segunda-feira, 21 de julho de 2008

Um dia no céu, outro no inferno

Como rubro-negro, certamente saí irritado do Maracanã após o jogo de ontem, quando o Flamengo perdeu mais um jogo importante em casa. Porém, não estava mais irritado com Souza, Egídio ou qualquer outro jogador que tenha se saído mal, mas sim com a própria torcida.

Afinal, assim como todo o time, a torcida não foi nada bem no jogo de ontem. A fanática legião de rubro-negros, conhecida por empurrar o time durante os 90 minutos, botando fogo na partida e ajudando a amedrontar o adversário, foi justamente o oposto ontem: criticou o time durante a maior parte do tempo, vaiou alguns jogadores desde o primeiro tempo...enfim, fez o papel de “corneta” durante boa parte do jogo, só realmente levando o time para a frente durante o começo do segundo tempo, até o Vitória marcar o seu primeiro e solitário gol. Aí que a casa caiu de vez.

Tudo bem que Souza, um jogador muito contestado na Gávea ultimamente, fez outra péssima partida, errando várias jogadas. Tudo bem que Egídio, que nunca foi visto com bons olhos, fez outra partida horrorosa. Mas porque criticar Tardelli durante todo o jogo (ou chamá-lo de horroroso (sic), como ouvi diversas vezes ontem), sendo que muitos pediam que o atacante entrasse no lugar de Marcinho ou Renato Augusto desde quando os 2 ainda estavam no Fla? Porque taxar o meio campo do time de “defensivo” quando, na semana passada, após a vitória convincente em cima do Vasco, o mesmo era elogiado por ser composto por jogadores que defendiam e atacavam com a mesma eficiência? E pasmem, porque em menos de 1 mísera semana Léo Moura, jogador que todos pediam na seleção brasileira, virou horroroso e mascarado? Nem mesmo o pobre do Erick Flores, garoto promissor, de bom toque de bola e raçudo, foi poupado: antes chamado de nova jóia rubro-negra, agora já é considerado um simples jogador de elenco. E isso porque só jogou 3 partidas com a camisa do Fla!

Digo novamente: tudo bem, o time jogou mesmo mal ontem. Mas já vi outras partidas em que o time não vinha tão bem em campo, mas a torcida continuou empurrando o time para frente. E isso não faz muito tempo: foi ano passado mesmo, em jogos difíceis contra Corinthians e Santos durante a arrancada até a 3º posição do Brasileirão. Além disso, parece que ninguém percebeu que o Vitória veio muito bem armado, com um sistema defensivo duro de ser quebrado e efetivo nos contra ataques (Vágner Mancini foi muito bem ontem, como de costume; talvez dispensá-lo foi um dos maiores erros do Grêmio nos últimos anos). Que toda a torcida rubro-negra repense as atitudes de ontem; se é para vaiar, que vaie no final do jogo ou quando o mesmo já estiver perdido. Mas enquanto o time precisar de forças para vencer, é necessário apoiar. Senão o slogan da torcida do Flamengo está errado...

5 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Alguns times realmente estão sofrendo com a torcida. A do Cruzeiro está insatisfeita com Adilson, a do Flamengo com alguns jogadores.

Realmente é preciso pegar leve e os torcedores precisam perceber que os trabalhos são feitos à longo prazo. Erick Flores, por exemplo, é um jogador de muito potencial. Vale lembrar que alguns destes jogadores acabam saindo do clube e brilhando no rival, deixando com raiva.

Everton Domingues disse...

17 anos. Quase duas década se passaram, desde q naquela tarde na Bélgica dois brasileiros dividissem pela última vez um mesmo pódio da F-1. Senna e Piquet. Airton e Nelson. Todo esse tempo rolou pra vermos Massa e Piquet (o Nelsinho) levantarem duas bandeiras verde-amarela-azul-branca nos mastros da F-1 novamente.
Confesso q não morro de amores pelo little Piquet como admiro a versão senior. Mas gostei de ver dois brazucas de novo fazendo a festa lá em cima.
Abraços e parabéns pelo blog

Everton
www.beijingolimpica.blogspot.com

Loucos por F-1 disse...

Excelente post meu xará!!!

Como um digno amante do Rubro Negro carioca vc disse tudo.
É nos momentos de dificuldades que a torcida tem que apoiar o time em busca da virada. Torcer, gritar, falar bem quando está ganhando é molinho. Realmente o time deixou a desejar, mas é obrigação da massa rubro negra continuar dando o apoio antes do término da partida. Espero que está cena não se repita mais e a torcida tome vergonha na cara porque o time merece insentivo nos momentos de dificuldades.

Saudações Rubro Negras!!

Leandro Montianele

Daniel Leite disse...

Grandes pensamentos, Leandrus.

A torcida do Flamengo está de brincadeira. O time é o líder de um campeonato embolado, difícil e nivelado. Não há o que ou de quem reclamar. É claro que o Fla tem jogadores limitados. Mas quem não tem? O que dizer de Gladstone, Fabinho Capixaba (Palmeiras), Fabinho (Fluminense), Hugo (SP). Todos integram ótimos times. Todos podem, sim, produzir bons lances, boas partidas. Mas são histórica ou recentemente limitados, assim como Egídio, Jaílton, Souza e Cia. Não é este o público flamenguista que carregou o time no ano passado.

Até mais!

Leandrus disse...

Breves comentários:

Vinicius, com certeza ao escrever esse texto pensei na torcida cruzeirense. E essa impaciência com os mais jovens é algo que irrita e demais, principalmente porque as pessoas não aprendem quando vêem um jogador que criticava muito quando jogava no time pelo qual torciam arrebentando em outro clube. Eu confesso que aprendi rápido: foi só ver o Adriano batendo um bolão na Internazionale que parei...

Everton, valeu mesmo! Eu também nunca fui muito fã do "little Piquet" (gostei dessa) mas foi legal para o nosso automobilismo uma cena do tipo. E que venham mais assim.

Leandro, valeu pelo elogio! Você, que também é rubro-negro, certamente entendeu o que eu disse. Vamos ver o comportamento nos próximos jogos (com colaboração do time tb, óbvio...).

Daniel, a torcida do ano passado era bem mais paciente do que a desse ano. Acho que a ânsia de querer ser hexa também está fazendo mal...

Ateh!