domingo, 26 de abril de 2009

Deu Button de novo

Com a vitória no Bahrein, Button conquistou sua quarta vitória na carreira, a terceira na temporada; é o líder do campeonato com 31 pontos, 12 a frente do segundo colocado Rubens Barrichello

Ele já voltou. Após o terceiro lugar na China, Jenson Button venceu mais uma vez na temporada, conquistando assim sua terceira vitória após quatro corridas. O pódio no Bahrein foi completado por Sebastian Vettel e Jarno Trulli. A corrida não chegou a ser agitada como as três anteriores, até porque muitas coisas foram decididas por meio de estratégias e paradas nos boxes; também não houve grandes performances da maioria dos pilotos. Porém, mesmo assim a corrida não chegou a ser monótona; uma ultrapassagem aqui e outra estratégia interessante ali serviram para deixar o público atento.

A quantidade absurda de toques entre os carros nas primeiras voltas, principalmente daqueles que participavam do pelotão de trás, faziam a F-1 parecer Nascar

Não é exagero dizer que Button ganhou essa corrida na 1ª volta, como dito na conversa de rádio do inglês logo após a bandeirada. Largando em 4º, conseguiu ultrapassar Vettel mas foi batido por Lewis Hamilton; porém, logo na primeira passagem pela reta principal passou seu compatriota, pulando para 3º. Se tivesse perdido um bom tempo atrás do piloto da Mclaren, se distanciaria demais das Toyotas, que lideravam a prova; aí, nem voltas voadoras serviriam para tomar o primeiro lugar. Como fez tudo como o script de Ross Brawn manda, atingiu o 3º posto rapidamente e esperou as paradas de quem estava a sua frente para voar na pista e voltar na primeira posição após o seu pit, para não mais largá-la.

Líder do campeonato com 31 pontos, o inglês vai cada vez mais consolidando sua posição de primeiro piloto na equipe. É verdade que o campeonato ainda está no começo, mas Rubens Barrichello ainda não conseguiu superar Button em nenhuma das quatro corridas. Hoje, o brasileiro fez uma corrida novamente abaixo do esperado: perdeu tempo atrás de Nelsinho Piquet após sua primeira parada e, após a mudança de estratégia que fez com que parasse 3 vezes nos boxes, não foi rápido o suficiente após o segundo pit para tirar proveito da nova estratégia. Terminou em 5º, ajudado pelo ótimo trabalho da equipe no último pit, que permitiu que voltasse a frente de Kimi Raikkonen e Timo Glock. Se não apresentar uma melhora absurda nas próximas provas, será ainda mais engolido pelo seu companheiro de equipe e, quando for preciso, a Brawn GP certamente irá priorizar o ex-piloto da Williams.

Foi bom enquanto durou: a dobradinha feita no treino de classificação e mantida após a largada pela Toyota foi pelo ralo com o decorrer da corrida

A Toyota certamente deixará o circuito decepcionada pelo desempenho da escuderia na corrida. Após fazer dobradinha na primeira fila do grid de largada, os japoneses viram Trulli terminar na 3º posição e Glock, num distante 7º lugar. Assim como a estratégia de parar pela primeira vez cedo não foi bem sucedida, a de mandar seus carros de volta para a pista com pneus duros após o primeiro pit também não foi. Isso foi comprovado na melhor performance de quem manteve os compostos macios, como Vettel, que dessa maneira tirou a segunda posição do italiano da equipe.

Lewis Hamilton mais uma vez fez uma boa corrida e conseguiu chegar em 4ª. Sem forçar tanto para não errar como no último GP, na China, o atual campeão mundial fez corrida discreta mas eficiente e levou mais 5 pontos para casa. Mesmo sem ter um bom carro a sua disposição, o inglês possui 9 pontos, que poderiam ser mais não fosse a lambança feita por ele e sua equipe na Austrália. Para um piloto da Mclaren, a pontuação é baixa, mas tendo em vista os problemas do começo de temporada, até que é positiva.

Mark Webber tentou, mas não conseguiu obter um bom resultado depois do 2º lugar na China. Após largar em 18º, depois de ter sido atrapalhado por Sutil no Q1 do treino classificatório, terminou apenas na 11ª posição

Kimi Raikkonen foi o responsável por trazer os primeiros pontos para a Ferrari, ao chegar na 6º posição. Assim como Hamilton, foi eficiente e fez o que pôde para levar um carro mal nascido até a zona de pontuação, resistindo aos ataques de Glock já no final da prova. Felipe Massa também tinha tudo para pontuar não fosse o bico que tivesse que trocar logo nas primeiras voltas, após toque com seu companheiro de equipe na largada. Caiu para as últimas posições e terminou apenas em 14º; dessa vez o Bahrein não lhe deu espaços para que se recuperasse no campeonato, ao contrário do que aconteceu em 2007 e 2008.

À Alonso foi destinado o 8º lugar, conquistando assim aquele pontinho que salva o fim de semana de um equipe. Seu companheiro Nelsinho Piquet dessa vez não foi mal: após largar em 15º, escapou dos inúmeros toques que ocorreram no pelotão de trás e chegou em 10º, tendo até seu momento de destaque ao segurar Barrichello por algumas voltas, o que resultou em reclamações (não me perguntem por que) do piloto da Brawn GP. Ainda é pouco, pois precisa se superar urgentemente; porém, toda melhora é bem vinda, já que pelo menos passou a prova sem bater ou rodar.

O calvário da BMW continua: após não se sairem bem no treino novamente, Kubica e Heidfeld tiveram que ir aos boxes logo nas primeiras voltas e terminaram nas duas últimas posições (18º e 19º, respectivamente)

Fotos: 1/2 - www.gpupdate.net
3/4/5 - www.motorsport.com

5 comentários:

Renato Piccinin disse...

A corrida foi meio chatinha, mas mostrou que a Brawn pode sim ser forte até o fim da temporada. Vamos ver como as coisas serão a partir de Barcelona. Abs.

Felipe Maciel disse...

A Ferrari pode estar mal na tabela, e conseguindo só agora os primeiros pontinhos, mas a BMW se revelou um fracasso inacredtável nesse comecinho. Atrás até de Force India é uma vida dura...

Breiller disse...

Bela análise do GP, Leandro. O Button realmente aproveitou o carro que tem para se impor frente as Toyotas, como você bem destacou, atrapalhadas. Detalhe que a Brown já tem (quase) o dobro de pontos da segunda colocada nos construtores. Se o Rubinho parasse de reclamar e se preocupasse mais em correr, a vantagem estaria ainda maior. E a Ferrari, pelo visto, apesar da melhora relativa, se mostra cada vez mais incapaz de emplacar nessa temporada...

Abraço!

Vinicius Grissi disse...

Mais uma ótima corrida do Button, numa disputa marcada por erros de estratégia dos pilotos brasileiros.

Net Esportes disse...

Começo de prova excepcional do Button incluindo sua primeira parada nos boxes, mereceu muito a vitória ..... e o nosso querodo Burrinho segue com seu discurso de que "vai melhorar" "a sorte vai virar pro seu lado" e vamo que vamos esperando, o pior foi que me admitiu que a estratégia era pra três paradas mesmo e que o Nelsinho prejudicou a corrida dele.... sempre as mesmas deculpas... e olha que eu torço por ele, mas to desistindo ......