segunda-feira, 24 de março de 2008

Abre o olho...

Ontem mesmo fiz um breve comentário falando que Felipe Massa seria fortemente criticado pela imprensa e pelos fãs de F-1. Uma rápida olhada no orkut e nas páginas de opinião dos leitores do "Gazzetta dello Sport" e da "BBC" confirmou minhas expectativas. Embora as críticas possam parecer até certo ponto exageradas, uma coisa é certa: Felipe precisa provar que é um piloto de qualidade o mais rápido possível, antes que perca espaço não só na Ferrari como na categoria. Além disso, uma certa falta de sinceridade está "queimando o filme" do brasileiro.

Lembro que no início do ano passado muitos brasileiros estavam empolgados com a possibilidade de Felipe Massa brigar pelo título da F-1. Suas últimas corridas em 2006 causaram uma boa impressão, principalmente pelas vitórias na Turquia e no Brasil. Porém, todos sabiam que uma coisa era certa: embora Felipe fosse um piloto rápido, também era muito irregular, o que poderia comprometer seu desempenho no ano. E o começo do ano não poderia ser pior: teve que largar em último na Austrália e terminou em 6º vendo seu companheiro Raikkonen vencendo no seu GP de estréia pela Ferrari. E na corrida seguinte, após largar na pole, Massa foi com muita sede ao pote e errou ao tentar recuperar uma das posições perdidas na largada, saindo da pista e terminando num decepcionante 5º lugar.

Mas Felipe não se abateu: foi sincero e reconheceu seu erro, agüentou as críticas durante uma semana e venceu o GP do Bahrein de forma absoluta; semanas depois, na famosa "corrida do Papa" para os brasileiros, venceu o GP da Espanha depois de disputar a primeira posição com Alonso na primeira curva. Os brasileiros foram ao êxtase, já que Felipe estava muito próximo da liderança do campeonato. Mas aí voltaram os problemas.

Massa só conseguiu mais uma vitória no resto do ano, no GP da Turquia. De resto, atuações irregulares e pouco convincentes (GP da China, GP da Hungria), problemas com o carro (GP da Itália), ou então foi batido pelo seus adversários (GP da França por Raikkonen, GP da Europa por Malon, ops, Alonso). A irregularidade que era tão temida aconteceu, e Massa viu seu companheiro ser campeão após uma recuperação excepcional nas últimas corridas.

Então muito foi comentado sobre como Felipe se comportaria em 2008. Afinal, foi o pior do G4 da F-1 em 2007, além de ter sido um dos primeiros a criticar a proibição do controle de tração. E o ano começou da pior maneira: rodou logo na 1º volta da primeira corrida do ano, se envolveu num acidente com Coulthard e abandonou. Uma corrida nada satisfatória, que rendeu críticas até de Michael Schumacher, mas Massa ignorou seu mal desempenho. E as coisas pioraram na Malásia: após ter perdido a primeira posição para Raikkonen após a primeira parada, rodou surpreendentemente no meio da corrida. Todos logo desconfiaram de que Massa tinha errado, mas ele bateu o pé e disse que não tinha errado. Mas agora já parece que ficou bem claro que Massa errou, porém, o mesmo parece não se preocupar muito preocupado em admitir o mesmo.

Infelizmente, a desconfiança sobre o brasileiro aumenta cada vez mais. Massa já está a 14 pontos de distância do líder, e alguns pontos podem fazer falta ao brasileiro no final da temporada. Além disso, o começo de ano leva a crer que ele será irregular mais uma vez. Para piorar, Massa perde a cada vez mais a credibilidade que tinha com os fãs de F-1 ao não reconhecer seu erro, culpando o carro pelo que aconteceu: a sinceridade que caiu como uma luva após o GP da Malásia do ano passado não apareceu após a corrida no mesmo local esse ano. As próximas corridas serão fundamentais para o brasileiro: ou cala a boca dos críticos como fez ano passado no Bahrein e na Espanha ou começa a perder seu espaço na F-1. Espero que Massa se concentre e se isole do mundo nessas 2 semanas para dar o seu melhor, porque caso contrário...

E já ia me esquecendo! Hoje faz 17 anos da emocionante vitória de Senna no Brasil em 1991, terminando a corrida apenas com a 6º marcha. Os momentos seguintes a bandeirada são muito bonitos: Senna gritando de dor após a vitória e os fiscais comemorando a vitória enquanto Senna parava seu carro, esgotado. (OBS: Reza a lenda que minha mãe, ao comemorar a vitória, me levantou: e eu, que tinha 3 anos, comecei a chorar; prova de que eu já me emocionava com Senna, rs!)


3 comentários:

Daniel Leite disse...

Felipe Massa é ótimo piloto, na minha opinião. Só acho que ele ofusca o próprio talento pela instabilidade que demonstra. Tanto na pista, errando como não poderia, como fora, não admitindo o erro, como foi muito bem falado no post. Acredito que ele vá se recuperar na temporada, e é o "favorito para terminar o campeonato em 3º". Infelizmente muito pouco para quem se acostumou a ver cenas como as últimas do artigo. Senna foi demais!

Até mais!

Loucos por F-1 disse...

Acredito que ele dará a volta por cima no Bahrein. Vou torcer e esperar por isso.
Nosso incrivel Senna, que saudade. Jamais haverá um outro igual.

Abraços

Leandro Montianele

Vinicius Grissi disse...

Ainda acredito no Massa, mas concordo com você. Ou ele prova logo que é bom piloto, e que pode ser campeão, ou vai perder espaço na categoria.