quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Deu tudo errado. E a culpa é de quem?


Quatro Leandros chegaram nas Laranjeiras este ano: Leandro Bonfim, Leandro, Leandro Amaral e Leandro Domingues. Nenhum deles deu certo até agora

As cabeças continuam rolando nas Laranjeiras. Depois da saída de três técnicos, na última segunda-feira foi a vez do coordenador de futebol Alexandre Faria ser demitido do clube. A sua demissão evidenciou um dos principais motivos da pífia campanha do Fluminense no Brasileirão até o momento: o fracasso nas contratações neste ano.

As aquisições do tricolor carioca no mercado em 2009 simplesmente não deram resultado algum. Entre nomes disponíveis no cenário carioca, em outros cantos do país e até mesmo que voltaram para o país “dando um passo para trás para depois dar dois para frente”, praticamente ninguém se salvou. Algo muito grave para um time que precisava repor a saída de nomes fundamentais como Thiago Silva, Júnior César, Washington e Arouca.

É verdade que a diretoria/Unimed bobeou ao confiar demais em alguns nomes. Talvez não fosse necessário contratar Jaílton, um volante contestado no Flamengo, quando se tinha outros quatro no elenco do mesmo nível – Wellington Monteiro, Fabinho, Mauricio e Romeu. Apostar em Leandro Bonfim, uma eterna promessa que, para variar, deixou o Vasco pela porta dos fundos, foi algo extremamente arriscado. O mesmo pode-se dizer de Roger, atacante que já havia falhado ao passar por clubes de maior tradição e exposição e manteve a sina no clube carioca (confesso que achei que poderia se útil depois de sua boa passagem no Sport, mas suas primeiras partidas pelo Flu provaram o contrário).

Com um elenco enfraquecido, tudo o que o clube não precisava era fazer apostas arriscadas, em jogadores que vinham em má fase ou que davam a impressão de que não iriam acrescentar muita coisa ao time. Nesse caso, era muito mais fácil apostar nos garotos de Xerém - o clube se vangloria em tê-los, mas pouquíssimas vezes soube aproveitá-los bem.

Até aí é fácil jogar pedras nos responsáveis por essas contratações. Mas como criticá-los por outras de peso, que tinham tudo para dar liga, mas não fizeram nada de útil até agora?

É aí que entram jogadores como Leandro, Diguinho, Leandro Amaral e até mesmo Fred. Todos vinham de boas campanhas em seus antigos clubes, mas que até agora fracassaram e não fizeram mais nada além de jogar o dinheiro da patrocinadora do clube fora. O lateral-esquerdo talvez tenha feito pior que Gustavo Nery em 2007. O ex-volante do Botafogo só irritou a torcida tricolor com más atuações, uma “estranha” doença e boatos de estar se destacando na noite carioca. O ex-atacante do Vasco não fez um gol até agora e passa mais tempo no departamento médico do que em campo. E o centroavante que chegou com o mesmo impacto que Ronaldo e Adriano tiveram em seus clubes, está muito longe de repetir o desempenho de seus companheiros de seleção em 2006: enquanto os outros lideram os ataques de seus times, o camisa 9 do Flu se destaca pela seca de gols e por 2 imperdoáveis expulsões no Campeonato Brasileiro.

Por mais que Unimed e Fluminense sejam duas instituições fora de sintonia atualmente, nesse caso não foram culpados. Com o currículo que os jogadores citados acima possuem, a aposta feita neles realmente parecia acertada; não era de se esperar que fracassassem no clube. Mas fracassaram. Tinham condições de substituir os que deixaram o clube, talvez não com a mesma eficiência, mas ainda assim jogando bem; porém, nem isso mesmo fizeram até agora. Resultado: o time sofre sente a necessidade de grandes nomes, mas os que foram contratados e deveriam assumir esse papel não ajudam em nada. A lanterna do Brasileirão é uma consequência disso.

Em meio a mudanças no comando do clube e no time titular, a equipe tenta se reforçar. Até agora, Ruy e Roni chegaram às Laranjeiras. Muito pouco para quem precisa se reforçar em praticamente todos os setores, única maneira de consertar todas as contratações que deram errado até agora e salvar o ano.

Foto: globoesporte.com

7 comentários:

Jogo Aberto disse...

é complicado mesmo!

Saulo disse...

O Fluminense tem um bom time. Tem um time para brigar por título, mas o problema maior do Flu é interno. É muita bagunça.

Marcos Antonio disse...

o Flu é um time mto bagunçado mesmo e presunçoso pois acho que eles sempre a intenção que estão formando áquinas, mas sempre tropeçam nas prórpias pernas, se vacilar eles vão pra segundona de novo! E Sem virada de mesa!

Net Esportes disse...

Por algum milagre talvez eles conseguiram uma goleada incrível ontem, será que agora vai ?? eu acho que para se montar um bom time precisa ter no mínimo uma boa organização, sem isso e sem um planejamento adequado acaba se fazendo muita besteira .....

Vinicius Grissi disse...

O time não era tão bom quanto parecia no início do ano. Mas também não é tão ruim quanto parece agora. Aos poucos, o Flu vai chegar no lugar certo. A goleada de ontem foi um bom início.

Rodrigo Garcia disse...

É o seguinte,sou rubro- negro como vc;mas o time do Fluminense não é tão horrível quanto parece,mas tem hora que tudo dá errado.
Com a vitória de ontem sobre o Sport,eu acho que agora o tricolor carioca vai deslanchar e navegar por águas tranquilas,apesar de Renato(trapalhão)gaúcho como treinador.
Valeu!!
Um abraço,é sempre bom ter pessoas comentando sobre o futebol do Rio.


http://rodrigofutebolgarcia.blogspot.com(Futebol Sem Censura)

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Necesitas ganar dinero y no sabes que hacer[/b]
Hemos hallado la mejor pagina web en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente formas de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de metodos de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar-dinero-ya.com[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]