domingo, 25 de maio de 2008

Prazer, torcida do Flamengo

O primeiro jogo foi em casa, mas sem torcida. O segundo foi fora dos seus domínios. Mas no terceira partida, Caio Jr. finalmente pôde conhecer a torcida rubro-negra. Para sua sorte, o Flamengo conseguiu uma importante vitória, de virada, por 2 a 1 em cima do Internacional.
Na chegada ao estádio, dois fatos curiosos. O primeiro foi o grande movimento e a quantidade de carros estacionados ao redor do Maracanã: porém, nem todos estavam indo para o jogo, e sim para um evento evangélico no Maracanazinho. O segundo, já dentro do estádio, foi o chão extremamente escorregadio e os assentos totalmente sujos: tudo fruto do pó-de-arroz reminescente da última quarta-feira.

Mas vamos ao jogo. O primeiro contato de Caio Jr com a torcida não foi dos melhores. Quando o time entrou em campo, os gritos de incentivos se misturavam aos gritos revoltados de torcedores ainda indignados com a patética eliminação na Libertadores. Se o novo técnico do Fla achava que teria um pouco de sossego com o decorrer do jogo, enganou-se, já que seu time teve uma péssima atuação no primeiro tempo. Como sempre, o ataque no primeiro tempo não foi muito efetivo: quem achava que Tardelli e Marcinho jogariam pelas pontas caiu do cavalo, porque os 2 jogaram embolados com Souza no centro, atrapalhando todas as jogadas do time. Na defesa, o problema era pior: Juan e Leo Moura não tinham a cobertura adequada, Fábio Luciano e Ronaldo Angelim sofriam para marcar os atacantes do Inter e Cristian, Jaílton e Toró estavam totalmente perdidos, deixando um grande buraco entre os volantes e os zagueiros (mal aproveitado pelo Inter) e os adversários totalmente livres. Seria inútil descrever os inúmeros lances de perigo do time gaúcho, que só não marcou porque Bruno esteve bem colocado e a pontaria colorada não estava em dia. Aos 30 minutos, a torcida já começava a pegar no pé do time.

E tudo piorou quando, após um ataque perigoso do Fla (finalmente), Alex armou um contra-ataque perigoso para o Inter e lançou Nilmar: este aproveitou a lentidão dos zagueiros do Fla e saiu cara a cara com Bruno, que nada pôde fazer para evitar o gol do Inter. Após esse gol Caio Jr. soube que a torcida não aceita Jaílton no time titular de maneira alguma. O camisa 14, que era o pior dos volantes, foi impiedosamente vaiado pela torcida da casa, que o escolheu como bode expiatório para a má exibição do time.

Caio Jr foi esperto e logo tirou o volante, substituindo-o por Jônatas. O Flamengo mudou sua postura em campo imediatamente, permitindo ao técnico conhecer o lado bom da torcida rubro-negra. Em 10 minutos sufocantes, em que a torcida reconheceu o empenho dos jogadores e incentivou o time, o Fla rapidamente marcou os 2 gols da virada, com Marcinho e Souza (que estava há 9 jogos sem marcar).

A partir daí, foi o Inter quem levou mais perigo, principalmente no lance em que Léo Moura tirou a bola em cima da linha após Nilmar driblar Bruno e tocar para o gol. O Fla ainda teve alguns bons momentos, principalmente com jogadas armadas por Jônatas, que, jogando centralizado na frente da zaga rubro-negra, dava excelentes lançamentos que resultavam em perigosos contra-ataques. Mas o placar ficou por aí mesmo e o Fla conseguiu 3 pontos importantíssimos.

Além do primeiro contato com a torcida rubro-negra, o jogo permitiu a Caio Jr (que entendeu que a torcida do Fla cobra e incentiva quando preciso) desenvolver o seu próprio esquema tático. O técnico vai cada vez mais dando sua cara ao time: já colocou um camisa 10 para jogar no meio campo, e achou uma boa posição para Jônatas; porém, ainda precisa consertar a defesa, que não foi nada bem no jogo de ontem. No final de tudo, uma vitória que ajudou a cicatrizar a eliminação ainda não esquecida da Libertadores, aberta ainda mais com a exemplar vitória do Fluminense na última quarta.

2 comentários:

Daniel Leite disse...

Pó-de-arroz remanescente foi ótima! Como também foi a vitória do Flamengo, que tem mais jeito de campeão que Palmeiras e Inter no início do campeonato. Só não mais que o Cruzeiro.

E, para provar que a fase voltou a ser boa, até o gol do Souza saiu depois de nove jogos, como disse.

Até mais!

Leandrus disse...

Daniel, achei importante a vitória, mas não foi uma grande atuação. Caio Jr ainda está modificando o time, então o Fla está meio que numa fase de experiência; por sorte, 3 bons resultados nas primeiras rodadas.

E o Souza tava precisando desse gol; confesso que sou um dos defensores dele no ataque do Fla, pelo importante papel de pivô que faz.

Ateh!