domingo, 8 de fevereiro de 2009

Os elementos surpresa do Flamengo

Aos 41 minutos do segundo tempo, numa partida em que o Flamengo voltava a jogar mal e atacava o adversário com certa desordem, sob risco de tomar um contra-ataque mortal do Macaé, o zagueiro Fábio Luciano apareceu no ataque e fez o que Léo Moura não fez durante toda a partida: um cruzamento decente, certeiro na cabeça de Zé Roberto, que acabou marcando o gol da vitória rubro-negra por 2 a 1.

A aparição de um zagueiro como elemento surpresa nas jogadas de ataque do Flamengo não é de hoje. Já no ano passado, Ronaldo Angelim costumava ajudar Juan pelo lado esquerdo, algo que continua fazendo. Porém, nesse começo de temporada, já é possível ver Fábio Luciano e Aírton no campo de ataque pelo lado direito com maior frequencia, assim como o volante Willians, que vai se firmando como um dos melhores reforços de times cariocas até o momento: o ex-Santo André faz desarmes precisos (salvo aquele que resultou no pênalti do adversário no jogo de ontem) e ainda aparece bem no ataque, como mostrou ao fazer o cruzamento para o gol de Zé Roberto na sua estreia contra o Mesquita.

A subida dos jogadores de defesa, que surgem como elementos surpresa, é válida, principalmente nesses jogos do Carioca em que os defensores muitas vezes não tem muito o que fazer, assim como pode ser mais para frente, em jogos em que a equipe precise da vitória. Mas nem tudo são flores. Não se pode esperar que a qualidade da subida, e consequentemente dos cruzamentos dos zagueiros seja a mesma da dos laterais; Airton não faz bons cruzamentos, e mostra isso ao muitas vezes titubear na hora de tentar tal jogada; Fábio Luciano não está num patamar muito diferente. Além disso, a aparição dos jogadores de defesa no ataque pode ser fatal, pois isso pode abrir espaços na zaga rubro-negra; em casos de contra-ataque, Bruno estará em apuros, já que os 2 zagueiros e o já citado Airton são lentos e provavelmente demorarão para voltar à defesa. Cuca deve advertir seus homens de marcação a subir na hora certa justamente para que o elemento surpresa não se vire contra o Flamengo.

9 comentários:

Fernando Gonzaga disse...

é meu amigo...o flamengo logo deve encaixar e tem tudo pra papar o terceiro caneco do estadual, acho isto mais do que obrigação..pois o Botafogo e o FLU não passam de incógnitas e o Vasco ainda está um pouco abaixo...a menos que surpresas apareçam...

abraço!!

Saulo disse...

O Fla está ganhando, mas não está com essa bola toda não. O time não está jogando bem na minha opinião. Está contando mais com a sorte e a arbitragem está dando uma mão enorme para o Fla.

Daniel Leite disse...

Nem me fale nestas subidas, Leandrus! Foram justamente elas (é com você mesmo, Roque Jr.) que fizeram o Flamengo vencer o Palmeiras por 5 a 2, no ano passado.

Mas, com coordenação (é um alerta a você, Lúcio), a participação dos defensores é muito positiva. Basta que, na subida de um, todos os outros - inclusive os laterais - se segurem um pouco.

Ainda não acompanhei nenhum jogo do Flamengo na temporada, mas, pelo que escreveu, já dá para perceber que estas investidas têm se tornado uma tendência. Edmílson e Chicão (não apenas em faltas ou pênaltis), utilzando o exemplo do futebol paulista, sempre contribuem. O primeiro ainda mais, pois tem um passe magnífico.

Até mais!

Marcos Antonio disse...

é Relamente, quando for em algum "crássico", o flamengo corre risco de levar um gol no contra ataque.O Cuca tem que fazer isso de maneira coordenada.Pelo menos ele já conseguiu ter uma jogada ensaiada de falta!

Octeto Racing Team disse...

Leandrus, dê uma passadinha neste link depois...

http://octetort.blogspot.com/2009/02/indicacao-de-premio.html

Beijinhos, Ludy

Anônimo disse...

É sempre bom ter um elemento surpresa, mas ruim quando os adversários aprenderem e deixar de ser surpresa ...... bom ver o Cuca se dando bem, gostava dele na época que treinou o São Paulo, mas no ano passado ele sofreu muito...... !!

Leandrus disse...

