terça-feira, 3 de junho de 2008

Indo às compras no Brasil

O mercado da bola já começa a se movimentar na Europa; embora a maior parte das contratações deverão ser feitas após o fim da Eurocopa, muitas especulações já são feitas. Como esperado, as mesmas atingem os clubes e jogadores brasileiros, que, na condição de país do futebol, sempre são atingidos neste momento do ano. No momento, 2 nomes são fortes candidatos a saírem do Brasil: Thiago Neves e Diego Cavalieri.

No caso do primeiro, o maior candidato a contratá-lo parece ser o Hertha Berlin. Se o camisa 10 realmente se transferir para o clube alemão, provavelmente cometerá o mesmo erro de Mineiro e André Lima, que vinham muito bem no São Paulo e no Botafogo, respectivamente, antes de se transferirem para o time da capital alemã.

Quem já viu algum jogo do Hertha sabe que eles apostam num esquema extremamente defensivo: um atacante fica isolado na frente esperando algum bicão salvador do time, e faz o papel de pivô até seus companheiros chegarem ao ataque. O problema é que somente 2 ou 3 jogadores chegam para ajudar o atacante, já que o time é repleto de volantes, zagueiros e alas inoperantes. Por isso, André Lima marcou somente 2 míseros gols durante todo campeonato, enquanto Mineiro em nada lembrava seus tempos de glória no São Paulo, perdido no meio de vários volantes e muitas vezes amargando a reserva. Se Thiago realmente for para o clube alemão, ficará sozinho na criação de jogadas, sem muita ajuda de seus companheiros. Como o camisa 10 do Flu não é dos mais pacientes, ainda pode acabar se irritando com a dura marcação alemã, acumulando alguns cartões vermelhos durante a Bundesliga.

Mas Thiago Neves também está sendo assediado por Sevilla, Manchester City e Werder Bremen. O primeiro seria uma boa escolha, já que é um clube emergente e que ainda carece de uma camisa 10 que abasteça Kanoute e Luis Fabiano. O segundo também é uma boa escolha, já que poderá jogar ao lado de Elano e outros bons atacantes; o problema é que nem todo brasileiro se adapta rapidamente ao futebol inglês, por causa do jogo muito pegado e corrido. No terceiro, Thiago pode ser ofuscado por Diego, mas poderá dividir a responsabilidade das jogadas com o ex-jogador santista; como o Werder Bremen é um dos time alemães que priorizam o ataque, pode se adaptar bem ao time.

Já Diego Cavalieri é vítima de um caso raro no futebol brasileiro. Um dos melhores goleiros do Brasil na atualidade, só foi barrado por causa da confiança (merecida) que todo técnico tem num Marcos em forma. Se Diego esperar um pouco, Marcos se aposentará e ele logo herdará a vaga de titular no Palmeiras.

Porém, segundo o goleiro, algumas propostas do exterior foram feitas; a imprensa diz que o Valencia já o fez o contato com o jogador. Se time espanhol realmente pretende contratá-lo, Diego fará uma ótima escolha. Cañizares não atua bem há um tempo, o time está fase de renovação e Cavalieri pode se destacar na Espanha a tal ponto de chamar a atenção de Dunga (o que já deveria ter acontecido há muito tempo).

E enquanto isso, os torcedores morrem de medo...

6 comentários:

Zêro Blue disse...

INFELIZMENTE essa é nossa realidade. No Cruzeiro já perdemos 1 e poderemos perder mais uns 3 jogadores.

Dureza!

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Cruzeiro Líder e com melhor ataque e melhor defesa = 100%
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Daniel Leite disse...

Nós sabemos como é... No caso do Palmeiras, a saída de Diego Cavalieri é natural, pois Marcos voltou muito bem, e Bruno, atual terceiro goleiro, tem grande potencial. Como disse, Diego é demasiadamente bom para ser reserva, e é compreensível que saia.

Que Thiago Neces saia após a Libertadores, também é aceitável. Um jogador ainda jovem, que já foi convocado para a Seleção e que ajudou a levar o time à final da Libertadores sempre será assediado. E, assim sendo, não há como competir com Euros.

Até mais!

Daniel Leite disse...

Thiago Neves*

Vinicius Grissi disse...

Já passou a hora do Diego sair do Palmeiras. É um baita goleiro. O Palmeiras também não quer ele. Aposta em outro jovem, Bruno, para substituir Marcos.

Pâm Cristina LF* disse...

Isso é complicado viu

mudanças na lei pelé hauauauaua
perde jogadres é ruim..

É claro que o Thiago Neves não vai fikar no Fluminense..ta na cara!
bjsss

=D

Leandrus disse...

Breves comentários:

Carlão, e ainda tem o agravante do Perrela adorar vender um jogador né?

Vinicius e Daniel, é compreensível sim o caso do Diego; o que não deixa de ser estranho. Quanto ao Bruno, realmente não sabia que ele era considerado uma promessa no clube.

Sãopaulina, eu também quero mudanças, assim o Fla não perde logo o Renato Augusto, rs

Ateh!