/ Bélgica 98

Não sei quanto a vocês, mas pelo menos quando lembro de GP da Bélgica de 1998, a primeira coisa que me vem à mente não é famosa Eau Rouge, mas sim o assustador e impressionante acidente logo após a 1º largada no GP da Bélgica, em que aproximadamente 13 (!) carros estiveram envolvidos. Para se ter uma noção do estrago, deixo aqui o vídeo com narração do querido Galvão Bueno



O ex-piloto de F-1 Ricardo Rosset, numa antiga entrevista ao site Grande Prêmio, deu uma noção do que foi o acidente na visão dos pilotos:

GP: Me explica como foi aquele acidente de Spa visto do seu cockpit. Qual foi a visão que você teve desse mega-acidente?

RR: Não tinha visão! Foi assim: os pilotos todos eram contra aquela largada. No grid se falou muito, chamaram todo mundo para ver se a largada seria com safety-car. Tinha muita água na pista. A questão não era só visibilidade, mas a aquaplanagem. A pista estava com muita água. Mas eles decidiram largar daquele jeito. Logo que largou, o pessoal até que maneirou na primeira curva. Quando eu saí acelerando, levantou um spray de água enorme e eu não via nada. Me guiei pelo guard-rail lateral. Era um spray muito alto. De repente, vi uma roda voando de dentro do spray e batendo no alambrado. Era como uma neblina numa serra. E eu vi a roda voando. Aí tirei o pé. Quando tive a visão, já estava todo mundo batido e virando. Só deu tempo de subir no freio, mas, aquaplanando, o carro nem diminuiu e vi o Trulli de lado. Aí pensei: “Nossa, vou matar o cara”, pois iria entrar com o bico na lateral dele. Fiquei preocupado com ele. Dei no meio dele, mas não tinha o que fazer, o carro estava travado. E aí, bati, empurrei, o carro espalhou. Quando acabou, bati no cinto, pulei fora do carro e vi o Rubinho, que parou do meu lado, saindo do carro com diversas manchas vermelhas em seu macacão branco. Ele gritava, dizendo que estava doendo, passou a mão, achou que era sangue. Mas eu vi e disse: “Calma, isso não é sangue!". Era a graxa da homocinética da roda traseira, que voou e bateu na sua lateral. Tanto que deve ter machucado. "Fica calmo, que você não está cortado!”. Aí ajudei ele, o levei ao centro médico. Graças a Deus, não aconteceu nada. Aqueles segundos foram assustadores.

Neste vídeo de mais de 8 minutos, com narração do folclórico Murray Walker, é possível ver as cenas seguintes ao acidente, inclusive um Rubens Barrichello ainda assustado com o acontecido e sendo acalmado por Rosset, nos seguintes trechos: 1:25 - 2:20 e 4:25-5:15.



Aliás, Rubens Barrichello e Ricardo Rosset, assim como Olivier Panis e Mika Salo, não voltaram para a segunda largada, pois não havia carro reserva para eles.

A corrida ainda teve outras atrações, como a batida entre Michael Schumacher e David Coulthard (o alemão chegou a se dirigir aos boxes da Mclaren para um "acerto de contas" com o escocês) e a primeira vitória da Jordan na categoria com direito a dobradinha, já que Damon Hill e Ralf Schumacher terminaram nas 2 primeiras posições.

Mas não tem jeito. O que fica marcado mesmo é o acidente da primeira volta..

3 comentários:

Daniel Leite disse...

Impressionante mesmo!

O mais estranho de tudo é que, após a largada, ainda houve um período em que os carros andaram normalmente. Até que, numa curva, boom! Spa-Francorchamps é um circuito bacana, que promove emoções e grandes corridas. Mas precisaria ser melhor planejado para evitar esse tipo de desastre. Uma dúvida, Leandrus: o circuito não passou por nenhuma reestruturação?

Até mais!

Leandrus disse...

Daniel, acho que a questão ali era mesmo largar com o safety car, como Ricardo Rosset disse que os pilotos queriam e como aconteceu no ano passado no GP do Japão.

Quanto à dúvida: bem, nos anos 80, quando o Spa voltou à categoria depois de um bom tempo fora, o circuito já tinha suas alterações, pois era bem perigoso. E o circuito não fez parte do calendário da F1 em 2006 justamente por estar em obras.

Ateh!

Daniel Leite disse...

Sanadas as dúvidas! Realmente, foi importante corrigir as deficiências de Spa. Uma pista como esta não pode ficar fora do calendário. Até!