sexta-feira, 9 de maio de 2008

É bom abrir o olho

Engraçado como o Ipatinga recebeu pouquíssimo destaque da imprensa este ano. Não duvido que muitos não sabem que o time de Minas Gerais e um dos mais surpreendentes do futebol brasileiro nos últimos anos foi rebaixado no Campeonato Mineiro e está com um elenco indigno de um clube da Série A: ouso a dizer que é um elenco ainda inferior ao dos últimos anos, justo no momento em que a história deveria ser outra.

O clube rapidamente roubou do América-MG a condição de terceira força do futebol mineiro e chocou a todos ao ganhar o Campeonato Mineiro de 2005 em cima do Cruzeiro em pleno Mineirão. No ano seguinte, eliminou clubes como Santos e Botafogo na Copa do Brasil, somente sendo eliminado pelo Flamengo já na semifinal, em 2 jogos duríssimos. No ano passado, fez ótima campanha na Série B do Brasileiro e, além de conquistar uma das vagas para a Série A, foi vice-campeão do torneio.

Porém, esse ano as coisas desandaram. Mesmo com jogadores já conhecidos no cenário brasileiro, como os exs-Goiás Danilo Portugal e Cléber Goiano e os exs-Flamengo Gérson Magrão, Leandro Salino e Paulinho, o time cansou de jogar mal e acabou conseguindo a proeza de cair para a Série B do campeonato estadual local estando na Série A do campeonato nacional! Proeza maior, só lembro do Juventude em 2000, quando deveria ter jogado pela 2º Divisão do Brasileirão enquanto estava na Libertadores, coisa que só não aconteceu pela virada de mesa causada pela Copa João Havelange.

O elenco passou por uma grande reforma no mês passado e, além de dispensar alguns jogadores, contratou outros; porém, a maioria veio de times de pouquíssima tradição, e alguns são até desconhecidos por muitos. O time vai passar por um verdadeiro teste de fogo nesse Brasileirão: com um elenco que se mostrou não tão forte quanto parecia ser, ninguém sabe se o time já juntou os cacos da pífia campanha do campeonato estadual e se entrosou depois de tantas contratações feitas nas últimas semanas.

Campanhas ruins nos campeonatos estaduais de times da Série A do Brasileirão vêm se tornando cada vez mais comuns nos últimos anos. Por exemplo, esse ano o Santos começou muito mal o Paulistão, passando boa parte da competição nas últimas posições; mas não me lembro de algum time fazendo uma campanha tão pífia quanto a do Ipatinga. Se o time não tomar jeito, corre o risco de jogar o trabalho dos últimos anos no lixo e virar uma “Stage Bonus” no Brasileirão.

6 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Até agora não entendi essa do Ipatinga. Depois de vários anos em alta logo agora faz essa bobagem.
Acredito que farão o mesmo feito do America de Natal. Serão bônus para todos.

Abraços!

Leandro Montianele

Blog F1 Grand Prix disse...

O Ipatinga é o grande favorito ao rebaixamento nesse ano. Para as outras três vagas não dou palpites... só fico secando hehehe...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Daniel Leite disse...

Realmente, o Ipatinga perdeu jogos incríveis este ano. Os reforços que chegaram, especialmente do Palmeiras, não devem causar grande impacto. Osmar, Willian e Marcelo Costa podem compor um elenco que precisa de muito mais para cultivar boas esperanças no Brasileirão. De repente, o time, depois de algum tempo parado, surpreende. Mas eu não acredito.

Até mais!

Pâm Cristina LF* disse...

Ola tudo bem com vc aee??

;D

To passando por aki viu
pra te desejar um ótimooo fds!!!!!

BeijoOoss
e teh mais!

=D

Leandrus disse...

Breves comentários:

Gustavo, esse "secando" me pareceu bem malicioso, acho que entendi a mensagem, rs

Daniel, TALVEZ o Ipatinga mostre alguma recuperação dentro de algumas rodadas; afinal, no Brasileirão acontece de tudo! Mas, por enquanto, não acredito nisso também. Sem contar que esses reforços que você citou são bons para reforçar o elenco, mas nenhum deles é o líder que o time precisa.

Ateh!

Felipe Hammes Rodrigues disse...

O Ipatinga pode até ter surpreendido nos últimos anos, mas neste será bem diferente. O Brasileirão é um torneio muito competitivo, de 38 jogos, que pede elencos fortes. E a única credencial que o Clube tem é o rebaixamento no Mineirão. Para mim, candidatíssimo à lanterna e rebaixamento com muitas rodadas de antecedência.