quarta-feira, 21 de maio de 2008

O Captain! My Captain!

My Captain does not answer, his lips are pale and still,
(O meu capitão não responde, os seus lábios estão pálidos e imóveis,)
My father does not feel my arm, he has no pulse nor will,
(O meu pai não sente o meu braço, não tem pulso nem vontade,)

Neste momento, os torcedores do Chelsea lamentam a má sorte de Terry assim como o poeta Walt Whitman, em seu célebre poema “O Captain! My Captain!”, lamentava a “má sorte” de Abraham Lincoln. Em um jogo muito disputado e nervoso, o Manchester United venceu o Chelsea nas cobranças de pênaltis (1x1 no tempo normal) e conquistou pela terceira vez o título da competição. O título iria para a cidade de Londres se o capitão John Terry não perdesse a 5º cobrança de pênalti do time.

As duas equipes começaram o jogo de maneira cautelosa. Enquanto o Chelsea adotava uma postura mais defensiva, o Manchester United ainda arriscava algumas jogadas no campo adversário; a maioria delas, surpreendentemente, com Hargreaves, que jogava solto pelo lado direito; porém, a limitação ofensiva do volante impedia que grandes oportunidades de gols fossem criadas.

O primeiro lance de real perigo aconteceu somente aos 15 minutos: Cristiano Ronaldo aplicou lindo drible em Essien e cruzou, mas Hargreaves não alcançou a bola. O Manchester United, comandado pelo seu camisa 7, que já começava a ganhar o duelo com Essien, ia aos poucos tomando conta do jogo. Aos 26 minutos, o gol dos “Red Devils” finalmente saiu: após cruzamento da direita de Brown, Cristiano Ronaldo subiu livre de marcação e cabeceou sem chances para Cech. O Chelsea, que tinha Drogba isolado no ataque e Lampard e Ballack sumidos, precisava mudar sua postura em campo urgentemente.

Mas isso não aconteceu rapidamente. Tanto que o Manchester quase marcou aos 34, quando Cech fez excelentes defesas em chutes de Tevez e Carrick, e aos 41, quando Tevez perdeu grande chance com gol quase vazio, após um momento de hesitação de Cech. Cristiano Ronaldo se destacava, levando Essien a loucura e criando a maioria das jogadas de seu time. Mas como quem não faz leva, o Chelsea chegou ao empate aos 44 minutos: Essien arriscou despretensiosamente de fora da área, a bola bateu nas costas de Ferdinand, enganou Van der Sar, e sobrou para Lampard, que mandou para o gol quase vazio. O empate era lucro para o time londrino, já que eles poderiam ter saído para o intervalo com uma desvantagem de 2 ou 3 gols no placar. Seria a sorte batendo na porta do Chelsea?

O segundo tempo foi ainda mais tenso, nervoso e disputado que a primeira etapa, o que resultou na queda das oportunidades de gols. Essa etapa também mostrou a subida de produção do Chelsea, que tentou aproveitar ao máximo o grande buraco no meio campo deixado por Scholes e Carrick e as más atuações de Rooney e Tevez, que voltavam para buscar jogo mas erravam a maioria dos lances. Cristiano Ronaldo manteve sua boa performance em vista do que seu time fazia no jogo: mesmo tendo dificuldades para superar Essien, ainda criava as melhores oportunidades do time, mal aproveitadas pelos seus companheiros.

Aos 8 e 12 minutos, Essien e Ballack arriscaram de fora da área e levaram algum perigo ao gol de Van der Sar. O time londrino começava a dominar o jogo, ganhava a maioria das divididas, mas não conseguia passar pela forte zaga do time adversário; seu melhor lance foi quando Drogba acertou um lindo chute na trave de Van der Sar aos 33 minutos. Com o tempo, o jogo foi ganhando em nervosismo e o Manchester voltou para o jogo, sem o mesmo ímpeto do primeiro tempo: as jogadas pela direita eram nulas, já que Hargreaves não atacava muito por aquele lado, e as jogadas na esquerda, com Cristiano Ronaldo, se tornavam cada vez mais difíceis. Com esse panorama, o jogo foi para a prorrogação.

Os 2 times começaram a prorrogação determinados a vencer, embora continuassem jogando da mesma forma. Aos 4 minutos, Lampard acertou o travessão; 5 minutos depois, foi a vez do Manchester assustar, quando, após ótima jogada de Evra na linha de fundo, Giggs tocou para o gol vazio: porém, Terry acabou tirando de cabeça quase em cima da linha. O segundo tempo da prorrogação foi bem morno, exceto o momento da discussão entre vários jogadores dos 2 times, que resultou na expulsão de Drogba, após dar um leve tapa na cara de Vidic. Sendo assim, o jogo foi para os pênaltis.

Pelo Chelsea, Ballack, Belletti, Lampard e Ashley Cole acertaram suas cobranças; pelo Manchester, Tevez, Carrick e Hargreaves acertaram as suas, enquanto Cristiano Ronaldo (justo ele) perdeu a sua. Seria o português o vilão da partida?

O título estava nos pés de Terry, que havia feito linda partida; porém, este escorregou e acabou perdendo sua cobrança. As cobranças continuaram, e na 7º rodada, Van der Sar defendeu a cobrança de Anelka e deu o título aos “Diabos Vermelhos.”

