segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Rodada dos empates

A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro foi marcada pelos empates: 5 dos 10 jogos terminaram empatados.

Desses empates, o jogo de maior destaque foi Palmeiras x São Paulo, não só pelo fato de ambos os times estarem brigando pelo título, mas por terem feito um dos melhores jogos do campeonato até agora. Tudo que era possível aconteceu: expulsões, belas jogadas, muita disputa, e um empate quase improvável do Palmeiras, que perdia por 2 a 0 até os 33 minutos do 2º tempo e 3 minutos depois já comemorava a igualdade no placar. Certamente um empate com sabor de derrota para o tricolor paulista, que perdeu ótimas oportunidades de gols desde o primeiro tempo. São 2 pontos que podem fazer falta lá na frente. O time da casa certamente deve comemorar o resultado por tudo que aconteceu na partida, mas também deve ligar o sinal de alerta: vem tropeçando demais nas últimas rodadas.

Quem agradeceu e muito este empate foi o Cruzeiro, que derrotou o Atlético-MG no clássico local por 2 a 0, assim como o Flamengo, que derrotou o Vasco por 1 a 0. Ambos ainda foram beneficiados pela derrota do Grêmio para a Portuguesa por 2 a 0 no Canindé. Agora o time mineiro está a apenas um ponto do líder, enquanto o Fla está a 4.

Cabe aqui uma observação: está cada vez mais difícil fazer previsões sobre o possível campeão do torneio. É só tomarmos como exemplo os vitoriosos da rodada, Flamengo e Cruzeiro. O primeiro, devido aos insucessos em casa, chegando ao cúmulo de perder para o Galo por 3 a 0, já era dado como morto, mas é novamente considerado candidato ao título. Já o time de Adilson Batista, por causa das sucessivas derrotas contra os times que estão na ponta da tabela, também já começava a ser descartado da briga pelo título; entretanto, o time já está a apenas 1 ponto do líder Grêmio. E, felizmente, esse vai-e-vem deverá continuar até o final do campeonato: uma prova de que esse é campeonato por pontos corridos mais disputado desde sua criação.

No grupo dos times que brigam como azarão por uma vaga no G4, houve mais dois empates: Goiás e Coritiba empataram por 1 a 1, enquanto o Vitória empatou com o Fluminense em 2 a 2. O Internacional voltou a ganhar força, sendo o único do grupo a vencer na rodada, ao derrotar o Atlético-PR, que vai mostrando que é um sério candidato ao rebaixamento (algo ridículo para quem quase foi campeão do torneio 5 anos atrás e estava na final da Libertadores no ano seguinte). Mas foi o Botafogo quem mais decepcionou: perdeu em casa para o Santos por 1 a 0. Mantendo o costume de perder pontos para times da parte de baixo da tabela, o alvinegro carioca vai vendo o sonho da Libertadores cada vez mais distante. Pela queda de rendimento, junto com o Vitória, é quem tem menos chances de atrapalhar os 5 que brigam pelo título e por vagas na Libertadores.

Os outros dois empates envolvem times que estão brigando para sair do rebaixamento: o Ipatinga conseguiu fora de casa um empate salvador contra o Figueirense, enquanto o Náutico empatou com o Sport depois de ter levado a virada. Mas, nessa rodada, é impossível falar de rebaixamento sem falar sobre o Vasco: num jogo realmente tenso, o time mais uma vez lutou muito, defendeu-se muito bem (o gol do Fla saiu numa jogada em que Obina agiu como um jogador de futebol americano tentando fazer um touchdown), e só não empatou porque faltou competência ao time, principalmente na hora de finalizar. A situação é difícil, mas não impossível: já há alguma melhora no time armado por Renato Gaúcho. Além disso, comprometidos do jeito que os jogadores parecem estar, o time pode sair dessa.

Foto: esporte.ig.com.br

7 comentários:

Saulo disse...

Eu só sei que esse campeonato está cada vez mais equilibrado, emocionante. Não tem nada definido ainda e tudo pode acontecer.

warley.morbeck disse...

Pena que o Caio Junior está fazendo cagada atrás de cagada...

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com
http://eternabola.blogspot.com

Vinicius Grissi disse...

Numa rodada com tantos empates, Flamengo e Cruzeiro que venceram foram os grandes vencedores. A briga esquentou de vez.

Zêro Blue disse...

Realmente, a rodada foi ótima pra nós.....

Vamos em frente rumo ao TRI.

Saudações Celestes

SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog 1º ano
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Anônimo disse...

Nem fala em touchdown, o Packers marcou um nessa rodada com o time de defesa pegando um interceptação, correu o campo inteiro..... sensacional !!!!!!1

Net Esportes
O mundo dos esportes na internet

Marcos Antonio disse...

O campeonato está muito embolado,vi hoje no jornal Lance! algo interessante:Serão Vitória e Goiás que decidirão o campeonato.Como? Eles vão enfrentar 4 dos 5 candidatos ao título.De quem eles vão tirar pontos?

E no rebaixamento,acho muito difícil Vasco e Ipatinga escaparem...

Leandrus disse...

Breves comentários:

Saulo, tudo pode acontecer mesmo. Reviravoltas na tabela estão acontecendo a toda hora.

Warley, eu, particularmente, acho que Caio Jr está fazendo um bom trabalho, mesmo tropeçando de vez em quando. Amanhã devo escrever algo sobre ele inclusive. Espero que passe aqui para ver minha opinião e que você deixe a sua.

Vinicius, a briga está feia. Quem ficar de fora do G4 vai se decepcionar e muito, com certeza.

Carlão, ótima mesmo para nós, que o melhor vença, e que o meu time seja o melhor, hehehe

Netesportes, nunca mais assisti um jogo da NFL. Estou rezando para chegar as férias para poder acompanhar o campeonato novamente!

Marcos Antônio, e não podemos nos esquecer da Portuguesa, que acabou de tirar 3 pontos do Grêmio e jogará contra Cruzeiro, Flamengo e São Paulo! Eu acho que o Vasco pode se recuperar: vai ser super difícil, com certeza, mas acho que o time está focado na tarefa de sair da zona e Renato Gaúcho está começando a acertar o time. O problema é que pode ser tarde demais...

Ateh!