domingo, 26 de outubro de 2008

Sorte de quem jogou quinta-feira

A briga pelo título ou por uma vaga no G4 no Campeonato Brasileiro continua acirrada. Grêmio, São Paulo e Flamengo, que jogaram em casa na quinta-feira, venceram suas partidas e jogaram a pressão para Cruzeiro e Palmeiras, que jogariam fora no sábado. Estes acabaram perdendo suas partidas para os desesperados Atlético-PR e Fluminense, respectivamente, e terminaram a 31ª rodada como os reais perdedores.

Talvez o baque tenha sido maior para o Palmeiras. Num dia em que nada deu certo, o time perdeu por 3 a 0 para um Fluminense raçudo e determinado a sair da zona de rebaixamento; para piorar, terminou a rodada fora do G4. Como já havia dito na semana passada, o Palmeiras deve ligar o sinal de alerta, pois vem tropeçando muito nas últimas rodadas: assumiu a liderança com um empate em cima do Náutico e depois venceu uma partida, empatou duas e perdeu outra, conquistando somente 5 pontos de 12 possíveis. A forma recente do time não é boa, e Luxa deve colocar o time rapidamente nos trilhos. Embora a situação atual não seja desesperadora, poucos esperavam ver o time fora do G4, e não se classificar para a Libertadores seria muito mais do que decepcionante pelo investimento do clube neste ano. Mesmo que ainda seja um pouco cedo para pensar no pior, todo cuidado é pouco.

O resultado do Cruzeiro também não foi muito bom, mas, além da dificuldade de jogar fora de casa, o time esteve com um a menos desde os 19 minutos do primeiro tempo, quando Thiago Heleno foi expulso. De qualquer maneira, mesmo jogando fora de casa, pontos perdidos para times que estão na parte inferior da tabela devem ser muito lamentados, principalmente para quem está brigando pelo título.

Dos times que venceram na quinta-feira, chama atenção a sofrida vitória do São Paulo em cima do Vitória. Muitos (incluo-me nesse grupo) não acreditavam no time pela sua irregularidade nesta atual edição do campeonato, principalmente pelo alto número de empates (11, sendo 8 deles fora de casa). Porém, é o time que mais vem sendo regular nos últimos jogos, jogando bem ou mal; não perde a 11 jogos e já possui a 2º melhor campanha do returno, atrás apenas do Flamengo. Pelos últimos resultados, passa a ser um time muito mais temido.

Aliás, essa rodada serviu para trazer de volta ao torcedor do Flamengo a confiança no time, fruto da convincente vitória por 5 a 0 em cima do Coritiba, em que praticamente todos os jogadores fizeram uma ótima partida. Dessa maneira, o elenco também se sente mais confiante para trazer algum ponto do difícil jogo contra o Vitória, na próxima quarta-feira; só não pode conquistar pontos fora e perder no Maracanã de novo. Enquanto isso, o Grêmio venceu novamente sem convencer, o que não é novidade. O que importa é que é um time que sempre joga sério e abriu 3 pontos para o vice-líder São Paulo.

Dos times que brigam por uma vaga na Sul-Americana, apenas o Botafogo venceu, ao derrotar o Ipatinga por 3 a 0, depois de uma semana conturbada. Porém, é difícil fazer uma previsão sobre o time no Brasileirão: além de se levar em conta os resultados inesperados que marcam este campeonato, não se sabe qual será a reação dos jogadores do alvinegro carioca daqui para a frente, já que todos estão descontentes com os salários atrasados e principalmente com as declarações infelizes de Montenegro.

Já na briga pelo rebaixamento, Vasco e Fluminense colocaram o coração na ponta da chuteira e venceram Goiás e Palmeiras (como já citado), respectivamente. Se jogassem sempre assim, estariam longe da briga para sair do G4 maldito. Méritos para Renato Gaúcho e René Simões; o primeiro, porque vem armando bem um time fraco, que vem mostrando evolução, enquanto o segundo vem calando todos os críticos da sua contratação (que não foram poucos) e já conquistou 7 de 9 pontos possíveis. È importante lembrar que, dos três jogos em que comandou a equipe, René enfrentou Palmeiras em casa e Atlético-PR e Vitória fora, ou seja, somente jogos difíceis. Diferentemente da era Cuca, o Fluminense agora é um time motivado e que não se abate nos momentos críticos. Enquanto isso, após perder mais um jogo no Ipatingão (6º derrota em casa, algo só igualado pelo Vasco), o Ipatinga mostra que deve mesmo cair. O time não dá sinais de esperanças como o time carioca. Muito pelo contrário.

13 comentários:

Saulo disse...

O campeonato continua muito equilibrado e ainda não podemos falar quem será o campeão. Grêmio, São Paulo e o Flamengo agradeceram as derrotas do Cruzeiro e Palmeiras.

Daniel Leite disse...

