sábado, 18 de outubro de 2008

Tensão pré-jogo

Amanhã, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, Flamengo e Vasco se enfrentarão novamente. O “Clássico dos Milhões”, como sempre, já está mexendo tanto com os torcedores quanto com os jogadores de ambos os times.

Mas desta vez há muita tensão em torno deste clássico. Geralmente há um fator em cima do confronto entre os dois times que faz com que ele seja ansiosamente esperado: em 2005, no returno do Campeonato Brasileiro, todos se perguntavam qual seria a reação do Flamengo jogando em São Januário, algo que não acontecia a um certo tempo; já pela Taça Rio do ano passado, havia a possibilidade de Romário marcar o gol 1000 justamente contra o rubro-negro carioca caso marcasse dois gols na partida(o que quase aconteceu, pois marcou uma vez e perdeu uma excelente chance no final do jogo).

Desta vez o clássico está sendo encarado como uma verdadeira decisão, mesmo não valendo um título. Na verdade, uma vitória para o Flamengo, além de espantar o clima pesado que se instalou na Gávea após a derrota de 3 a 0 para o Atlético-MG em casa na semana passada, ainda deixa a equipe na luta pelo título, embora o sonho esteja cada vez mais distante. Já o Vasco tem a chance de se sair da zona de rebaixamento que tanto incomoda o time nas últimas semanas.

Para piorar, Márcio Braga, no começo da semana, disse publicamente que o time do Vasco é fraco. Falou mentira? Até que não. Porém, é uma declaração que pode acabar motivando o adversário, como já foi dito aqui semana passada, quando o presidente disse que já estava encomendando a festa do título (só esqueceu de combinar com os jogadores). Clássico é clássico: surpresas sempre dão o ar de sua graça e times e jogadores inferiores conseguem tirar forças sobrenaturais para derrotar o rival. Obviamente os vascaínos não aprovaram a declaração e já disseram estar motivados para bater o rival amanhã. Nos últimos anos, tensão do tipo, só em 2006, nos dias que antecederam os dois jogos da final da Copa do Brasil, disputada entre esses dois clubes do Rio.

Dentro de campo, os clubes também tem seus problemas. O Vasco não terá dois de seus melhores jogadores: Edmundo está suspenso, enquanto Leandro Amaral está machucado, devido a uma entrada de Odvan no treino; os torcedores vascaínos devem estar doidos para bater no zagueiro. Renato Gaúcho deve apostar no seu bem armado esquema defensivo que deu resultados no jogo contra o Sport. E é justamente esse esquema que pode prejudicar o Flamengo amanhã: se Juan e Léo Moura forem bem marcados, o Fla corre o risco de ter sérios problemas na criação de jogadas, já que o meio campo será formado por Ibson, Kléberson e Toró, jogadores que não vivem uma boa fase e que possuem características defensivas. Caio Jr corre o risco de ser novamente criticado, mas pelo menos conta com boas opções ofensivas no banco, como Sambueza, Fierro e Maxi, podendo assim consertar um possível erro durante o jogo.

Infelizmente, toda a expectativa em torno do clássico não deve ser respondida pelo público presente. Até sexta-feira, menos de 13 mil ingressos haviam sido vendidos; enquanto os vascaínos não se sentem confiantes para prestigiar seu time por causa da horrorosa posição do clube na tabela, os rubro-negros ainda estão de ressaca devido à decepcionante derrota para o Atlético-MG no último sábado. O clássico não ficará mais bonito justamente por isso, mas ainda assim não deixará de ser menos brigado e disputado em campo. O momento não deixa.

5 comentários:

Saulo disse...

Vai ser um jogo muito disputado e decisivo também. Vai pegar fogo!

Marcos Antonio disse...

Vai ser um jogo bem tenso e vamos ver se o Flamengo não dá mole e afunda mais o vasquinho.E o Márcio Braga continua falando merda...

Marcelonso disse...

Salve Leandrus,


Vamos torcer pelo nosso Mengão,se bem que clássico não tem favorito,ainda mais com a merda que Marcio Braga andou falando,deixou os caras mordidos.

abraço

Daniel Leite disse...

Márcio Braga não tem superego. Ele fala e faz tudo de acordo com os instintos rubro-negros. Ele à parte, o Flamengo é levemente favorito. Fase conturbada por fase ruim, a do Vasco é muito pior. Muito embora essas coisas se igualem em clássicos.

Até mais!

Vinicius Grissi disse...

Vai ser um jogo muito tenso. Os dois times precisam muito da vitória. Vale a pena conferir.