sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Briga intensa nos dois G4s

Palmeiras e principalmente Cruzeiro e São Paulo se beneficiaram numa rodada em que os cinco times que brigam pelo título do Campeonato Brasileiro tiveram confrontos difíceis pela frente. Agora, a diferença entre o 1º colocado Grêmio e o 5º colocado Flamengo é de apenas 3 pontos.

O Cruzeiro derrotou o Grêmio por incontestáveis 3 a 0 no Mineirão, numa vitória que começou a ser decidida logo aos 15 segundos de jogo, quando Wagner abriu o placar; isso desestruturou totalmente o adversário, que demorou a se reencontrar em campo. No geral, uma vitória importantíssima para o time mineiro, que ganha moral por derrotar um concorrente direto na luta pelo título, um dos pontos fracos do Cruzeiro na competição; nesse tipo de confrontos, o time só havia ganho 1 vez, ao mesmo tempo que havia perdido 4 vezes. Além disso, conquista três pontos e evita com que o rival conquistasse algum. Já o Grêmio continua sem vencer fora de casa desde 9 de agosto, quando derrotou o Atlético-MG no mesmo Mineirão; uma estatística nada animadora, pois os próximos jogos do Grêmio fora de seus domínios serão contra adversários nada fáceis: Palmeiras e Vitória.

O São Paulo conseguiu uma ótima vitória fora de casa em cima do Botafogo e empatou em número de pontos com o líder Grêmio, perdendo no primeiro critério de desempate, pois tem uma vitória a menos que o time gaúcho. Porém, a vitória do tricolor paulista ficou marcada pelo gol anulado do alvinegro carioca, que seria o gol de empate. Infelizmente, logo surgem aqueles papos de “time X” sempre é beneficiado, “time Y” sempre é prejudicado, como se apenas um time fosse beneficiado ou prejudicado por erros de arbitragem. Às vezes, tratam o assunto como uma teoria da conspiração; algo parecido com o pensamento de que Lewis Hamilton é seguidamente punido na F-1 somente porque é negro...

O Palmeiras foi o outro time dos que brigam pela ponta que venceu. Derrotou o Goiás em casa, pelo magro mas importante placar de 1 a 0. Era um jogo difícil, pois o adversário vem fazendo boa campanha no returno. Mas convenhamos, a equipe de Luxemburgo tinha o jogo menos complicado de todos os concorrentes ao título; por isso, era quase uma obrigação vencer.

O alviverde paulista acabou voltando ao G4, beneficiado pelo empate do Flamengo fora de casa contra o Vitória. Não foi um grande resultado para o rubro-negro carioca: embora o time de Vágner Mancini não seja um adversário fácil de se derrotar no Barradão, a equipe de Caio Jr teve duas chances claríssimas de tirar o zero do placar, mas Obina e Léo Moura fizeram o favor de isolar bolas quando estavam praticamente embaixo do gol. É um resultado a se lamentar, mas não chega a ser catastrófico. Catastrófico foram os três pontos perdidos para o Vitória no Maracanã no primeiro turno, isso para não falar do recente jogo contra o Atlético-MG...

Esta rodada também teve confrontos importantes entre os times que brigam para sair do G4 maldito, principalmente por se tratarem de confrontos diretos. Quem se deu bem foi a Portuguesa, que derrotou o Ipatinga e deu mais um passo para não voltar à Série B. Já Vasco e Atlético-PR empataram em 2 a 2 em São Januário, num resultado que deveria ser muito comemorado pelo time de Geninho se não tivesse tomado o gol de empate a 3 minutos do fim da partida. Já Figueirense e Fluminense jogaram apenas 15 minutos por causa de duas quedas de energia, motivo pelo qual a partida foi interrompida e será reiniciada apenas na próxima quarta-feira. Porém, mesmo com tão pouco tempo de jogo, o time de René Simões ainda conseguiu abrir o marcador através de Arouca e ver Washington desperdiçar um pênalti. Com a pior campanha do returno, tendo conseguido apenas 2 vitórias em 12 jogos, o time de Mário Sérgio só pode estar pedindo para cair.

Foto: esporte.ig.com.br

Um comentário:

Saulo disse...

Realmente é grande essa briga na parte de baixo e na parte de cima do campeonato. E acredito que vai continuar até a última rodada. Vamos ter mais emoção por ai.