Breves comentários:

Fernando, ainda não digo que o Fla deva ganhar o Estadual, pois ainda acredito que o Fluminense, que tem um elenco muito bom, pode se recuperar, assim como o Botafogo pode se entrosar e dificultar os jogos. Mas para a Taça Guanabara é sim o favorito, pois o Vasco, como disse, ainda está um pouco abaixo dos outros grandes, o Flu não deve se acertar a tempo e o Botafogo, que é quem vem tendo melhores resultados, ainda tem um elenco inferior ao do Fla, o que deve pesar numa eventual decisão.

Saulo, isso é verdade, o Fla só teve uma atuação realmente boa na TG, contra o Mesquita. Sobre a arbitragem, é claro que o Flamengo vem contando com a ajuda da arbitragem em alguns jogos, mas não é o único clube que vem se beneficiando disso.

Daniel, mas naquele jogo pesou muito as excelentes atuações de Ibson e Kléberson, que desafogaram o jogo pelas laterais e deixaram Roque Jr com insônia.
Agora, é quase impossível segurar a subida dos laterais do Fla. Na subida de algum zagueiro da equipe ao ataque, os laterais sempre estarão lá também, já que são as principais peças ofensivas da equipe.
O Airton ano passado já costumava aparecer no ataque, mas esse ano vem fazendo isso com maior frequencia. A surpresa foi mesmo Fábio Luciano, que raramente aparecia no ataque, a não ser em momentos de desespero total ou, claro, nas jogadas de bola parada.

Marcos Antônio, mas acho que o Flamengo vai conseguir achar esse meio-termo, ou seja, os zagueiros irão subir no momento certo. Por isso acredito que nos "crássicos" isso só ocorrerá quando o time precisar muito de um gol, salvo as subidas de Angelim, que já se tornaram normais.

Netesportes, eu confesso que também torço pelo Cuca, ele errou muito no ano passado, mas não foi campeão pelo Botafogo em 2007 pela displicência de seus jogadores (Sul-Americana), erros de arbitragem (Copa do Brasil), e uma mistura dos dois (Carioca, quando o Flamengo foi campeão sendo inferior nos dois jogos; uma final tão estranha que Renato Augusto, que não acertava um chute, fez um lindo gol de fora da área e empatou o segundo jogo quando o Fogo tinha tudo para marcar mais um gol e matar a partida).

Ateh!

Loucos por F-1 disse...

No time do Flamengo quem melhor faz estas subidas é o Angelim pela esquerda. Como vc mesmo disse, desde o ano passo ele faz este tipo de jogada. No Fortaleza ele tmb fazia isso, não é algo novo para o zagueirão do Fla.

O Airton definitivamente não leva muito jeito para este tipo de jogada.

Abraços!

Leandro Montianele

Brasileirão disse...

Oi, Leandrus,
Você é convidado a virar um membro em nossa Comunidade Brasileirão.com e enviar notícias na nossa característica única o Vc Repórter que foi introduzida para capacitar torcedores e torcidas como você relatar notícias locais para todo o povo a ver. O Brasileirão.com é o melhor lugar para notícias livres de censura das companhias de mídia sobre futebol no Brasil.

Para quem curte ser repórter mesmo não sendo formado em jornalismo ai vai uma Dica: Brasileirão.com está lançando o Vc Repórter, com ele qualquer pessoa pode enviar notícias, fotos e áudios para o Portal Brasileirão e relacionadas categorias / times, torcidas, e se um sua notícia tiver uma maior relevância ranking ela poderá parar na home do portal.


Você pode enviar qualquer notícia, seja de futebol, alguma coisa que tenha acontecido com você ou com algum amigo seu, algum acontecimento com o seu time ou Torcida, novidade em tecnologia, enfim, o que você quiser!

Sua notícia será publicada imediatamente com o seu nome.

Se você gosta de se comunicar, escrever, tem paixão pelo futebol, e acompanha os principais eventos e campeonatos do mundo, este grupo de discussão é perfeito pra você. Este é o melhor fórum social sobre futebol para você expressar suas opiniões.

Nosso grupo é modelado para discutir ou debater tudo sobre os times brasileiros, ligas e notícias do esporte no Brasil e ao redor do mundo. Você pode escrever opiniões em qualquer formato que escolher e nossos membros podem adicionar comentários. Suas opiniões serão arquivadas e pesquisáveis pela internet e assim, qualquer pessoa poderá vê-las. Bem-vindo!