sexta-feira, 26 de junho de 2009

As consequências de uma eliminação

Um excelente retrato do jogo: um espanhol inesperadamente caído diante de um norte-americano

- Mas você não falou que a Espanha era a melhor seleção do mundo?

Essa foi uma das frases que tive que ouvir no mesmo dia, assim como no seguinte, da eliminação da Fúria da Copa das Confederações, na última quarta-feira. Uma derrota inesperada, pois muitos já davam como certa a presença da equipe espanhola na final da competição.

Pelo que li e pelo pouco que pude ver, tudo não passou de um dia atípico, em que a Espanha teve a chance de vencer a partida mas acabou vacilando e caindo diante de uma equipe muito disciplinada taticamente e aguerrida. Por mais que o resultado tenha sido decepcionante, nem mesmo essa derrota será capaz de apagar o belo trabalho feito pelos atuais campeões da Eurocopa desde após a Copa de 2006 até agora. Como o critério para se avaliar quais as melhores equipes do mundo é a sua performance naquele momento e não a sua história e tradição, ainda acredito que a Fúria pratica o melhor e mais convincente futebol na atualidade.

Porém, não se pode fechar os olhos para as más consequências que esta derrota trará para a Espanha. Certamente a fama de “amarelão” voltará (na verdade, há aqueles que não se convenceram com a conquista da Euro 08 e se deliciaram com o que aconteceu anteontem): se ela provavelmente retornaria caso o Brasil a derrotasse, imagine perdendo para uma zebra como os EUA, e pior, sem não ter conseguido chegar às finais da competição? Desconfiança será uma palavra que novamente será ligada a seleção espanhola daqui para a frente.

Com a volta da fama, a pressão em cima dos jogadores espanhóis poderá aumentar, principalmente em eventuais jogos decisivos pela Copa do Mundo. É quase impossível pensar que Xavi, Torres e seus compatriotas entrarão em campo numa partida contra equipes tradicionais como Brasil, Itália ou Alemanha sem o peso a mais de provar que não são apenas “queridinhos” da crítica muito menos “amarelões”. Não tem jeito, não haverá como fugir disso justo na competição mais importante do mundo, em que todos os holofotes do planeta estão sobre aqueles 22 atletas que estão em campo. Sem contar que a pressão é maior para quem precisa ajudar sua seleção a ganhar o primeiro título do que para aqueles que jogam por outras já consagradas, campeãs e tradicionais.

Uma vitória na Copa das Confederações seria muito importante para que evitassem tocar neste assunto nos próximos meses que antecedem o maior torneio de futebol do mundo. Já que ela não veio, será essencial que os espanhóis não se abatam, amadureçam com essa derrota fora do script e continuem confiando que ainda formam uma das melhores equipes da atualidade (sem soberba, claro, somente a confiança que cada um deve ter em si mesmo). Caso contrário, todo o trabalho que vem sendo construído pelo menos nos últimos três anos irá por água abaixo em menos de um mês. E então, dá-lhe “Fúria amarelona” de novo...

Foto: gazetaonline.globo.com

6 comentários:

Alex Alvarez disse...

Leandrus, na minha opinião, os problemas da Espanha foram o excesso de confiança e a falta de planejamento.

Assim como a Itália, atual campeã do mundo, a Fúria, campeã da Europa, chegou na Copa das Confederações achando que não encontraria resistência, que ganharia os jogos com facilidade. Foram derrotadas porque seus oponentes se preparam melhor e jogaram fuebol, com a bola, não com a fama.

Depois, o problema do planejamento. Era óbvio que as seleções "mais fracas" apresentariam esquemas defensivos. Assim, Iraque e África do Sul dificultaram bastante a vitória da Espanha na fase de grupos. Os Estados Unidos fizeram um excelente trabalho defensivo e de marcação na semifinal, e por isso venceram a Espanha. A Fúria bem que tentou, mas apenas com a vontade, pois não estava preparada taticamente para um jogo assim.

Não creio que a Espanha tenha problema algum com seus jogadores (que são excelentes), mas apenas com a tática e o excesso de confiança. Um pouco de planejamento e humildade coloca a Espanha no caminho do bom futebol de novo.

Loucos por F-1 disse...

"(na verdade, há aqueles que não se convenceram com a conquista da Euro 08 e se deliciaram com o que aconteceu anteontem)". Xará, esse sou eu...rsrsrs

Cara, eu concordo que a Espanha possui um ótimo time, mas falta a tradição de uma seleção de peso como Brasil, Itália, Alemanha, Inglaterra. A conquista da Euro não me convenceu nem um pouco, afinal até a Grécia já levou este título recentemente. O que vale é a eficiencia e não a beleza. Acho que a Espanha vai cair nas quartas ou semifinais da Copa.

Abraço!

Leandro Montianele

André Augusto disse...

A defesa dos EUA jogaram muito bem e a Espanha não foi de todo o mal, mas esteve longe do bom futebol que a consagrou. Simples assim.

Esse negócio de amarelona é balela, e os resultados recentes - até a derrotas, 15 vitórias consecutivas - mostram que a Espanha pode sim levar a Copa.

Infelizmente, a memoria da maioria dos torcedores é curtíssima, mal de brasileiro.

Quanto ao resultado, acho que não influi no trabalho, já que essa CC não vale, na prática, de nada.

Espanha e Brasil, neste momento, estão um pouqinho à frente de seus adversários para 2010.

Anônimo disse...

Se notó mucho la ausencia del gran Marcos Antonio Senna

Net Esportes disse...

E os EUA quase aprontaram pra cima do Brasil também, definitivamente não são mais 'bobos' no futebol esses norte-americanos !!!!!!

Rafael Rocha disse...

Eu vi o final do segundo tempo. Zivuderam kkkkkkkkkkkkkkkk