sexta-feira, 14 de março de 2008

Sobe o ronco dos motores...

OBS: Primeiramente, minhas sinceras desculpas aos meus 5 fiéis leitores (como diria Agamenon Mendes Pedreira, se bem que ele tem 17 e meio) por não ter escrito nada aqui por uns dias. Estive meio ocupado essa semana; além disso, nesses últimos dias estive um pouco estressado e paguei muitos micos (só para não perder o costume). Mas vamos esquecer isso...

Esse fim de semana demorou a chegar mas chegou. Finalmente a temporada 2008 da F-1 vai começar, algo que já não esperava mais agüentar. Comecei a contar os dias para a chegada desse fim de semana desde o instante em que a Globo encerrou a transmissão do GP do Brasil do ano passado no momento em que eu me arrumava para ir ao Maracanã assistir Flamengo x Grêmio. E como sempre, como a maioria das pessoas assistem F-1 por causa dos brasileiros, muitos se perguntam como eles se comportarão neste ano. Então, vamos ver a situação de cada um deles para esta nova temporada.

Obviamente, o piloto brasileiro que atrai maior atenção no momento é Felipe Massa, até porque é o brasileiro com maiores chances de ganhar corridas e ser campeão. Porém, esse ano o brasileiro é visto com desconfiança no começo da temporada, já que foi superado no final da temporada passada pelo seu companheiro Kimi Raikkonen, que para piorar conseguiu ganhar o título na última corrida; por isso o começo de temporada será fundamental para Felipe mostrar que não será o segundo piloto/ escudeiro de Kimi Raikkonen e que tem condições de brigar pelo título com o mesmo. Ao mesmo tempo Massa terá que mostrar que é uma realidade, já que o piloto possui experiência suficiente para substituir o título de “piloto jovem e agressivo” pelo de “piloto vencedor”. Massa tem talento suficiente para superar as desconfianças, o que já mostrou nas consistentes corridas que fez quando venceu ano passado. Porém, espera-se que ele não tenha mais atuações decepcionantes como nos GPs da Hungria e da Malásia ano passado nem conviva com problemas que lhe prejudiquem como aconteceu na Austrália, por exemplo.

Os torcedores brasileiros deverão ter muita paciência com Nelsinho Piquet neste ano. Como está em seu ano de estréia na F-1, o brasileiro deve aproveitar esse ano para adquirir experiência, até porque correrá ao lado do espanhol bicampeão (e chato) Fernando Alonso e provavelmente vai tirar proveito desse fato para aprender bastante com o chato, ops, espanhol, assim como seu pai fazia quando era companheiro de Niki Lauda em seu início de carreira na F-1. Se no início de temporada Nelsinho for facilmente batido por Alonso, ele não deve se abater, até porque está consciente que está correndo ao lado de um dos melhores pilotos da F-1 atual que saberá tirar o máximo possível do carro.

Talvez Rubens Barrichello seja o brasileiro de quem menos devemos esperar. Não falo isso por causa da fama de “piloto ruim” que ele tem, até porque sou um defensor da carreira de Rubens, mas sim porque tem um carro que vem cada vez mais surpreendendo de forma negativa. Pouquíssimas pessoas, se não nenhuma, esperavam que a Honda tivesse um desempenho tão ruim no começo do ano passado; e quanto mais a equipe prometia melhorar para o resto da temporada, mais a equipe piorava, a ponto de Rubinho não ter conquistado um mísero ponto, fato inédito na sua carreira de F-1. E se todos esperavam um carro melhor para esta temporada, a pré-temporada caiu como um balde de água fria na cabeça de todos. Se Rubinho estiver realmente dedicado, se o carro melhorar e se ele se entrosar com o gênio Ross Brown, talvez ele consiga um desempenho melhor; caso contrário, um triste fim de carreira pode aguardar esse injustiçado brasileiro.

Além disso, essa temporada reserva outras dúvidas. Como se comportará Lewis Hamilton em seu segundo ano de F-1, tendo que provar que seus erros no final do ano passado foram fruto da inexperiência? Alonso conseguirá correr bem numa Renault inferior à que ele deixou em 2006? A BMW conseguirá sua primeira vitória? Sebastian Vettel continuará mostrando que é um piloto a ser visto com bons olhos? A Williams surpreenderá como fez na pré-temporada? A Force India conseguirá dar um grande salto de qualidade? A proibição do controle de tração fará mesmo muita diferença? Como será o primeiro GP noturno? O Galvão Bueno vai continuar falando baboseiras durante a transmissão (o que eu particularmente adoro)?

Porém, aqui o final você não decide...

3 comentários:

Daniel Leite disse...

Leandrus, pra falar a verdade, tenho grandes expectativas quanto ao GP de Cingapura. Não perderei por nada! Já quanto aos brasileiros, infelizmente sou um pouco cético quando o assunto é Felipe Massa. Acho que ele é muito bom, mas somente o suficiente para pressionar Kimi e fazer com que este melhore seu nível a ponto de ser campeão. Nelsinho? Bem, concordo contigo. Precisaremos esperar e ter paciência neste primeiro ano de Renault, que pode ser bom mesmo que comece rateando. Como foi com Kovalainen. Já Rubinho deve correr para bater o recorde de GPs e para marcar uns dez pontinhos "criados" por Ross Brown. E espero também ansioso as bobagens do Galvão, que continua sendo incrível.

Abraço!

Blog F1 Grand Prix disse...

Como diria a torcida do Fluminense: o show tá começando!!

O Massa tem mesmo boas chances de lutar pelo título, mas ele precisa começar a vencer saindo de trás! Por enquanto, ele só ganha quando larga na pole, faz a volta mais rápida e lidera todas a corrida inteira. Quando sai de terceiro ou quarto do grid, geralmente enfrenta dificuldades. Para ser campeão, é preciso conviver com essas adversidades!

Estou na torcida pelo Nelsinho, mas ele começou com o pé esquerdo. Está abusando dos erros na Austrália, e o Briatore não é um sujeito muito paciente. Mas ainda há tempo para melhorar...

E o Rubinho, coitado, não tem muito a esperar de 2008. Só torço para que não seja o último ano dele na Fórmula 1!

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Leandrus disse...

Breves comentários:

Daniel, creio que ninguém vai perder esse GP, soh akeles que forem para a balada de sábado e não colocarem seus despertadores para tocar! Quanto ao Massa, é o q eu disse, ele vai ter q se superar pra mostrar que é tão bom quanto o Raikkonen, mas sinceramente, acho que ele não conseguirá.

Gustavo, concordo com o q vc disse sobre o Massa; eu ia até colocar isso no texto mas acabei apagando, que ele sempre ganhou com corridas burocráticas ou vencidas nas primeiras voltas (to vendo que ele vai ter que mostrar muita coisa esse ano, rs). Quanto ao Rubinho, o treino de hoje foi animador, mas o problema é saber se ele terá um bom desempenho na corrida tb.

Ateh!