quinta-feira, 12 de março de 2009

Predomínio inglês

Ibrahimovic e seus companheiros da Inter caíram diante do Manchester United de Ferdinand e cia e contribuiram para o sucesso inglês e o fracasso italiano na atual edição da UCL

É quase impossível não perceber o poderio inglês ao observar a lista de classificados para as quartas de finais da Liga dos Campeões. Dos oitos times que passaram para essa fase, metade é proveniente da Terra da Rainha; ou seja, os quatro clubes ingleses que entraram na competição ainda estão vivos na luta pelo título, ao lado de dois espanhóis (Barcelona e Villarreal), um português (Porto) e um alemão (Bayern de Munique).

É bom lembrar que nenhum dos quatro times da Inglaterra, teoricamente, teve moleza nas oitavas de finais. O Liverpool teve a tarefa mais fácil porque encarou a tradicional mas decadente na UCL Real Madrid, conseguindo não só vencer fora como golear em casa. Enquanto isso, Chelsea, Arsenal e Manchester United tiveram duros confrontos contra os italianos Juventus, Roma e Internazionale, mas alcançaram a tão sonhada classificação. E o time de Alex Ferguson derrotou uma equipe que, no momento, é considerada uma das melhores da Europa, assim como os próprios Red Devils e o Barcelona.

Nesse cenário, não será nenhuma surpresa vermos algo parecido com o que aconteceu na temporada passada, quando três ingleses estavam nas semifinais da UCL e a final foi totalmente inglesa. O único inglês que havia ficado no meio do caminho havia sido eliminado justamente por um clube do mesmo país (no caso, o Liverpool eliminou o Arsenal, num dos melhores jogos daquela edição da Liga dos Campeões).

Porém, enquanto os clubes ingleses dão show na maior competição da Europa, a seleção inglesa ainda tenta evoluir, depois de uma campanha ruim na última Copa do Mundo e a não classificação para a Euro 08. Ao mesmo tempo em que os clubes ingleses montam fortes equipes, a seleção do país sofre para montar uma eficiente e com reservas a altura dos titulares; talvez atrapalhe muito o fato do campeonato nacional estar recheado de estrangeiros, a ponto das grandes equipes (principalmente o Arsenal, devido a sua política de priorizar jogadores jovens, não importa de onde eles sejam) muitas vezes atuarem apenas com dois, um, ou até nenhum inglês na formação titular, o que acaba por impedir a formação de novos talentos. Isso para não falar que o técnico contratado para dar um jeito no English Team também é estrangeiro.

E contra a maré vem o futebol italiano. Nenhum nenhuma equipe da Itália está entre as oito melhores da Europa no momento; além disso, equipe tida como a grande força do país, a Inter, não conseguiu ser superior ao Manchester em Old Trafford. As pessoas perdem cada vez mais o interesse pelo campeonato local, os clubes de lá cada vez mais tem menos sucesso na UCL, exceto as ótimas campanhas do Milan que fizeram com o que o clube rossonero chegasse a duas finais nos últimos 4 anos, e a Azzurra também vem mal das pernas, ainda tentando se recuperar e se reformular após uma pífia campanha na Euro 08.

Foto: www.bbc.co.uk

OBS: Pessoal, este blog às vezes tende a ficar meio desatualizado quando volto às aulas da faculdade. Porém, mais uma vez estou envolvido com concurso público; o problema é que dessa vez a situação é mais séria, pois acabei entrando num cursinho. Ou seja, passo quase o dia todo fora de casa, dividindo meu tempo entre faculdade, cursinho e estudos em casa. Como continuarei nesse ritmo até começo de maio, talvez as atualizações não sejam tão constantes quanto deveriam ser, mas tentarei postar algo sempre que puder.

6 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Realmente o dominio inglês tem sido amplo na UEFA Champions League. É bem provavel que saia mais um título para a terra da Rainha. Enquanto isso os italianos continuam penando. Esse é o futebol do atual campeão mundial né.

Abraços!

Leandro Montianele

Anônimo disse...

é impressionante como os ingleses vem dominando mesmo, é tirando a Champions eu acho hoje em dia a Premier League o campeonato mais legal de se ver..... quando muito gosto de ver o Milan no italiano...., espero que voltem pra Champions na próxima !!!!!!!

Vinicius Grissi disse...

Impressionante o domínio inglês. É mesmo a melhor liga do mundo no momento, indiscutivelmente. Dependendo do sorteio, poderemos ter 4 ingleses nas semifinais, já pensou?

Possível, mas pouco provável.

De toda forma, ainda acho que o Barcelona é o único que pode tirar o título da terra da rainha.

Wilson Oliveira disse...

A UCL teve cada resultado incrivel nos confrontos...

E tenho quase certeza que um time inglês será o campeão... Hahaha

Abs!

Marcos Antonio disse...

realmente os times ingleses estão entre os melhores. Vi o jogo do Manchester, e vi a superioridade que eles tiveram contra a Internazionale. Vai pintar mais outra final inglesa por aí!

GiglioF1 disse...

Leandro,

A Inglaterra esta investindo muito no Futebol... nao tem jeito..
Aparece lá nos pobres que ha uma enquete que voce tem de responder!!

abraco!!