Enquanto o Manchester comemorava o título, a TV mostrava imagens que certamente irão entrar para história: Terry, o capitão do Chelsea, chorava copiosamente, assim como o zagueiro Samuel Kuffour, em 1999, chorou após seu time, o Bayern Munich, levar uma incrível virada para o mesmo Manchester United nos minutos finais de jogo. Mas o zagueiro inglês é um ícone no clube, certamente ainda terá o respeito dos torcedores do time, e será recebido de braços abertos quando voltar para Londres, assim como os americanos receberiam o “capitão” Abraham Lincoln no mesmo poema citado anteriormente:

O Captain! my Captain! rise up and hear the bells;
(Ó capitão! Meu capitão! Ergue-te e ouve os sinos;)
Rise up—for you the flag is flung—for you the bugle trills;
(Ergue-te – a bandeira agita-se por ti, o cornetim vibra por ti;)
For you bouquets and ribbon’d wreaths—for you the shores a-crowding;
(para ti ramos de flores e grinaldas guarnecidas com fitas –para ti as multidões nas praias;)
For you they call, the swaying mass, their eager faces turning;
(Chamam por ti, as massas, agitam-se, os seus rostos ansiosos voltam-se;)


OBS: Apenas tentei adaptar alguns trechos do poema para esse "caso futebolístico"; obviamente, a interpretação original do poema é diferente...

10 comentários:

Leo Fernandes disse...

Cheguei em casa no início da prorrogação....se o Terry não tivesse perdido aquele pênalti...a história teria sido diferente

Felipe Moraes disse...

Bela análise do jogo, Leandrus, e valeu pela visita!

Abraço,
Felipe Leonardo

F1 Trulli disse...

tava torcendo pro Manchester,

Cristiano Ronaldo fez um jogão, agora aquele Rooney é ruim d+, ñ veja nada d + nele...
muito bom seu texto
ps. Glock deixando a desejar em td, antes a Toyota tivesse contratado Klien, sou+ ele.

abraços!

Blog F1 Grand Prix disse...

Foi um jogaço. Vi lá pertinho do Maraca, num bar repleto de tricolor. Tava torcendo pro Chelsea, mas esse Cristiano Ronaldo tem estrela. Até quando perde pênalti o cara dá sorte. Ainda bem que o Manchester ganhou, senão...

A estrela do CR só não é maior do que a do Renight Gaúcho. Se der Manchester x Flu em Tóquio, vai ser 1 a 0 com gol do Ygor aos 48 do segundo tempo. E de barriga hahaha!

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Zêro Blue disse...

Torcia pelo Chelsea, mas não deu.

Post muito bem feito, parabéns Leandrus.

----
Sobre o comentário que fez eu também não concordaria com a improvisação de Marcinho, que aliás não tem feito uma boa temporada. Por mim entraria o Jonathas e lá pelos 15 do 2º tempo o Jajá.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Cruzeiro Vice-Líder
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Daniel Leite disse...

Ótimas considerações! Inclusive a relação com "My Captain". Eu confesso que cheguei a ficar aborrecido. Não pelo Chelsea. Mas por John Terry. A carreira dele nos Blues é espetacular e, de fato, ele merecia levar o clube que mais jogou no segundo tempo ao título. Mas, de todo modo, foi campeão o melhor time da temporada européia. Justo.

Até mais!

Anônimo disse...

A vocação para a Letras corre solta nas veias, hein, Leandro? Hehe

Bem lembrado o poema. O Terry não merecia aquele escorregão. Da mesma forma que o Manchester também não mereceria a perda do título por tudo que apresentou na temporada. A torcida do Chelsea vai entender... Se nem a vida pode ser justa com todo mundo, por que o futebol assim seria?

Loucos por F-1 disse...

Foi uma pena Terry ter perdido esse penalti, pois é o grande nome do Chelsea e não merecia isso.
Eu estava torcendo muito pelo Chelsea, mas infelizmente não deu para o time londrino.

Abraços!

Leandro Montianele

Leandrus disse...

Breves comentários:

Leo, teria sido muuuuuuito diferente. Já pensou a enxurrada de críticas que iriam cair em cima do Cristiano Ronaldo pelo ridículo pênalti batido?

Felipe, brigado pela visita e pelo elogio!

F1 Trulli, o Rooney não é tão ruim assim, rs. Só acho que os elogios que são feitos a ele são exagerados, mas ele até que está melhorando cada vez mais, assim como Cristiano Ronaldo.
PS: Frase do momento: Glock WHO?

Gustavo, realmente o CR tem estrela. Como disse antes, já pensou o que aconteceria se o Chelsea ganhasse o título às custas do pênalti perdido? Adeus título de melhor do mundo...
OBS: Gol do Ygor é sacanagem, pior que isso só Fernando Henrique cobrando falta, rs

Carlão, valeu pelo elogio! Quanto ao Marcinho, ele não joga bem faz tempo...

Daniel, eu fiquei com muita pena do Terry, muita mesmo; um dos choros mais sinceros que eu vi na minha vida. A chance dele arrebentar era na Eurocopa, mas o Steven Mclaren fez o "favor" de não classificar a seleção inglesa né...

Breiller, não dá para esquecer a faculdade nem quando vejo futebol, rs.
O Terry não merecia mesmo o escorregão: não só a final, mas sua campanha na UCL foi impecável. Já o Manchester foi muito bem no geral, mas não foi aquele time "do futebol bonito" que todos esperavam na UCL. Logo, se alguém precisava ser castigado, votaria no Manchester (mesmo sendo uma opção cruel pela excelente forma de Cristiano Ronaldo em toda a temporada).

Leandro, coisas do futebol né...mas o Terry vai receber todo o apoio da torcida e vai se recuperar desse baque, com certeza.

Ateh!

Anônimo disse...

Hello!Eu estava exausto de pesquisar formas de ganhar cash online ate que descobri um website para obter algum sem por dinheiro,simpatizeimuito!
Coloco aqui a url para voces http://www.brandirose.pokersemdeposito.com/ !
PS:apreciei tanto o teu blogue bos escrita!
Cumps