A matemática será implacável na próxima rodada. Se o Cruzeiro vencer o Grêmio, é claro. Acontecendo isso, o equilíbrio será latente.
O Palmeiras caiu no momento errado, parece sem força. Vai ganhar alguns jogos em casa e torcer para que outro candidato vá mal, possibilitando beliscar uma vaga à Libertadores.
O Flamengo é curioso. Pode tudo.
O São Paulo é o mais sólido. Pode chegar ganhando em casa, empatando fora e contanto com os confrontos diretos dos outros.
O Cruzeiro era o meu favorito. Mas só ganha no Mineirão. Na penúltima rodada, pega o Inter no Beira-Rio.
O Grêmio depende de quarta. Mesmo que perca, continuará líder. Se vencer, porém, abrirá vantagem e, enfim, poderá ser considerado claro favorito.

Até mais!

Marcos Antonio disse...

o Grêmio é que se deu muito bem na rodada mas tem um jogo de seis pontos com o Cruzeiro.São Paulo e Flamengo vão adversários complicados,Botafogo e Vitória tem bons times e vão dar trabalho.E o Palmeiras não jogou nada,o luxa vai ter que dar uma injeção de ânimo nesse time.

Anônimo disse...

O São Paulo se continuar não perdendo está ótimo, porém não pode mais empatar também porque já empatou muito, o resultado disso é título mas não significa que será fácil não, principalmente porque joga três de oito em casa e mais a Portuguesa que é em SP..... o Cruzeiro parece que joga quatro no Mineirão, o Grêmio está frito porque pega o cruzeiro, palmeiras e o Santos na Vila.... já o Flamengo não sei o que tem pela frente mas a verdade é que essa reta final vai ser eletrizante sem dúvida !!!!!

Net Esportes
O mundo dos esportes na internet

Loucos por F-1 disse...

Diante dos resultados apresentados nesta última rodada os maiores beneficiados foram Gremio, Cruzeiro e Flamengo.

O Mengão está vivo novamente no campeonato brasileiro e dependendo dos resultados do meio da semana o Flamengo estará muito próximo do sonho do Hexa.

abraços!

Leandro Montianele

GiglioF1 disse...

Leandro,

Concordo com seu xará!!!

Palestra dancando sempre vai bem...

Flamengo vem pras cabeca!!!!

abraco!!

Anônimo disse...

Tô mais preocupado com o fundão.

Meu time ainda não saiu definitivamente de lá..

Mas não gigo quem é. Tem 39 pontos, alvi-negro, tem o artilheiro do campeonato bla bla bla bla...

Vinicius Grissi disse...

A rodada foi ótima para São Paulo e Grêmio que ganham força para disputar o título. Mas ainda está tudo embolado no Brasileirão.

Anônimo disse...

Q campeonato que temos esse ano hein, pena que meu time não está na parte de cima...
To torcendo mto pro Grêmio levar, tah merecendo pelo ótimo desempenho na temporada.

Aldevan Junior disse...

COMO DIRIA PAULO BONFÁ, DO "ROCKGOL" DA MTV,

CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E "DEGRAU"...

Abraço!

Leandrus disse...

Breves comentários:

Saulo, e vamos continuar pelo menos mais umas 3 rodadas sem apostar num time a ser o campeão. O campeonato, para a nossa alegria (ou angústia), está muito disputado.

Daniel, concordo com o que disse. Só adiciono mais duas coisas: primeiro, o São Paulo vem sendo bastante regular, empatando quase todos os jogos fora, mas um empate em casa pode estragar tudo (e nas últimas 2 partidas isso quase aconteceu); e ainda acho cedo dizer que, mesmo se o Grêmio vencer a próxima partida, será considerado o favorito. Certo mesmo é que o Cruzeiro não ficará numa situação muito agradável.

Marcos Antônio, Flamengo e São Paulo terão mesmo pedreira; não será surpresa se um deles perder. Quanto ao Palmeiras, o ânimo já veio do esporro de Luxa. Ou não...

Netesportes, o São Paulo tem que ter um grande cuidado para não empatar em casa. Empata tanto fora que um resultado do tipo em casa pode prejudicar e muito a equipe no Morumbi. E olha que isso quase aconteceu nas 2 últimas rodadas.

Leandro e Giglio, acho ainda um pouco cedo para o Fla falar de hexa; mas é certo que a vitória em cima do Coritiba animou o time.

Joaquim, do jeito que o Santos está, não cai mais. Pode até ficar entre os 10 primeiros se manter o ritmo.

Vinicius, e o campeonato vai ficar embolado assim por muito tempo, ainda mais se tivermos vários resultados inesperados como Fla 0 x 3 Galo...

Paulo, esqueci qual o seu time; é o Corinthians? Desculpa se eu errei, hehehe
O Grêmio merece pela superação. É um time que não treme diante dos outros e está sempre jogando sério, mesmo se jogando como os outros não querem ver...

Aldevan, não sabia dessa do Bonfá, hehehe. Só leio a coluna dele no Lance!, que até é boa. Na MTV, confesso que já não acho mais graça...

Ateh!

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

Is it possible to contact administration?
By the way, anybody home?!