segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Fortalecidos...ou não?!

A 27º rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada pelo fortalecimento de Flamengo e São Paulo. Dos seis primeiros colocados do torneio, somente os 2 venceram na rodada. Dessa maneira, chegaram aos 46 pontos, apenas a 4 pontos do novo líder, o Palmeiras.

E ambos venceram de uma maneira bem parecida: definindo o placar no final do jogo. A vitória do rubro-negro carioca foi mais dramática, já que o time perdia até os 36 minutos do segundo tempo e conseguiu virar a partida já nos 44 minutos, através de Vandinho. O tricolor paulista também teve certa dificuldade, mas teve um vitória um pouco menos sofrida: abriu o placar aos 34 do segundo tempo e definiu o resultado já nos acréscimos.

O São Paulo mostra que, se não empatasse tanto e não tivesse certos momentos de irregularidade no campeonato, poderia estar na primeira posição. É um time que ainda deve ser temido, já que aproveita quase todos as desatenções dos adversários; o gol de André Dias saiu dessa maneira. Já o Flamengo voltou a mostrar dificuldades em pleno Maracanã e quase saiu de campo com uma derrota; já havia dito que, se o time bobear em casa, aonde jogará a maioria das partidas até o final do Brasileirão, não conquistará o tão sonhado título que não consegue desde 1992. Porém, o Fla mostrou que ainda tem um grande aliado neste campeonato: sua torcida, que compareceu em bom número no estádio (40 mil pagantes), mesmo com a presença de uma insistente chuva. Depois do gol de empate rubro-negro, a torcida se inflamou e ajudou bastante o time a conseguir uma importantíssima virada.

O Palmeiras poderia até estar no grupo dos fortalecidos, mas convenhamos: em vista dos resultados de Flamengo e São Paulo e do adversário contra quem o alviverde paulista jogou, o empate não foi um resultado muito bom, mesmo fora de casa. E se lembrarmos da incrível oportunidade perdida por Martinez, o empate será ainda mais lamentado. Pelo menos, saiu com um pontinho que permitiu a liderança da competição; mas poderia ter conseguido 3 pontos.

Falando em liderança, o que muitos apostavam aconteceu: o Grêmio não é mais o líder do Brasileirão. Não acompanhei os últimos jogos do time de Celso Roth (o último que assisti foi o horroroso empate contra o Fluminense no Maracanã), mas o ritmo do time caiu e muito no returno; se considerássemos apenas a 2º parte do campeonato, o Grêmio estaria num decepcionante 15º lugar. Roth terá trabalho para recuperar a auto-estima do grupo, que deve estar lá embaixo após os últimos resultados. Mais do que isso, terá de provar que é um treinador capaz de colocar um elenco não tão forte no topo novamente. Mais um desafio para o contestado treinador (com razão, se considerarmos seu trabalho nos últimos clubes que dirigiu).

Cruzeiro e Botafogo também precisam tomar cuidado. Assim como o Grêmio, caíram de rendimento nas últimas rodadas. O time mineiro ainda tem a desculpa de ter perdido pontos preciosos em confrontos diretos. Já o alvinegro carioca tem sido uma verdadeira mãe: perdeu pontos para Náutico, Portuguesa, Vasco e Fluminense, ou seja, para times que brigam para não cair! Dessa maneira, fica difícil pensar até em Libertadores.

E por último, muito cuidado com Goiás e Internacional, líder e vice-líder do returno, respectivamente. Ambos cresceram nas últimas rodadas e já estão há apenas 4 pontos da zona de classificação da Libertadores. Podem surpreender nessa reta final de campeonato.

Foto: www.tribunadonorte.com

9 comentários:

Marcelonso disse...

Leandrus,

Nosso glorioso Mengão está na ascendente sim,dificil vai ser pegar o Palmeiras,mas quem sabe.


abraço

Pâm Cristina LF* disse...

Bela vitória...
Estamos empatados Le..
rsrsrsrs...
tricolor passa heim
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjss

Vinicius Grissi disse...

Não confio nesse time do Flamengo. Mas acredito que o São Paulo pode surpreender e lutar pelo título ainda.

Os outros citados em crescimento, podem chegar no máximo à Libertadores.

Zêro Blue disse...

É o campeonato embolou de vez, quem se dará melhor dos 3 empatados;
Cruzeiro, Flamengo e S.Paulo?

