Depois do susto que o acidente “meio bizarro” de Felipe Massa deu em todos no treino de ontem, a F-1 tentou voltar a normalidade com a corrida na Hungria. Uma prova que tinha tudo para ser extremamente chata, como as últimas duas disputadas em Hungaroring. Até que no final das contas ficou a sensação de que poderia ter sido pior: afinal, houve muitas perseguições na pista e um certo clima de indecisão devido a erros nos boxes e abandonos de alguns dos principais pilotos. Porém, devido ao baixo número de ultrapassagens, a qualidade da prova ficou muito, mas muito longe daquelas disputadas no final dos anos 80 e começo dos anos 90, quando o ponto de ultrapassagem no final da reta principal era bem mais utilizado.
E o que se viu no circuito húngaro foi uma reedição do que acontecia até o ano passado: pilotos das principais e mais tradicionais escuderias da F-1 nas primeiras posições. Numa temporada marcada pelo domínio dos carros da Brawn e da RBR, um surpreendente Lewis Hamilton terminou na primeira posição, seguido por Kimi Raikkonen. O outro piloto da Mclaren, Heikki Kovalainen, ainda terminou na 5ª posição; a Ferrari só não pontuou com outro piloto por causa do acidente de Massa, mas o brasileiro já estava classificado para o Q3 e poderia até terminar numa boa posição hoje.

Aliás, alguém esperava que a Mclaren ainda vencesse uma prova nessa temporada? Estariam Mclaren e Ferrari voltando ao seu devido lugar, de principais potências do grid da categoria? O resultado de hoje pode até ser um indício disso, já que a escuderia italiana vinha evoluindo nas últimas provas (é o terceiro pódio da equipe no ano), assim como o novo pacote que a Mclaren deu a seus dois pilotos hoje fez ambos mostrarem um desempenho muito melhor do que aquele das últimas corridas.
Porém, é importante dizer que houve alguns fatores que permitiram o bom resultado de Mclaren e Ferrari. Os pilotos da RBR, por exemplo, tiveram o desempenho de sempre e poderiam incomodar, mas foram prejudicados: Mark Webber teve problemas no pit stop e perdeu a segunda posição para Raikkonen. Vettel teve um dia para se esquecer: se perdeu na largada e ainda teve que abandonar. Além disso, o KERS nunca foi tão fundamental como hoje e mostrou que não deve ser totalmente desprezado: Raikkonen fez uma ótima largada devido a este equipamento, assim como Hamilton, que também o utilizou para ultrapassar o vice-líder do campeonato voltas depois. Como talvez algumas condições que ajudaram as equipes hoje talvez não ocorram no futuro, é bom esperar mais um pouco para conferir a evolução de ambas. Mesmo assim, é inegável que o que foi mostrado hoje dá esperanças às duas para a fase final do campeonato.
Mas se a corrida na Hungria permitiu tirar conclusões de algo, foi que a Brawn GP precisa reagir urgentemente. O clima de Budapeste favorecia a equipe, mas Button e Barrichello foram muito mal, fato que também favoreceu Hamilton e Raikkonen. O brasileiro, que chegou em 10º, ainda tem a desculpa dos problemas no treino que o tiraram do Q3, mas a corrida do inglês, que se classificou mal e lutou contra o carro durante toda a corrida, mostra que a equipe está perdendo em relação as outras no quesito evolução. Tudo que o time inglês conseguiu foi um 7º lugar chorado com o líder do campeonato. O saldo seria muito pior se a RBR também não tivesse problemas hoje; por outro lado, Webber fez outra prova muito regular e cada vez mais assusta.
Por último, menção ao espanhol Jaime Alguersuari, que fez uma corrida correta. Não causou problemas na largada, não fez besteiras, e ainda se aproveitou de um erro do companheiro Buemi para não amargar a última posição na sua primeira prova na categoria. O tempo pode até mostrar que não merece uma vaga por lá, mas hoje não mereceu críticas. Aliás, não entendi porque Galvão Bueno reclamou tanto do espanhol durante todo o fim de semana: ora bolas, a F-1 sempre teve pilotos que claramente não tinham condições de estar lá – o último que me lembro foi Sakon Yamamoto - , como os famosos pay drivers e os que trazem um belo “paitrocínio”; então, porque atacar justo o novato da STR? Será que ele disse o mesmo quando Pedro Paulo Diniz, um piloto que não conquistou quase nada nas categorias menores, entrou na F-1? Deixa pra lá...
Porém, é importante dizer que houve alguns fatores que permitiram o bom resultado de Mclaren e Ferrari. Os pilotos da RBR, por exemplo, tiveram o desempenho de sempre e poderiam incomodar, mas foram prejudicados: Mark Webber teve problemas no pit stop e perdeu a segunda posição para Raikkonen. Vettel teve um dia para se esquecer: se perdeu na largada e ainda teve que abandonar. Além disso, o KERS nunca foi tão fundamental como hoje e mostrou que não deve ser totalmente desprezado: Raikkonen fez uma ótima largada devido a este equipamento, assim como Hamilton, que também o utilizou para ultrapassar o vice-líder do campeonato voltas depois. Como talvez algumas condições que ajudaram as equipes hoje talvez não ocorram no futuro, é bom esperar mais um pouco para conferir a evolução de ambas. Mesmo assim, é inegável que o que foi mostrado hoje dá esperanças às duas para a fase final do campeonato.
