segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Resultados imprevisíveis como o campeonato

O Grêmio foi ajudado pelo tropeço do São Paulo e ainda possui alguma chance de ser campeão

O Campeonato Brasileiro deste ano é mesmo o mais disputado e imprevisível da era dos pontos corridos. Quando todos já davam a conquista do São Paulo como certa já na 37º rodada, o São Paulo frustrou seus torcedores e, num Morumbi lotado, empatou com o Fluminense em 1 a 1, deixando a decisão do título para a última rodada.

A decepção foi grande. Talvez a ansiedade de conquistar o título diante da torcida tenha mesmo atrapalhado, como afirmou Hernanes, mas é bom lembrar que o Fluminense jogou muito bem; quem, como eu, achava que o time entraria em campo mais relaxado por já possuir poucas chances de ser rebaixado se enganou, já que a equipe carioca incomodou bastante o time da casa. Porém, o resultado não chegou a ser catastrófico para o tricolor paulista, já que ainda precisa somente de um simples empate fora de casa contra o Goiás. Por mais que o time de Muricy Ramalho possa ser contestado nos próximos dias pelo resultado inesperado diante de uma equipe que aparentemente não era tão forte, é um time eficiente e que provou na reta final de campeonato estar sempre concentrado em campo. O time não vai deixar esse título escapar com tanta facilidade.

Há quem ache que o Goiás botará ainda mais água no chope do São Paulo na semana que vem. Tudo bem, o time é perigoso, vem fazendo excelente campanha no segundo turno e tem o 4º melhor desempenho entre os 20 participantes do campeonato. Mas se quiserem tomar o jogo contra o Flamengo como exemplo de que o Goiás é uma equipe perigosa, que adaptem a partida como um exemplo perfeito de como não entregar um jogo já praticamente ganho. Porque o que o Flamengo fez ontem foi digno de um daqueles vexames imprevisíveis e imperdoáveis. O rubro-negro carioca, que fazia boa partida e vencia por tranqüilos 3 a 0 ainda no 1º tempo, resolveu ressuscitar o adversário, deixando-o marcar 2 vezes antes do intervalo. No 2º tempo, o bom time de Hélio dos Anjos conseguiu empatar a partida e ainda teve chances de virar, do mesmo jeito que o Fla quase desempatou já nos acréscimos. No final das contas, serviu muito bem para mostrar o que a equipe de Caio Jr. vem fazendo no campeonato: decepcionando a torcida nos momentos decisivos. Agora, terá de vencer o Atlético-PR fora de casa na última rodada e torcer para Cruzeiro ou Palmeiras perderem ou empatarem, o que não será muito fácil.

Mas os jogos imprevisíveis envolvendo os times de cima não pararam por aí. O Cruzeiro, provando que não rende tão bem fora de casa, perdeu para o Internacional no Beira-Rio. Até aí tudo bem, não fosse o fato do Colorado jogar praticamente com o time reserva. A equipe mineira não conseguiu tirar proveito disso como o Fluminense na rodada passada e perdeu excelente chance de garantir sua vaga na Libertadores; caso vencesse, não poderia ser mais alcançado pelo Flamengo, pois possui maior número de vitórias. Porém, também não possui motivo para se desesperar: enfrentará a Portuguesa na semana que vem em pleno Mineirão. Como o time de Adilson é forte em casa e a Lusa, já rebaixada, é fraca fora, a Raposa deverá assegurar sua vaga na competição sem maiores problemas.

Porém, a rodada foi nada surpreendente para Palmeiras e Grêmio. O primeiro empatou com o Vitória em Salvador sem gols e precisa de uma vitória em cima do Botafogo no Palestra Itália para voltar a Libertadores; uma tarefa tão fácil quanto a do Cruzeiro, já que a fase do time de Ney Franco é horrorosa por diferentes motivos e sua equipe não vence há 6 jogos. Já o Grêmio fez sua parte e derrotou o fraco Ipatinga fora de casa por 4 a 1. Com o tropeço do rival São Paulo, o tricolor gaúcho faz jus ao apelido e se mantém imortal na luta pelo título do campeonato. A não ser que o time queira ter seu momento de Flamengo, vencer o Atlético-MG é mais fácil do que o Goiás derrotar o São Paulo. Porém, de um time que já subiu para a Série A da maneira mais dramática e inesperada possível eu espero tudo, principalmente um título conquistado do jeito mais surpreendente possível...

Foto: globoesporte.com

13 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Xará,

Nosso Mengão decepcionou de novo, mais uma vez no ano e novamente no Maracanã. Desse jeito fica complicado. América (Mex), Atletico e Goias, esses foram os apices do time. Acho que faltou comando nesta equipe, porque a qualidade era inegavel. Possui um plantel muito bom, mas tinha que estar nas mãos do comandante certo.

Meus palpites: Grêmio campeão e Vasco na série B. Flamengo ganha uma vaguinha na Liberta devido a punição dos peruano (não custa sonhar né...rsrs)

Abraços!