Abração Leandrus amigus....

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog 1º ano
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anônimo disse...

No caso do São Paulo não pode perder mais pontos nem em casa nem fora, tudo ou nada na reta final e principalmente ganhar do próprio Palmeiras para ficar na cola, espero que consiga a tão esperada regularidade !!

Daniel Leite disse...

É isso aí, Leandrus. Se pensarmos no que poderiam fazer e no que fizeram os times, o Palmeiras não sai tão "fortalecido" assim. Poderia ter aberto seis pontos para os times que vêm abaixo, à exceção do Grêmio.

Quanto a Flamengo e SP, parecem ser duas equipes que irão disputar o título. Até pelas tabelas. Neste caso, principalmente a do Tricolor, que tem jogos em casa contra Vitória, Figueirense, Náutico, Fluminense... Enfim, vitórias (quase) certas.

Até mais!

Unknown disse...

Fala Leandrus!

Aqui quem fala é o Gustavo Coelho, do Blog F1 Grand Prix. Desde o início de agosto, estou trabalhando como editor do site Pit Stop, hospedado no portal SRZD. O Pit Stop é um site de automobilismo novo em folha e com uma proposta diferente: unir as notícias mais recentes com textos sobre curiosidades e histórias do esporte a motor mundial.

Muito em breve, vamos inaugurar uma seção de "Parceiros" no Pit Stop. Estamos procurando blogueiros que estejam interessados em colocar o nosso banner em seus blogs para constar na lista de links do Pit Stop com mais destaque. Aqueles que colocarem só o nosso link também vão entrar na lista de Parceiros, mas com um pouco menos de destaque.

Se você quiser aceitar a nossa proposta, peço que mande também uma pequena descrição, de no máximo duas linhas, sobre o seu blog.

Meu e-mail é pitstop@srzd.com e o link do banner é este: http://bp2.blogger.com/_vbpOn5aTUW8/SJiH81Y15kI/AAAAAAAAL1s/rrtXuSciQQI/s400/GetAttachmentddd.JPG

Desde já, muito obrigado pela atenção.

Grande abraço,

Gustavo Coelho
Site Pit Stop – www.srzd.com/editoria/pitstop

Marcos Antonio disse...

O time do Flamengo ainda falta acertar alguns pontos.Josiel não dá!o São Paulo é uma equipe muito perigosa,tá smepre chegando.E o prazo de validade do Grêmio finalmente acabou!Celso Roth como técnico é uma grande piada...

Leandrus disse...

Breves comentários:

Marcelonso, eu li hoje que Vanderlei Luxemburgo irá concentrar seu time na semana que antecederá o jogo contra o Flamengo. Isso já diz o quão decisivo será esse jogo.

Sãopaulina, espero que não passe, heheeh

Vinicius, eu também tenho minhas duvidas quanto ao Fla, devido ao má rendimento em algumas partidas em casa. Mas acho o São Paulo irregular demais nesse campeonato, destoando dos últimos anos. Sem contar o grande número de empates na competição. É um grande candidato ao título, sem dúvida. Só não confio tanto quanto nos outros anos.

Carlão, acho que o Cruzeiro não faz um returno muito bom. No momento, acho que seu time é o que tem menos chances. Mas ainda tem tempo de melhorar: exemplo é o Inter, que até a pouco tempo vinha mal e agora já é candidato a vaga no G4.

Netesportes, é isso aí mesmo. Regularidade é essencial para o São Paulo agora; coisa que ainda tá faltando nesse campeonato.

Daniel, é mesmo verdade: a tabela em casa foi generosa com o tricolor paulista. Só não pode fazer como o Botafogo, que perdeu pontos para quase todos os times que você citou.

Marcos Antônio, nos jogos em que vi Josiel jogar, ele só recebeu bolas quadradas de seus companheiros, e jogou completamente isolado. Não posso julgar o que ele fez contra o Sport porque só vi os últimos 15 minutos de jogo. E o São Paulo é a equipe temida desde o começo do campeonato: lembro que quando o Fla era o líder ainda, ninguém se preocupava com Palmeiras, Grêmio ou Cruzeiro, mas sim com o SP, que segundo todos, é o time que deve ser sempre levado a sério. Se não fossem tantos empates, poderia estar melhor na tabela.

Ateh!