Mas se a corrida na Hungria permitiu tirar conclusões de algo, foi que a Brawn GP precisa reagir urgentemente. O clima de Budapeste favorecia a equipe, mas Button e Barrichello foram muito mal, fato que também favoreceu Hamilton e Raikkonen. O brasileiro, que chegou em 10º, ainda tem a desculpa dos problemas no treino que o tiraram do Q3, mas a corrida do inglês, que se classificou mal e lutou contra o carro durante toda a corrida, mostra que a equipe está perdendo em relação as outras no quesito evolução. Tudo que o time inglês conseguiu foi um 7º lugar chorado com o líder do campeonato. O saldo seria muito pior se a RBR também não tivesse problemas hoje; por outro lado, Webber fez outra prova muito regular e cada vez mais assusta.
Por último, menção ao espanhol Jaime Alguersuari, que fez uma corrida correta. Não causou problemas na largada, não fez besteiras, e ainda se aproveitou de um erro do companheiro Buemi para não amargar a última posição na sua primeira prova na categoria. O tempo pode até mostrar que não merece uma vaga por lá, mas hoje não mereceu críticas. Aliás, não entendi porque Galvão Bueno reclamou tanto do espanhol durante todo o fim de semana: ora bolas, a F-1 sempre teve pilotos que claramente não tinham condições de estar lá – o último que me lembro foi Sakon Yamamoto - , como os famosos pay drivers e os que trazem um belo “paitrocínio”; então, porque atacar justo o novato da STR? Será que ele disse o mesmo quando Pedro Paulo Diniz, um piloto que não conquistou quase nada nas categorias menores, entrou na F-1? Deixa pra lá...

8 comentários:
Impressionante o que aconteceu com o Massa heim.
Mas, ele vai se recuperar logo e vai voltar a correr.
Força Massa!
Xará, foi ótimo ver a McLaren novamente no lugar mais alto do pódio. Lewis Hamilton andou muito e venceu merecidamente. Acredito que a equipe inglesa foi favoricida por correr em um circuito de baixa. Mas mesmo assim existe uma evolução grande. A Brawn perdeu folego e a RBR vem chegando aos poucos. Teremos briga no final do campeonato.
Abraço!
Leandro Montianele
coincido em que o podio de kimi é por causa de erros alehios, do mesmo jeito do que o seu campeonato 2007
a SAUBER deve estar se batendo de cabeça no muro por ter pedido KERS na F1, kkk
o povo da Brawn tem que reagir, mais temo que isso só seja possível com dinheiro. tomara e esteja errado
é a Brawn tem que reagir, ou senão tem que torcer pra McLaren e Ferrari retirar pontos da Red Bull, se não...
ouvi falar q a Brawn tah sem grana pra investir no desenvolvimento do carro, a Virgin num tah mais injetando a grana. Ontem foi legal rever a Mclata ganhar e a Ferrari na frente da RBR. E o espanhol emo até q fez uma boa corrida de estréia mesmo.
Essa temporada está tendo um panorama meio diferente e bem mais disputado na Formula-1.
E fica aqui a torcida pro Felipe Massa se recuperar o quanto antes.
Abraço, Leandrus!
O que mais impressiona foi que o Hamilton sobrou na pista, não teve trabalho nenhum .... pra mim muito inesperada a volta da McLaren e da Ferrari desta forma .... a Brawn está em uma decadência total e o título do Button ameaçado já, aliás o inglês falou tanta besteira que acho que até merece perder ...... dá-lhe Webber !!!!!
Incrível que a mola foi bater bem na viseira do capacete do Massa, mais incrível ainda ser do carro do Rubinnho ..... e se a Renault é punida por soltar uma roda na pista porque a Brawn não é punida por soltar uma mola na pista ????
Pessoal, valeu pelas mensagens! Só alguns comentários hoje...
Paulo, mas o patrocínio da Virgin continua lá no carro, não é? Bom, de qualquer maneira, pode até ser que o apoio não seja mais o mesmo, pois já no início da parceria foi dito que talvez ela não durasse o ano todo.
Wilson, é verdade que o panorama este ano está diferente, como pode ser visto na inversão de valores da categoria. Porém, ainda acho que o campeonato de 2008 estava mais disputado, assim como as suas provas: é verdade que choveu em excesso no ano passado, assim como os pilotos da frente erravam muito, o que fazia as provas ficarem um pouco mais imprevisíveis. Mesmo assim, melhor do que nesse ano, na minha opinião.
Netesportes, acredito que a Brawn não foi punida pq eles não mandaram Rubinho para a pista sabendo que a mola estava prestes a se soltar, ao contrário da Renault, que de acordo com a FIA devolveu Alonso à pista sabendo que a roda estava solta. Porém, acredito que a punição dada a escuderia francesa foi exagerada, e sinceramente torço para que a decisão seja revogada.
Ateh! E como vcs mesmo disseram, boa sorte para Felipe Massa!
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