quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Pouca coisa definida

Numa rodada marcada por jogos com poucos ou nenhum gol, pouca coisa se definiu nos jogos de ida das oitavas-de-finais da Liga dos Campeões. A situação parece estar definida somente entre Sporting e Bayern de Munique, já que o único remanescente alemão na UCL massacrou o time português fora de casa por surpreendentes 5 a 0 e talvez até se dê ao luxo de poupar alguns jogadores no jogo de volta.

Nos tão aguardados confrontos entre equipes inglesas e italianas, os times da terra da rainha levaram a melhor. Enquanto o Manchester United arrancou um empate sem gols fora de casa contra a Internazionale, Arsenal e Chelsea derrotaram Roma e Juventus pelo placar de 1 a 0; curiosamente, foram os dois únicos times a vencer em casa.

Drogba finalmente voltou a marcar e deu ao Chelsea a vitória sobre a Juventus; será que agora volta à velha forma?

Os espanhóis Atlético de Madrid, Villarreal e Real Madrid não conseguiram bons resultados dentro de seus domínios: enquanto os dois primeiros empataram com Porto e Panathinaikos (que vai cada vez mais assumindo o papel de zebra da competição) em 2 a 2 e 1 a 1, o último perdeu para o Liverpool por 1 a 0. Para completar o insucesso espanhol na rodada, o Barcelona visitou o Lyon e, numa performance abaixo do esperado, apenas empatou em 1 a 1.

Obviamente o maior beneficiado nos jogos de ida sempre é aquele que vence fora de seus domínios, e por isso pode-se dizer que, desconsiderando o feito do Bayern de Munique (hors concours total), o Liverpool conseguiu o melhor resultado. Some-se a isso o fato do time de Rafa Benitez jogar muito bem competições de mata-mata e o recente fraco desempenho dos merengues na mesma fase da UCL (foi eliminado nas oitavas nas 4 últimas edições) e já podem contar com um clube inglês nas quartas-de-finais. (OBS: Como o time da cidade dos Beatles deve segurar o resultado, provavelmente jogarão bem fechados no confronto de volta; é possível que esse seja um jogo bem chato, principalmente se o time de Juande Ramos estiver num mal dia)

Benayoun subiu sozinho e garantiu ao Liverpool uma excelente vantagem no jogo de volta

Seguindo o raciocínio dos beneficiados nos jogos de ida, um empate fora de casa é um ótimo resultado, logo Barcelona, Porto, Panathinaikos e Manchester United estão em vantagem. No caso do time catalão sim, já que é superior ao adversário francês, está em ótima fase e deve conseguir a classificação no Camp Nou sem maiores problemas. Já os casos de Porto e Panathinaikos devem ser vistos com maior cuidado, já que não são equipes tão fortes e enfrentarão equipes do mesmo nível; portanto, não será surpresa a classificação do time visitante, pois serão jogos de igual para igual e qualquer resultado poderá acontecer.

Também é complicado dizer se Manchester United conseguiu uma boa vantagem em cima da Internazionale. Um dos times terá de se arriscar mais no jogo de volta, já que outro resultado sem gols leva o jogo para os pênaltis. Se a equipe de José Mourinho abrir o placar em Old Trafford, os Red Devils terão de se desdobrar para marcar dois gols, já que qualquer empate diferente de 0 a 0 classifica o time italiano. O time de Alex Ferguson não terá trabalho fácil pela frente, pois deverá buscar o resultado sem se expor tanto para não correr o risco de ser surpreendido por Ibrahimovic e companhia. Se o jogo tivesse sido um empate com gols, aí sim o líder da Premier League estaria em melhor situação, pois entraria em campo com um pé na próxima fase.

As equipes que venceram em casa, Arsenal e Chelsea, poderão viajar mais tranquilas: embora seja um placar mais magro, uma vitória por 1 a 0 traz mais benefícios do que uma por 2 a 1 ou qualquer outra em que vença por um gol de diferença mas em que também tenha tomado algum, já que o gol fora de casa tem um grande peso no resultado agregado. Caso os londrinos percam por 1 a 0, ainda terão a chance de disputar a prorrogação, e qualquer derrota por um gol de diferença lhes dará a classificação. Mas é claro que ambos terão de ter cautela e cuidado, pois uma vitória por dois gols de diferença não é uma tarefa tão difícil de ser alcançada pelas equipes italianas .

