sexta-feira, 4 de julho de 2008

A recuperação é possível

A ressaca continua, a decepção ainda está estampada no rosto de todos, mas vai chegando o momento de sacudir a poeira. Após a perda do título da Libertadores, o Fluminense volta a concentrar suas forças somente no Campeonato Brasileiro. Porém, a situação não é nada favorável: devido à decisão da comissão técnica de poupar os titulares (quase sem exceção) durante os 8 jogos já disputados, o tricolor carioca se encontra na última posição, com apenas 3 pontos, sem nenhuma vitória e 16 pontos atrás do líder Flamengo.

Renato Gaúcho, assim como a comissão técnica do Fluminense, acredita que não só irá se recuperar no campeonato como conseguirá uma das vagas para a Libertadores do ano que vem. A maioria dos jornalistas, em cima do muro, prefere não arriscar palpites muito audaciosos, mencionando apenas que os jogadores precisam se recuperar do baque sofrido na última quarta-feira o mais rápido possível. Os torcedores adversários, felizes com destino tricolor, repetem que, devido à péssima campanha inicial, o time brigará para não ser rebaixado.

Creio que o time de Renato Gaúcho ainda tem chances de brigar pela vaga na próxima Libertadores. Um time que chegou na final da Libertadores e jogou partidas dominadas pelo nervosismo e pela tensão contra São Paulo e Boca Juniors tem total capacidade para reverter essa situação, mesmo tendo a pior campanha de um lanterna na 8º rodada do Brasileirão na era dos pontos corridos. E não me baseio na fenomenal e surpreendente arrancada rubro-negra no ano passado, mas sim no desempenho do Vasco do próprio Renato Gaúcho em 2006. Naquela ocasião, o Vasco tinha perdido a final da Copa do Brasil para o Flamengo e, após se abater e encontrar um elenco abatido e desanimado, Renato quase levou o time à Libertadores. Obviamente lembro que o Vasco não era o último colocado do Campeonato Brasileiro naquela época, mas tinha um elenco muito mais limitado do que o atual time do Fluminense.

Renato Gaúcho terá que fazer a mesma coisa que fez em 2006: levantar a moral dos jogadores o mais rápido possível. E mesmo sendo um técnico que se abate e se irrita facilmente nas derrotas, o ex-jogador do Grêmio tem todas as condições de fazer isso novamente. Talvez a reação não seja imediata, mas sim dentro de algumas rodadas. É importante lembrar que, no ano passado, o Flu terminou na 4º do Brasileirão após disputar várias partidas sabendo que já estava classificado para a Libertadores, graças ao trabalho de Renato, que não deixou os jogadores se desmotivarem em momento algum.

Porém, há um problema que pode atrapalhar os planos do Flu: o assédio europeu aos seus jogadores. Thiago Neves, Thiago Silva, Arouca e Gabriel, todos jogadores importantes ao time, estão próximos de saírem do clube, graças à exposição que o clube ganhou chegando à final da Libertadores. Isso pode atrapalhar e muito o clube, já que o mercado não oferece tantas opções de reposição no momento.

No entanto, mais um fator ajuda o Flu: das próximas 6 partidas, 4 serão no Maracanã. Para melhorar, esses adversários serão Atlético-PR, Vitória, Figueirense e o arqui-rival Vasco, equipes que não são muito perigosas fora de casa. Ou seja, a torcida também terá papel fundamental no processo de recuperação do time: será a hora de cada um provar que a torcida do Flu não é “torcida de modinha”, como muitos costumam chamar os tricolores, e que os jogadores ainda possuem a sua confiança.

A tarefa será árdua, mas não impossível. Se o título está distante, a vaga para a Libertadores não está tanto, e ainda é cedo para falar em rebaixamento. Cabe aos jogadores levantarem a cabeça e jogarem com o mesmo empenho mostrado na maior competição internacional da América (não com a apatia mostrada no Campeonato Carioca), ressuscitando o grito de “Eu Acredito” tão citado nos últimos dias.

5 comentários:

Marcelonso disse...

Salve Leandrus,

Meu camarada,apesar de ser Rubro Negro torci muito pelo seu time,mas infelizmente não deu.
Aquele gol sofrido foi terrivelmente cruel,mas é a vida.
Tenho plena certeza que o Flu tem plenas condições de se recuperar no Brasileiro e conquistar no mínimo uma vaga para voltar a Libertadores,o time tem muita qualidade.

grande abraço

Leandrus disse...

Vlw pela visita Marcelo! Só não entendi uma coisa: torceu pro meu time e gol sofrido? Mas eu sou Flamengo!

Bom, deixa pra lá, rs

Daniel Leite disse...

(Que coisa, não?)

Concordo contigo, Leandrus. O Fluminense tem boas possibilidades de recuperação no Campeonato Brasileiro, até pelo dinheiro do patrocinador, que não deve permitir um desmanche. A briga por uma vaga na Taça Libertadores será, no entanto, muito árdua. E um eventual título, para mim, impossível. Não há uma superioridade do Fluminense que lhe permita tirar um déficit de 16 pontos em relação ao Flamengo, 14 do Cruzeiro e 13 do Palmeiras.

Até mais!

Blog F1 Grand Prix disse...

É difícil, mas se o Thiagos continuarem eu acredito. Fluzão na Libertadores 2009!

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Leandrus disse...

Breves comentários:

Daniel, realmente a diferença para os primeiros colocados é grande, mas dá para chegar perto, embora seja difícil. E quanto ao patrocinador, fiquei assustado com o que li nesses dias: a Unimed injeta 1 milhão por mês nas contas do Flu, coisa que não é muito fácil de acontecer no futebol brasileiro...

Gustavo, aí que está o problema. Acredito que um dos Thiagos irá sair (provavelmente, o camisa 10).

Ateh!