sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A vez de Rooney


Após a saída de Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney deverá assumir o posto de estrela do Manchester United

Com a saída de Cristiano Ronaldo para o Real Madrid, o cargo de principal jogador do Manchester United ficou vago. Como as contratações feitas por Sir Alex Ferguson não foram impactantes a ponto de se dizer que o português foi devidamente substituído, cabe a alguém que já estava no clube assumir a posição de estrela dos Red Devils: Wayne Rooney.

Talvez Rooney seja um jogador subestimado em terras brasileiras, muito provavelmente pelo seu forte temperamento, pelas inconstantes atuações pela seleção inglesa e principalmente pelas inoportunas comparações com Pelé que a imprensa de seu país fez. Realmente uma pena, pois dessa forma muitos não dão a devida atenção ao camisa 10 do Man Utd: um atacante perigoso, rápido e extremamente esforçado (não no sentido pejorativo da palavra).

Mas chegou o momento de definitivamente ser reconhecido como um grande jogador - não só aqui, mas mundialmente. Na verdade, já passou da hora. E para isso, nada melhor do que ganhar a condição de destaque do time, numa atitude muito justa do treinador da sua equipe. Isso porque o inglês já vinha tendo um ótimo desempenho nas últimas temporadas, mas era ofuscado pelo brilho de Cristiano Ronaldo, principalmente quando o português mostrou um futebol mais objetivo e desandou a fazer gols. Como também não tinha a habilidade de seu antigo companheiro, ficava de certa forma em segundo plano.

Mas foram suas atuações na última temporada que provaram ainda mais sua importância ao clube. Rooney aproveitou a ausência de Cristiano Ronaldo no time titular em algumas oportunidades e até mesmo seus momentos sonolentos para roubar as atenções e liderar o time às vitórias, como no gol que deu ao United o título do Mundial de Clubes. Como em outros tempos, suas estatísticas foram tão boas quanto as do luso, fazendo com que fosse considerado algo como o segundo melhor jogador da equipe e quase alcançasse o status de craque. São fatos como esses que fazem com que Ferguson, acertadamente, lhe dê um papel essencial na sua equipe.

A chance de substituir o ex-camisa 7 do clube como principal jogador do time em campo não quer dizer que ele fará a mesma função que o português fazia no Manchester United. O ex-Everton já declarou que dessa vez atuará no ataque, algo que o deixou satisfeito, pois segundo ele é a posição em que prefere jogar. Dessa maneira, terá a chance de marcar ainda mais vezes, se tornar o principal goleador da equipe e compensar os possíveis problemas de criação que a equipe poderá sentir pelo menos nos primeiros meses, principalmente se o time sentir a falta de Ronaldo, Giggs não estiver na melhor condição física e Nani e o recém-contratado Valencia não se acertarem no setor ofensivo.

Porém, mais do que se tornar o principal goleador, terá que assumir o papel de líder do time. É nessa temporada que deve mostrar que amadureceu, tanto no quesito mental quanto no futebol, a ponto de poder ser considerado muito mais do que um branquelo mal encarado que possui um bom futebol. Os Red Devils agradecem.

4 comentários:

Net Esportes disse...

lembro-me do desentendimento dos dois na Copa durante Portugal X Inglaterra que culminou na expulsão do inglês ...... fora isso nunca notei se os dois não se davam muito bem, porém acredito mesmo que o Rooney vai ter mais espaço sem o CR .... acho até que ele já vinha jogando muito mesmo com o portuga em campo ......

Vinicius Grissi disse...

Realmente este é o ano para o Rooney provar que é um grande jogador. Gosto do estilo dele e acho que tem tudo para fazer uma bela temporada e comandar o Manchester para mais vitórias.

André Augusto disse...

Já na última temporada, o Rooney foi melhor que o CR. Portanto, acho que ele está apto a ser o líder "técnico" dessa novo Manchester. Que eu ainda acho que pecou por não substituir o português à altura. Vamos ver se Owen conseguer render.

Leandrus disse...

Breves comentários:

Netesportes, também lembro desse problema entre os dois. Inclusive, falaram que o português poderia sair do Man Utd justamente por causa dessa discussão. Porém, no primeiro jogo da temporada seguinte, os dois tiveram uma excelente atuação numa partida contra o Fulham e pelo menos deram a impressão de que o episódio estava superado.

Vinicius, e Rooney já começou bem: o gol da magra vitória do Man Utd em cima do Birmingham por 1 a 0 foi dele.

André, também acho um erro não ter contratado alguém a altura de CR. Até porque Valencia e Nani tiveram atuações nada animadoras na partida inicial da Premier League. E quando a equipe nao tinha o português, tinha Rooney. Agora, é só com o inglês.

Ateh!