Como pouca coisa foi resolvida, ainda há expectativas de grandes confrontos nessa fase (os jogos que vi, Chelsea x Juventus e Inter x Man Utd, não chegaram a corresponder). Destaque para Manchester United e Internazionale, partida em que a incógnita prevalece e disputada entre duas das melhores equipes do mundo no momento.

Fotos: www.bbc.co.uk

6 comentários:

Anônimo disse...

eu (assim como Rafael Nadal) mas na TV mesmo !!!!! vi o jogo do Real x Liverpool.... jogo bom, excelentes defesas dos dois goleiros ..... achei muito interessante o fato de terem se enfrentado apenas uma vez na história, justamente uma final.... e o placar se repetiu, incrível.... acho que o Real será eliminado mais uma vez, pra trsiteza do Nadal..... !!!

Vinicius Grissi disse...

De fato, a decisão ficará para o jogo de volta. Impressionante apenas a goleada do Bayern. Passou muito fácil pelo Sporting e pode surpreender nas próximas fases. Tem um time muito interessante.

Leandro Montianele disse...

Não tenho dúvidas que o Liverpool saiu com uma das mãos na vaga. O time de Rafa Benítez foi muito bem na partida. Bem equilibrado na parte defensiva, não deixou o Real Madrid chegar.

O resto está bem indefinido, a não ser o Bayern mesmo né. hehehhee

Xará, não resisti e tive que criar um blog só sobre futebol. Agora são dois, o Loucos por F-1 e o Na Esfera do Futebol. Depois dê uma passada por lá.

Abraços!

http://naesferadofutebol.blogspot.com/

Renato Piccinin disse...

Cada vez mais os times ingleses demonstram superioridade no cenário europeu. Será totalmente normal se a final da Copa dos Campeões for novamente entre times da terra da rainha. Eu aposto num Manchester e Liverpool. Mas bem que gostaria que o Villareal fosse mais longe. Curto o submarino amarelo. Abs.

Thiago Madureira de Alvarenga disse...

Está cada vez mais claro que os clubes da Premier League estão num patamar acima dos clubes da 'bota'. Exagero, e digo que eles são superiores a todos os outros clubes do mundo.
Posso até estar enganado e no próximo confronto todos os times italianos ganhem e se classifiquem, porém acho pouco provável.
A superioridade é técnica, tática, física; é total.
Se os entroncamentos ajudarem a final será Liverpool e Manchester United, acho que nem o Barça tem força para parar a dupla Reds.ABRAÇOS

Leandrus disse...

Breves comentários:

Netesportes, tenho quase certeza de que o Real será eliminado. Tá certo que a tabela nunca ajuda, os espanhóis sempre pegam adversários difíceis, mas 5º eliminação seguida nas oitavas? Nem no ano que o Barça tava mal no Espanhol isso aconteceu. O time de Juande Ramos já era eliminado nessa fase antes de eu entrar na faculdade e eu já to saindo, rs

Vinicius, o Bayern tem um time muito bom mesmo e também acredito que os alemães podem sonhar com voos mais altos na UCL. No Campeonato Alemão, esperava mais deles até o momento, pois tem time superior aos demais, mas mata-mata é outra história...

Leandro, o Liverpool é sempre assim, muito forte na defesa. Confesso que por priorizar tanto isso e as vezes deixar o jogo chato, não consigo assistir muitos jogos da equipe de Benitez, rs

Renato, também acredito numa nova final dentre clubes ingleses, mas é meio relativo esse sucesso inglês. Realmente os 4 grandes estão entre os melhores do mundo (Man Utd pra mim está no top 3 com Internazionale e Barcelona), mas os times médios estão muito inconstantes. Tanto que apenas um se classificou para a próxima fase da Copa UEFA, o Man City, que não vem muito bem na Premier League. Quanto ao Villarreal, tá na minha lista de times que não possuem minha simpatia, rs. Confesso que nunca fui muito fã deles mesmo...

Thiago, é o que eu disse acima, os quatro grandes da Inglaterra realmente estão entre os melhores do mundo, mas os médios são inconstantes demais. No momento, não diria que Arsenal e Chelsea estão são superiores do que outros, pois para mim estão no nível igual ou até mesmo abaixo de Barcelona, Internazionale, Juventus e Real Madrid. Acredito no sucesso dos ingleses na UCL, mas aposto numa eliminação do Chelsea; acho que o Arsenal consegue um bom resultado contra a Roma e se classifica.

Ateh!