sexta-feira, 23 de maio de 2008

Vitória heróica

Sei que o assunto já está se tornando batido, mas não poderia deixar de comentar a vitória heróica do Fluminense sobre o São Paulo, na última quarta-feira, que valeu ao tricolor carioca a inédita vaga na semifinal da competição. O time comandado por Renato Gaúcho deu uma aula de dedicação, empenho e motivação. Só não cito a palavra raça porque, como um amigo meu disse de forma depreciativa, “raça” é coisa de flamenguista; logo, não quero “ofender” os torcedores do Flu.
O time lutou desde o primeiro minuto, aproveitando os espaços deixados pela “Avenida Jancarlos” e marcando seu gol logo aos 12 minutos, com Washington, que não marcava a várias partidas. É verdade que após esse gol o time recuou (fato típico de times treinados por Renato Gaúcho) e foi prejudicado pela substituição até certo ponto equivocada de Arouca por Dodô no segundo tempo; porém, o time resistiu bravamente na defesa, liderado por Thiago Silva, que ainda não estava 100%, mas recebia o apoio de seus companheiros a todo o instante.

Mas o São Paulo começava a dominar o jogo; o gol, cada vez mais iminente, veio com Adriano, aos 25 minutos. Tudo parecia perdido. Porém, os deuses do futebol resolveram dar uma “forcinha” ao tricolor carioca logo na saída de bola, conduzindo Conca à grande área até dar o passe para Dodô marcar o gol. Sorte? Demais. Mas alguém já viu time vencedor sem sorte?

Foi a vez do São Paulo recuar. Já o Fluminense atacou incessantemente, porque cada jogador sabia o quão importante aquela vaga para a semifinal seria para o clube, para seus currículo e para os torcedores que lotaram o Maracanã. E o gol da consagração, aos 46 minutos, saiu da cabeça de um jogador que é sinônimo de determinação: Washington, o mesmo massacrado após o pênalti perdido na final da Taça Rio e que lutou contra problemas cardíacos para continuar vivendo e jogando futebol.

Uma vitória que vai ficar marcada não só na história do Fluminense, mas do futebol. Uma lição até mesmo para seu rival Flamengo, que dias atrás deixou escapar uma classificação quase certa para as quartas de finais em pleno Maracanã, quando se deixou dominar pelo clima de oba-oba e jogou de maneira apática, sem todos os elementos que caracterizaram a dramática vitória do time das Laranjeiras: dedicação, empenho e motivação.

Um comentário:

Daniel Leite disse...

O SPFC fez o que poderia. Não que o Tricolor Paulista não merecesse se classificar, até porque foi sólido em 90% do confronto. Mas ocorre que o Fluminense vibrou na hora certa, e Washington estava no dia de inspiração. Acontece. E que aconteça contra o Boca Jrs.. Caso contrário, fica difícil para o Fluminense.

Até mais!