terça-feira, 17 de março de 2009

Se queriam causar polêmica...

...conseguiram. E das brabas, de deixar muita gente inconformada. Justo quando a F-1 vinha melhorando, voltando a ganhar mais destaque com disputas e surpresas nas pistas, decisões de campeonato emocionantes e por aí vai, a FIA pode ter colocado tudo a perder ao mudar o sistema de pontuação do campeonato. Aliás, mudar radicalmente, porque o campeão não será mais decidido pelo número de pontos, e sim pelo número de vitórias.

Pelo menos a princípio acho a decisão precipitada. Se num campeonato de pontos o campeão é decidido pelo número de vitórias, mesmo em situações incomuns (todo mundo já citou o exemplo de um piloto que, numa temporada maluca, faça apenas 20 pontos ao vencer duas vezes e ganhe o título pelo fato de todos os outros só terem vencido 1 ou nenhuma vez), de que diabos servem os pontos? Prêmio de consolação ao segundo colocado?

Se querem priorizar a luta pela primeira posição, talvez tenham tocado no ponto errado. Quantos campeões a F-1 já teve por saberem usar a cabeça e optarem pela regularidade, preferindo um segundo ou terceiro lugar do que lutar como um tarado pela liderança até bater no muro? Além disso, se querem mesmo que a luta pela vitória aumente, devem pensar numa maneira de tornar a diferença entre equipes grandes e pequenas, que no momento é absurda, menor. Aí sim as disputas aumentarão.

Poderíamos analisar inúmeras situações para testar essa nova regra, mas a discussão seria muito, mas muito longa. Melhor deixar a temporada começar e, diante das situações que aparecerem, confirmar se a mudança melhorou ou piorou a categoria. Ou então, ver as reviravoltas que essa mudança provocaria em campeonatos passados e daí tirar um conclusão sobre isso tudo que agitou o mundo da F-1 hoje. A princípio, acredito que seria muito melhor aceitar a proposta de mudança no quadro de pontuação da FOTA, que, assim como querem os que criaram a nova regra, prioriza as vitórias. Como eu e nada somos a mesma coisa para a FIA...

11 comentários:

Loucos por F-1 disse...

É brincadeira o que estão fazendo com a Fórmula 1. Essa idéia foi a mais ridícula que eu já vi na minha vida. Dificilmente teremos uma corrida em que o piloto saia lá de trás para ultrapassar todo mundo, pois ele vai querer polpar equipamento para a próxima prova, é claro. Vitória que vale título né. Prejudicial tmb para aqueles pilotos regulares. Fazer o que, não somos nada para a FIA.

Abraços!

Leandro Montianele

Anônimo disse...

Uma palhaçada..... aí se termina empatado em número de vitórias, ganha quem tem mais pontos e não quem tem mais segundo lugar !!!!! não tem coerência nenhuma.... e pelo que andei vendo, o Senna teria mais um título mas o Piquet perderia dois..... o Prost ganharia mais dois e não perderia nenhum.....

Anônimo disse...

engraçado que somos milhões de fãs e não representamos nada para a FIA neh, essa idéia eh a mais ridícula mesmo que já vi durante todos esses tempos. Dá nojo de acompanhar o noticiário da F1 por isso, cada vez sai coisa pior.

Marcos Antonio disse...

eu perdi a vontade de acompanhar essa temporada por causa disso. é Lamentável pois foi tudo planejado, ser anunnciado isso a poucos dias da estreia pra ninguém ter tempo de protestar.

Anônimo disse...

Eu também achei a "solução" bem idiota. Se querem dar mais valor às vitória, por que simplesmente não dão mais pontos ao vencedor em relação ao segundo colocado, como era antes? Entre as temporadas de 1991 e 2002, o primeiro colocado levava 10 pontos, enquanto o segundo apenas 6.

Desde 2003 o segundo colocado passou a ganhar 8 pontos, o que torna uma vitória e um segundo lugar quase a mesma coisa. Se fosse como antes, Massa teria vencido o campeonanto de 2008 com 83 pontos contra 80 de Hamilton.

Voltar ao sistema de pontuação anterior seria a solução mais simples e eficaz. O campeão seria o piloto que obteve mais pontos e mais vitórias também. No entanto, a FIA preferiu complicar as coisas, deixando lugar à muuuita discussão.

Você imagina a polêmica que será no final da temporada, quando o campeão não for o piloto que mais pontos obteve? Muito provavelmente a equipe do "perdedor" vai querer mudar a regra (da temporada que já terminou), para que o seu piloto fique com o título. Não quero nem pensar.

Marcelonso disse...

Leandrus,

Quem teve essa infeliz idéia estava com diarréia mental.
Lamentável


abraço

GiglioF1 disse...

Leandro,

Concordo que a proposta da FOTA pareceia mais racional e previlegiava o primeiro lugar...
Mas nao escutaram...
Abraco!!

Vinicius Grissi disse...

As corridas vão até ficar interessantes. Mas com certeza, vão perder público porque a situação vai ficar muito injusta. Até o Rubinho pode ser campeão!

Marcel Jabbour disse...

Não sou muito fã, apesar de acompanhar todas as corridas (é o mau dos amantes dos esportes).

As mudanças foram totalmente descabidas. As equipes deveriam se unir pra protestar se, de fato, ficaram descontentes com as alterações.

Abração

diletra.blogspot.com

Daniel Leite disse...

Ridícula a medida! Aliás, tão ridícula que já passa por uma revisão.

Sempre que quis alterar os rumos da F-1, a FIA alterou os pesos de cada posição. Não poderia fazer isso novamente? Por que não retornar ao sistema 10-6-4-3-2-1?

Assinaria o seu texto, Leandrus! Até mais!

speed.king.thrasher disse...

aeee!!! mano acabo!!!! sistema de vitórias acabo... foi só um susto graças a Gezuz nóssu sinhô!!! hsauhasusauahasuha

então mano! eu ñ sei como as pessoas na lama pularam em Wrathchild, é q eu tava na pista de serviço da curva "Ferradura", então daí fiquei no asfalto, vi tudo do meio e o melhor, voltei com meu tenis inteirinho pra casa! hehehehehehe. De boa, aquele lugar devia ser um dos melhores da pista dos pobres... hehehehe

Quando me refiro a Hallowed Be Thy Name eu digo que o e The Number tem músicas bem melhores do q ela(The Prisoner, 22 Acacia Avenue...) que nunca são tocadas, e cá entre nós Hallowed já deu... todo show eles tocam e o Iron tem outras músicas q eles nunca tocam que são bem melhores, claro, na minha opinião...

Se fosse pra eu faze um set list jamais a colocaria!! haahahahhaa

Iron Maiden é uma experiencia pela qual todo ser humano devia passar na vida!!!

abs!!!