Leandro Montianele

Daniel Leite disse...

Diria que perdi toda aquela certeza de que o SP seria o campeão. Ainda atribuo ao líder uns 80% de chances, mas, agora, dá para imaginar as coisas dando certo para o Grêmio.

Sobre o "homenageado", Leandrus, você tem total razão. O Flamengo peca nos momentos decisivos porque jogadores como Toró, Jaílton, Airton, Erick Flores e Egídio, que ainda não têm (alguns detes nunca terão) qualidade compatível com o Flamengo. A Libertadores, agora, é um sonho distante.

Houve muitos imprevistos, realmente. Eu até mesmo achava que tudo poderia ser decidido nesta rodada (excetuando-se as duas vagas à Libertadores). No entanto, os últimos jogos serão eletrizantes.

*Também achei que o resultado não foi catastrófico para o SP. Mas foi, sem dúvida, uma desilusão, um banho de água fria. Partidaça do Flu, de fato.

Até mais!

Grid GP disse...

Resultados totalmente imprevisíveis nesse campeonato que é um verdadeiro perde-ganha, de tanto que as equipes se nivelam tecnicamente(por baixo, infelizmente).

Espero que na próxima semana o homenageado seja o Flamengo, por ter conseguido uma classificiação quase impossível para a Libertadores.

Abraços!

Fábio Campos

Anônimo disse...

realmente, o Mengo tem q conseguir a vaga. Não aguento mais meus amigos flamenguistas ficarem putos ao final das partidas.... rs Até evito falar com eles no msn.
Creio que o Vasco caia tb (seria até melhor, pois Dinamite poderia fazer um trabalho igual ao q foi feito no Corinthians este ano, e voltaria com tudo em 2010.
O Palmeiras já estou duvidando que consiga vaga na Libertadores, sou mais Cruzeiro e Flamengo nesta parada.

Zêro Blue disse...

Um final SUPER SURPREENDENTE seria o Grêmio campeão....

Realmente esse campeonato foi muito disputado e emocionante.


---Siga meu Blog---

Abraços e...

Saudações Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense - Site
Sou Cruzeirense – Blog
CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Aldevan Junior disse...

É LEANDRUS... NOSSO TIME RATEOU MAIS UMA VEZ NO ANO...

NOS RESTA SALVAR O VASCO (NÃO É INTERESSANTE QUE O FUTEBOL CARIOCA PERCA UM CLUBE QUATRO VEZES CAMPEÃO NACIONAL NA SÉRIA A) E SECAR CRUZEIRO OU PALMEIRAS....

MAS NÃO ACREDITO QUE ESTES DOIS ÚLTIMOS CLUBES PERCAM SEUS COMPROMISSOS EM CASA.

ABRAÇO!

Anônimo disse...

A culpa da mídia e da imprensa com esse clima de já ganhou que o Muricy tanto luta para não contagear os jogadores....

São 17 jogos invicto, isso não é acaso..... só precisa de um ponto e não pode perder o último jogo do campeonato..... pelo amor de Deus !!!!

ACREDITA SÃO PAULOOOOOOOO !!!!!

Vinicius Grissi disse...

Esta rodada foi realmente muito imprevisível. Do G5, só o Grêmio venceu. Do G-5, só Ipatinga e Portuguesa não venceram.

Tudo de cabeça pra baixo. Tudo doido. E o Campeonato vai pra última rodada assim como foi durante todas as outras: aberto e sensacional.

Marcel Jabbour disse...

Impressionante a vontade de Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro em ficar de fora da Libertadores!

Se mantiverem essa incostância, os dois que disputarem a competição ano que vem irão cair rápido!

Abraços

diletra.blogspot.com

Marcos Antonio disse...

o campeonato continua imprevisível.Não consigo mais acreditar no Flamengo,esse vexame foi imperdoável emostra que o Caio Jr não consegue classifcar um time pra Libertadores!

E São paulo será o campeão,Ja quem ficarão com as outras vagas do rebaixamento, é ima incognita.

Leandrus disse...

Comentários (hoje não será possível ser breve, desculpem-me, rs):

Leandro, realmente foi outra decepção do nosso time. Incluiria entre esses vexames o empate para a Portuguesa. Mas não culpo tanto Caio Jr não, e só quero vê-lo fora do Fla porque a pressão é muito grande agora em cima dele. Concordo que falhou em alguns momentos, como ao colocar Sambueza na ala esquerda contra o Galo ou jogando para a frente e liberando excessivamente os laterais contra o SP no Morumbi, mas acho um bom técnico. Culpo muito o time pelas peças serem muito instáveis. Por exemplo, Kleberson e Jailton são capazes de fazerem partidas horrorosas e excelentes num curto espaço de tempo. Isso para não falar de alguns lances de pura incompetência em campo, que não são culpa do técnico. E para piorar, se não for Caio Jr, quem vai ser o técnico do Fla? Felipão e Muricy não vêm...

