terça-feira, 11 de março de 2008

Favoritismo

Observando os 8 times classificados para as quartas-de-finais da Liga dos Campeões, notei que não há um time que seja considerado favorito por quase todos os fãs de futebol, assim como era o Barcelona na temporada 05/06. Cada time mostra uma incerteza que deixa o fã de futebol desconfiado: tal time tem elenco bom o suficiente para conquistar o título mais desejado pelos clubes europeus?

O Barcelona é o único representante espanhol na Liga dos Campeões. Embora tenha um elenco de talento indiscutível, o time mostra uma irregularidade que não deixa seus torcedores muito confiantes; quando parece que o time vai finalmente engrenar e que suas estrelas vão voltar a melhor forma, o time sofre um revés. Além disso, muitas estrelas estão deixando a desejar há um bom tempo: Ronaldinho Gaúcho vive de lampejos, sem atuar regularmente bem desde antes da Copa de 2006, Henry ainda não se encaixou perfeitamente no time, Deco parece um jogador sem motivação e a zaga às vezes põe tudo a perder, principalmente quando o fraco Oleguer joga. Para piorar, Eto’o e Messi, que são as estrelas que mais se comprometem com o time, volta e meia se machucam. O time vence muitas partidas pelos lampejos dos craques do time, mas lampejos não são suficientes numa competição como a Liga dos Campeões.

A Inglaterra mostrou nessa Liga dos Campeões que tem o melhor campeonato do mundo atualmente colocando seus quatro times nas quartas de finais. O Manchester United é o que mais se destaca dentre os quatro times, e por isso é considerado por muitos o favorito para conquistar o título nessa temporada. Porém, o desempenho recente do time na competição questiona a capacidade do time de conquistar o título: se o time teve atuações burocráticas na série de mata-mata da temporada passada, o mesmo aconteceu nesta, onde o time conquistou sua classificação para as quartas de finais num chocho 1 a 0 contra o Lyon. Porém, nas competições nacionais os “Red Devils” vêm muito bem, mostrando um futebol ofensivo que anima até mesmo àqueles que não são fãs do futebol inglês. Conclusão: o time é uma verdadeira incógnita, pois ninguém sabe de que maneira o time atuará. Dentre os outros times, o Chelsea é aquele que parece ter menos chances de conseguir alguma coisa na competição, pois não vem empolgando muito na atual temporada, chegando até mesmo a perder a vaga na Copa da Inglaterra para o modesto Barnsley. O Arsenal, mesmo não tendo um elenco tão estrelado como Man Utd e Barcelona, vem muito bem na temporada, mas depende muito de Fabregas e não parece ter fôlego para priorizar duas competições importantes ao mesmo tempo (o que se reflete nos 3 empates seguidos na Premier League). Já o Liverpool é outra incógnita: joga o chamado “futebol de resultados” e por isso o time sempre vai bem na Liga dos Campeões, porque sabe disputar uma competição de mata-mata. É um time que sempre parece que não vai muito longe, mas como é muito bem armado por Rafa Benitez pode dar trabalho.

A Roma é a única representante italiana na competição, depois de conseguir uma classificação até certo ponto surpreendente em cima do estrelado elenco do Real Madrid. É um bom time, comandado em campo pelo ídolo Totti (o time é muito dependente dele), que é ajudado pelo ótimo meio campo formado pelos italianos Perrota, De Rossi e Aquilani. Porém, é um time que não possui grandes peças de reposição, o que é fatal nessa competição; além disso, peca nas finalizações, o que já comprometeu muito o time no Campeonato Italiano e fez o time ceder empates em jogos que pareciam vitórias certas. Quanto aos outros dois times, Schalke 04 e Fenerbahce, foram times que caíram de pára-quedas: o Fenerbahce teve a sorte de não pegar um grupo complicado na fase de grupos e encarar o inexperiente Sevilla nas oitavas de finais; já o time alemão é muito irregular (muitas vezes perde jogos fáceis na Bundesliga) , e teve a sorte de estar no grupo do Valencia, que é uma das decepções da atual temporada européia, roubando sua vaga nas oitavas de finais. Mesmo assim, ambos vêm sendo muito competentes na competição, podendo surpreender ainda mais daqui para a frente.

Agora é esperar para ver. O sorteio que decidirá os confrontos das quartas de finais será sexta-feira. Certamente teremos ótimos jogos nessa fase, e aí veremos quem tem grandes chances de conquistar o título.

3 comentários:

Daniel Leite disse...

Eu pensava que o campeão seria o Manchester United. Mas agora, tenho sérias dúvidas quanto a isso. Acho que os Red Devils têm rateado mais do que de costume. Não tem favorito mesmo, não. A camisa do Liverpool pode pesar, com Fernando Torres voando.

Vinicius Grissi disse...

Minha aposta é no Liverpool. Um ótimo time!

Leandrus disse...

Daniel e Vinicius, realmente o Liverpool é um adversário muito perigoso em competições de mata-mata; o time é muito bem armado e traiçoeiro. E o Fernando Torres foi realmente uma bela contratação, vem mostrando que valeu a pena o Liverpool ter desembolsado uma forte grana para contratá-lo.

Ateh!