sábado, 1 de março de 2008

Façam suas apostas!

A Taça Rio está a poucos minutos de começar e ainda há algumas incógnitas que só começarão a sumir dentro de duas ou três rodadas. Qual dos grandes vai se sobressair? O Flamengo vai jogar concentrado? Quais times pequenos têm mais chances de surpreender?

O Flamengo certamente é o mais acomodado dos grandes. Como já ganhou a TG, vai se concentrar nos jogos nas Libertadores; por isso, deve poupar seus principais jogadores na maioria dos jogos afim de que eles não sofram alguma contusão, dando espaço para testar alguns jogadores que pouco jogaram esse ano. Além disso, os clássicos que o time irá disputar contra Botafogo e Vasco antecederá jogos importantes da Libertadores, deixando uma dúvida no ar: nesses clássicos, o Flamengo vai poupar seus jogadores e ter o risco de tomar uma goleada (como no jogo contra o Flu esse ano) ou vai jogar com força máxima, sabendo do risco de contusão de seus jogadores mais importantes? De qualquer maneira, é uma boa oportunidade para Joel Santana conhecer melhor seu elenco e ver quais são as melhores peças de reposição para o time.

O Botafogo mostrou na TG que tem um bom time e muito bem acertado assim como no ano passado, graças ao excelente treinador Cuca e à dedicação impressionante tanto dos jogadores que chegaram quanto dos que permaneceram. O que pode atrapalhar o time é a repercussão da ainda polêmica entrevista coletiva da semana passada. O Botafogo ainda espera o retorno de Leandro Guerreiro, que se destacou ano passado pela garra e forte poder marcação, e a estréia de Túlio Souza, que veio do Coritiba. Porém, a súmula da final da TG deixou alguns jogadores (como Castillo e Diguinho) com risco de sofrerem punições, o que pode prejudicar o Botafogo, já que o time não possui muitas peças de reposição. Por todos esses fatores, ainda é um pouco difícil saber como o Botafogo se comportará na Taça Rio.

O Fluminense ainda tenta achar a formação ideal para um time que ainda não engrenou. Se o caso Thiago Neves já foi de certa forma esquecido, agora a polêmica gira em torno de Leandro Amaral e Dodô: o primeiro porque perdeu a liminar que dava direito ao jogador de atuar pelo tricolor, e ainda não se sabe se o Fluminense investirá pesado para contratar um jogador que já possui 31 anos; e o segundo porque seria reserva no novo esquema de Renato Gaúcho, e mesmo ganhando a vaga de Leandro Amaral pelo caso já citado, ainda mostra certa de insatisfação com sua posição nas Laranjeiras. Com a defesa já acertada, Renato Gaúcho ainda precisa acertar o meio campo definindo quem será o homem que jogará ao lado de Thiago Neves.

Como todos já perceberam, o Vasco é o que possui o elenco mais fraco dos grandes do Rio, e revelou isso com suas irregulares atuações na TG: ou goleava, ou tomava sufoco ou até mesmo perdia. O time apostava muito em Alex Teixeira e em Edmundo no começo do ano, mas o primeiro parece muito ansioso em campo, além de perder fáceis oportunidades de gol, e o segundo ainda está marcado pelo pênalti perdido contra o Flamengo; para piorar, Edmundo botou novas nuvens cinzas em São Januário ao abandonar um coletivo. Além disso, o Vasco precisa arrumar sua defesa, que não vem bem faz tempo...

Ah, e claro, os pequenos! Eles não vêm tendo tanta atração neste campeonato pelo fato de não estarem surpreendendo os grandes times, mas Madureira, Cabofriense e o surpreendente Macaé são times que podem tirar alguns pontos dos grandes, principalmente em cima do Flamengo que jogará a maioria dos jogos com o time reserva. Além disso, o América, tão querido por muitos torcedores cariocas, agoniza na última posição, com grande possibilidade de ser rebaixado; para piorar, joga sua primeira partida contra um grande, o Botafogo.

Agora é esperar para ver; quem dá mais, quem dá mais?

2 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Tá realmente difícil escolher um palpite para a Taça Rio, mas eu estou botando fé no meu Fluzão. O problema do Leandro Amaral tem o seu lado bom, já que agora o Washington e o Dodô vão poder jogar sem pressão. Vamos esperar para ver o Renato consegue acertar esse time...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Leandrus disse...

Gustavo, apoie seu Fluminense, porque pelo q vi do Botafogo hje e pelo q espero do Vasco creio que seu time seja o favorito pra Taça Rio. O ruim vai ser conciliar a Libertadores com a Taça Rio, coisa que esqueci de mencionar no texto.

Ateh!