quinta-feira, 20 de março de 2008

Libertadores

Ontem, 3 times brasileiros jogaram na Libertadores, mas só pude ver o jogo do Flamengo por razões óbvias. Depois de dias de muita tensão na Gávea, o Flamengo conseguiu uma vitória contra o Nacional por 2 a 0. Embora a torcida esperasse por mais gols, todos saíram satisfeitos com uma vitória convincente, que tranqüiliza o time para o jogo contra o Cienciano, dia 9 de abril, na altitude de Cuzco.

Todos puderam perceber, logo que o time entrou em campo, que a torcida daria mais um show; porém, os gritos de "queremos raça" logo ecoaram por todo o estádio, mostrando que o time tinha a obrigação de mostrar serviço em casa. Os primeiros minutos foram preocupantes: o time da Gávea não conseguia achar espaço para jogar e ainda sofria com contra ataques do time uruguaio. Aos 15 minutos, Bruno fez excelente defesa após cabeçada do zagueiro Romero numa cobrança de escanteio. Mais 10 minutos se passaram e o Fla já começava a neutralizar o time uruguaio (grande trabalho de Fábio Luciano, ganhando todas no alto contra Morales) e encurralá-lo, embora sem muito causar tanto perigo: os dois laterais não conseguiam fazer grandes jogadas, e os dois apoiadores não vinham muito bem (Renato Augusto ora carregava muito a bola, ora não sabia o que fazer com ela; Marcinho mal tocava na bola, já que boa parte das jogadas se concentrava no lado esquerdo). Até que após uma cobrança de escanteio de Luizinho, a bola sobrou para Fábio Luciano, que deu um passe de cabeça para Marcinho: após este errar na primeira tentativa, marcou na segunda; gol do Flamengo e alívio dos jogadores e da torcida, que já começava a se mostrar impaciente naquele momento.

E depois do gol o Flamengo não tirou o pé do acelerador; o time continuava a apoiar muito do lado esquerdo com Juan, que já conseguia fazer boas jogadas, mas também começava a jogar pelo lado direito, onde Luizinho vinha substituindo bem o suspenso Leo Moura. Ibson chegou a mandar uma bola no travessão num chute que desviou em um zagueiro uruguaio. Mesmo assim, o Flamengo quase deu sopa ao azar no final do primeiro tempo como no jogo contra o Cienciano; porém, desta vez Bruno fez excelente defesa.

O começo do segundo tempo foi preocupante; o time parecia acuado, esperando demais o adversário, que já começava a tentar mais jogadas no ataque; e quando o time conseguia roubar a bola, errava nos contra ataques (ou por impedimento ou por um passe mal feito). Aos 7 minutos, em um ataque perigoso do Flamengo, Renato Augusto fez boa jogada, mas preferiu chutar em vez de tocar para um desesperado Marcinho que estava livre à sua direita. Minutos depois, o próprio Renato Augusto cruzou para Souza, que errou feio na cabeçada (e depois ele se acha um ótimo atacante por ter sido artilheiro do Brasileirão 06...). Quando a torcida já pedia substituições na equipe, Luizinho, que já vinha se destacando na partida, fez bom cruzamento para a área; o baixinho Juan conseguiu cabecear na trave, mas no rebote Marcinho não perdoou: Flamengo 2 a 0. A partir daí, o Nacional foi se entregando e o Flamengo foi começando a tirar a frear o ritmo da partida; mesmo assim, boas jogadas saíram principalmente dos pés de Luizinho, mas o gol não saiu, para frustração da torcida que queria devolver o placar de Montevidéu.

O time do Flamengo jogou muito bem e mereceu sair com a vitória. O destaque da partida foi, surpreendentemente, Luizinho: apoiou muito bem (principalmente no segundo tempo), fez bons cruzamentos, só pecando um pouco por tentar um drible a mais em alguns lances; mas no geral, tentou não complicar e buscar o apoio dos companheiros quando se via encurralado. Cristian e Fábio Luciano foram excelentes na defesa; o primeiro, por marcar muito bem os atacante uruguaios e sair jogando bem; o segundo, por ter subido com Morales em todas as bolas altas e ter ganho a maioria delas. Marcinho fez 2 gols de oportunismo e foi bem principalmente nos 45 minutos finais, quando se mexeu mais; e Juan e Bruno mostraram que não podem sair do time titular (até porque seus reservas...).

Quanto aos jogos de Fluminense e Santos, não pude vê-los por ter ido ao Maracanã. Soube que o Fluminense jogou bem, aproveitando as chances que apareceram e conseguindo uma vitória de virada, embora tenha sofrido um pouco no final do jogo. Méritos a todo o time que não está se intimidando por estar num grupo teoricamente difícil e por estar jogando bem com 3 apoiadores; não vi um jogo do Flu com os eles jogando juntos, mas no papel é esquema que parece ser bom e que vem dando certo. Quanto ao Santos, o time perdeu principalmente para a altitude boliviana; porém, Leão não pode fazer milagres com o limitado time que tem. Mas os torcedores santistas não devem se preocupar: a situação do grupo mostra que o time tem tudo para conseguir a classificação para a fase de mata-mata.

4 comentários:

Daniel Leite disse...

E, neste balanço, o que tem me surpreendido é a inoperância de Souza. Diego Tardelli, julgo, merecia muito mais minutos em campo, pois tem equilibrado a cabeça e desequilibrado mais jogos que o ex-atacante do Goiás, de cabeça desequilibrada, como sempre. Mas Marcinho assumiu a responsabilidade e deu tudo certo. Agora, ficará faltando ao Fla um empate em Cuzco, já que, do Bolognesi, o Maracanã cuidará muito bem.

Até mais!

Leandrus disse...

Daniel, conversando com algumas pessoas lá no Maracanã no final do jogo, soube que muitos tb acham que o Tardelli merece a vaga de Souza. O problema é que Souza atua como um clássico pivô: fica fazendo a "parede", distribui bolas e ateh tenta tabelas; o problema é que ele não está conseguindo fazer isso do jeito que ele fazia ano passado. Acho que o Tardelli não faria bem essa função; o melhor para ele é revezar com o Marcinho jogando pela direita.

Ateh!

Daniel Leite disse...

É bem verdade. Mas, como vc disse, ele não tem conseguido fazer o pivô. A questão é: seria necessário o pivô, ainda que "atrapalhado"? Não sei, sinceramente, se um time mais dinâmico seria a solução. É questão pra debate.


Valeu, até mais!

Blog F1 Grand Prix disse...

E eu só vi o jogo do Flu. Jogamos bem, mas a defesa continua falhando em alguns lances. Por incrível que pareça, FH está salvando a gente hahaha!

Mais dois gols do Washington, talvez a melhor contratação de um time brasileiro em 2008. O cara se embola o tempo inteiro com a bola, mas sabe fazer gols! Que diferença para o Tuta, por exemplo...

O Fla venceu e vai se classificar, com certeza. É claro que eu torci contra, mas dessa vez não teve jeito...

Grande abraço,

Gustavo Coelho