Daniel, concordo com o que disse, exceto com a observação a alguns jogadores do Fla. Egidio e Jailton (embora o ultimo até faça boas e ótimas partidas de vez em quando) deram muitas vezes mostras de que não podem estar no Fla, mas por exemplo: Toró é um jogador que entendeu muito bem o espírito do Fla, que é jogar com muita raça e determinação, e ajuda muito o time com isso. Acho Airton um ótimo volante, sabe usar bem o corpo, marca muito bem; acho que ele precisa só melhorar um pouco o passe. Quanto a Erick Flores, realmente não teve um desempenho satisfatório no ano e a torcida até pegou no pé dele por isso, mas é um jogador em quem eu aposto para o futuro: vi algumas partidas dele no juniores e ele sempre se destacou entre os demais, levando muitos a loucura com dribles e velocidade. O problema é que ainda é imaturo e não consegue fazer isso tudo nos profissionais. Mas pode melhorar.

Fábio, como rubro-negro também espero colocar o Fla como homenageado, mas talvez ele não estará ali. Sabe porque? Entre Palmeiras, Cruzeiro e Fla, o time carioca foi o que mais conseguiu tropeços inexplicáveis, quem mais decepcionou sua torcida...em suma, estou achando que uma vaga na Libertadores não será tão merecida e pior, não mostrará os vários erros que a equipe cometeu no ano. Ficará tudo por isso mesmo. Devo falar mais disso semana que vem. E o campeonato está mesmo nivelado, mas mesmo sendo por baixo (sim, eu também queria que o nível fosse bem melhor), não deixa de ser emocionante; felizmente, podemos dizer que temos um campeonato disputado, bem melhor que o dos últimos dois anos.

Paulo, tranquilo, não te adicionarei no msn para ouvir minhas reclamações sobre o Fla tb, rs. Não acredito muito no Fla na Libertadores, acho a tarefa do time difícil: não porque seja árduo derrotar o Furacão fora de casa, mas não imagino Palmeiras e Cruzeiro perdendo para Botafogo e Portuguesa em casa...

Carlão, Grêmio campeão só iria coroar o campeonato mais imprevisível dos últimos anos, com certeza.

Aldevan, também acho que Cruzeiro e Palmeiras vencerão em casa. E confesso que torço pelo Vasco continuar na Série A: Dinamite, embora esteja errando em algumas coisas em sua administração (algo esperado, pois é inexperiente nisso), não merece um castigo desses. E o Vasco, num momento tão importante, libertando-se da dinastia, ou melhor, ditadura do Eurico, também não.

Netesportes, o clima de oba-oba é natural, mas acho que isso não contagiou os jogadores não, somente a torcida, o que também é natural. A situação do SP era muito favorável, e ainda não é ruim. Acho que o time consegue esse ponto.

Vinicius, tomara que tenhamos outro campeonato assim. Muito melhor do que ver o líder disparando e conquistando o título com antecedência absurda.

Marcel, e é bom lembrar uma coisa: 3º e 4º colocados vão para a Pré-Libertadores, algo que sempre é esquecido. Esses mata-matas são bem perigosos, e é bom tomar cuidado para não ficar pelo caminho.

Marcos Antônio, o vexame foi imperdoável mesmo. Bom, o que tenho a falar sobre Caio Jr disse ao Leandro, se quiser vê lá o que comentei. E a disputa para ver quem se livra do rebaixamento será emocionante; e é difícil prever alguma coisa, visto que inúmeras situações de jogo podem ocorrer. Não é nada tão previsível quanto Cruzeiro e Palmeiras derrotarem Portuguesa e Botafogo. Por isso acho que a briga lá de baixo será mais emocionante do que a lá de cima no próximo domingo.

Ateh!

speed.king.thrasher disse...

Fala amigo! Obrigado pelo elogio! Vc tbm tem um ótimo blog. Mto bem escrito por sinal!

Bem, não manjo mto de futebol mas tomara que essa última rodada do brasileiro seja igual a corrida de Interlagos hahahaha... decidido no finalzinho! isso seria d++++ mataria todos do coração. Mas quem dera q dessa vez o 2° colocado ganhe!!! hahaha... ñ q torça para o Grêmio, é que não gosto do São Paulo mesmo. Xô Bambizada huhuhuhu

Que acha de divulgarmos nossos blog um no do outro?! estou te add no meu...
Abraço!!

Leandrus disse...

Fala, Speed King! Valeu pelo elogio, vou add seu blog aki tb, sem problemas!

Bom, um final a la Interlagos 2008 seria muito bom! Eu lembro de algo parecido no Campeonato Alemão, temporada 00-01, quando a torcida do Schalke 04, depois de ganhar sua partida, já comemorava um título que eles não conquistavam há anos e no último minuto do jogo entre Bayern Munich e Hamburgo, o Bayern marcou e empatou o jogo deles, conquistando o título. Acho que foi uma das únicas vezes que vi um monte de alemães chorando, rs

Ateh!