domingo, 9 de março de 2008

Surpresa!

Esse fim de semana revelou grandes surpresas no futebol inglês, mais especificamente na Copa da Inglaterra, uma das competições mais tradicionais do mundo. Se a temporada passada não teve grandes surpresas na competição (somente a Copa da Liga teve surpresa, com o modestíssimo Wycombe, da 4º divisão, chegando as semifinais, sendo derrotado pelo Chelsea), essa temporada vai ficar marcada pelo incrível fato de nenhum time grande chegar as semifinais; pior, apenas o Portsmouth representa a Premier League na competição, sendo que outros classificados (Barnsley e Cardiff) são do que no Brasil se equivale à Segundona. Quer coisa pior? Neste momento West Brom e Bristol Rovers estão brigando pela última vaga, e caso o Bristol vença, teremos um time da Terceirona nas semifinais!

A derrota do Manchester foi no mínimo estranha: o time dominou boa parte do jogo, mas depois de um chutão pra frente típico do futebol inglês, Baros driblou o goleiro polonês Kuszczak e foi derrubado na área; o polonês foi expulso, e como ele já havia substituído o veterano Van der Sar durante o intervalo, o zagueiro Ferdinand teve que ser improvisado no gol. Ele não defendeu o pênalti e a partir daí o Portsmouth continuou fazendo o que fez durante boa parte do jogo: se defendeu. Tudo bem que em alguns momentos os “Red Devils” não mostram aquele futebol ofensivo e até certo ponto “anti-inglês”, mas o que aconteceu ontem é meio raro de acontecer; porém, isso serve de alerta para que o time esteja ligado e concentrado tanto na Premier League quanto na Champions League, já que é um dos grandes favoritos para conquistar o título. E o Portsmouth agora tem grandes chances de conquistar a Copa da Inglaterra, porque deverá jogar com times teoricamente inferiores.

A derrota do Chelsea não me espantou tanto. O time continua jogando no chamado “futebol de resultado” da época de Mourinho, mas cada vez mais o time vem caindo de produção. Além do time ainda sofrer as conseqüências das aquisições de Shevchenko e Ballack, que estão jogando bem abaixo do esperado, Lampard não consegue reeditar as grandes atuações que levaram o Chelsea ao bicampeonato inglês. Para piorar, Drogba, que vinha numa fase espetacular na temporada passada, fazendo o possível e o impossível, pouco atual na atual temporada, assim como o capitão John Terry. Tudo isso prejudica e muito o time, que embora seja um grupo de ótimos jogadores de seleção, fica sem aquela peça especial que faz a diferença nos jogos. E todos puderam perceber isso ontem, quando o time perdeu para o modesto Barnsley da Championship, equivalente à Segunda Divisão, (aliás, o time vem brigando para não cair, pois está a 4 pontos da zona de rebaixamento) por 1 a 0.

Quanto ao Middlesbrough, a derrota já era até esperada. O time vem fazendo campanha sofrível na Premier League há muito tempo (12º no campeonato, a 3 pontos da zona de rebaixamanto) e ainda não entendo como o técnico Southgate não foi demitido; talvez pela falta de opções no mercado, mas agora que o Steve Mclaren já está livre, há a possibilidade dele voltar ao cargo que era seu até 2 anos atrás. Surpresa mesmo foi ver um time mediano (14º na Championship) ganhando um time da Premier League fora de casa.

Como mostrei nos parágrafos acima com 3 exemplos, esses resultados da Copa da Inglaterra são reflexo do momento dos times ingleses. Por exemplo, o Liverpool, que foi eliminado em casa pelo mesmo Barnsley que agora eliminou o Chelsea, vem tendo uma temporada pior que as anteriores; mais uma vez a Liga dos Campeões será a aposta do time para salvar a temporada. O Newcastle, que já vinha de temporadas ruins mesmo com um bom time no papel, vem fazendo agora uma temporada ridícula (um time que tem Owen, Martins, Alan Smith e Duff brigando pra não cair?). O Tottenham, que vem formando bons times, só foi se acertar agora com Juande Ramos no cargo, mas mesmo assim não está conseguindo uma boa seqüência de resultados. Outros times medianos, como Everton, Blackburn, Man City e Aston Villa, montaram bons times, vêm fazendo boas campanhas na Premier League, mas também conseguiram a proeza de serem eliminados por times inferiores na Taça da Inglaterra.

Você queria surpresas na Copa da Inglaterra? Taí, quero ver agüentar jogos do tipo Barnsley x Cardiff...

5 comentários:

Daniel Leite disse...

É verdade, Leandrus. Final de semana terrível para Chelsea e Man Utd e mais uma incrível do Barnsley. Acredito no Portsmouth campeão agora. Mas o pior de tudo é o Newcastle. bem como Kevin Keegan, que, nos sete primeiros jogos, tomou 21 gols e fez três (se não me engano).

Parabéns pelo post, abraço!

Leandrus disse...

Vlw pela presença Daniel! Tb acho q o Portsmouth será o campeão, mas pelo fato de estar jogando contra times da segunda divisão.
E a fase do Newcastle é realmente terrivel; o time ateh se segura por boa parte do jogo, mas quando toma um gol abre a porteira...

Ateh!

Vinicius Grissi disse...

O jogo do Manchester foi realmente sensacional, mostrando a beleza do futebol. O time foi melhor, atacou o tempo inteiro, mas acabou dando azar no final. Ainda poderia ter empatado, mesmo com um a menos, mas não conseguiu. Jogão! E cravo o palpite: Portsmtouth campeão!

Blog F1 Grand Prix disse...

Cara, esse jogo do Manchester foi uma zebraça!! Acho que o Sobrenatural de Almeida foi a Old Trafford só para sacanear os Red Devils hahaha! Incrível o número de gols perdidos pelo Manchester...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Vinicius Grissi disse...

Vou adicionar o seu também à lista do Marcação Cerrada. Abraços!