domingo, 27 de julho de 2008

Ou botam o pé na forma, ou...

O placar do jogo entre Flamengo e Botafogo não reflete o que aconteceu durante os 90 minutos jogados no Maracanã. Qualquer um dos times poderia ter saído com a vitória: o time da Gávea jogou muito bem o 1º tempo; já o time de General Severiano foi melhor no 2º, e, embora tenha levado certo sufoco do adversário no final do jogo, chegou a massacrar o adversário durante a mesma etapa.

Então, o que faltou para que um dos times saísse vencedor? A resposta é simples: finalizações precisas. Ambos os times pecaram demais na hora da conclusão, mesmo depois de construírem ótimas jogadas. E nem se pode dizer que os goleiros de cada time fizeram defesas sensacionais: salvo 1 ou 2 lances, a culpa foi mesmo dos finalizadores.

Do lado do Flamengo, faltou competência (e bota competência nisso!) ao atacante Obina. Aquele que muitas vezes é aclamado por ser melhor do que Eto’o perdeu no mínimo 4 grandes chances de gol (a maioria no 2º tempo, quando o Fla já era fortemente pressionado), incluindo uma no último lance da 1º etapa em que driblou Castillo e teve seu chute bloqueado em cima da linha pelo zagueiro Renato Silva. O atacante foi vaiado, mas a torcida precisa aprender que o camisa 18 é limitado e desengonçado; as chances de acertar um lindo chute são as mesmas de o atacante tentar um chute colocado e errar bisonhamente, como fez no jogo de hoje, em um dos seus últimos lances. Além das oportunidades perdidas pelo folclórico atacante, Éder e Juan também perderam lances gols incríveis (principalmente o lateral esquerdo, ao errar uma cabeçada com Castillo praticamente batido; é, mas o Obina também fez isso...); porém, neste caso o fator principal não chegou a ser a competência, e sim a tranqüilidade (aliás, a falta desta já está incomodando o Flamengo; é só lembrar do nervosismo de Ibson ao bater os pênaltis contra a Portuguesa na quarta passada...).

Já do lado do Botafogo...bem, do lado do Botafogo faltou um pouco de sorte, já que Wellington Paulista mandou uma bola na trave de Diego e Jorge Henrique, num lance idêntico ao de Obina no final do 1º tempo, teve um chute cortado por Fábio Luciano em ciam da linha. O que não explica alguns chutes que pareciam ser perigosos mas passaram longe do gol de Diego, dados por Lúcio Flávio, Alessandro e Jorge Henrique (este último sempre teve problemas com finalizações, algo que Ney Franco está tentando consertar).

Se quiserem algo a mais neste Brasileirão, os 2 times não poderão repetir o mesmo desempenho no ataque futuramente. O Fla não possui nenhum finalizador confiável no time (não, Souza não era um) e precisa contratar um atacante com esta característica urgentemente; algo que já era comentado antes, mas que fica mais visível a cada jogo. O Botafogo tem Wellington Paulista, mas o atacante não consegue reeditar as ótimas atuações do Campeonato Carioca, além de constantemente acertar a trave (como no jogo de hoje); como o time não possui um reserva à altura (Gil, Fábio e o já citado Jorge Henrique não são grandes finalizadores), as expectativas ficam depositadas no argentino Zárate, recentemente contratado. O que não pode é ver ambos os times perdendo tantos gols a cada rodada, prejudicando o desempenho do time na classificação do campeonato.

5 comentários:

GiglioF1 disse...

Leandrus,

Acho que o Fla na chega bem no finaldeste campeonato..nao ha tido a regularidade necessaria.

Concordo...pé na forma!!
Abraco!

Daniel Leite disse...

Renato Augusto e, principalmente, Marcinho foram perdas ruins para o Flamengo. Souza, nem tanto. Mas o fato é que o time terá que se acostumar a um novo estilo de jogo e, para isso, Obina precisa ter um aproveitamento melhor. Quanto ao Botafogo, a questão é que não há um finalizador de grande qualidade. WP passou por ótima fase, mas marcar muitos gols não é a dele - os santistas que o digam.

Até mais!

Zêro Blue disse...

Foi um jogo enfadonho.

O Flamengo vem caindo muito de produção, impressionante, já o Bota está subindo..



Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Arthur Virgílio disse...

Blog bacana, vamos trocar links?

Leandrus disse...

Breves comentários:

Giglio, creio que todos os times tem altos e baixos no campeonato. O momento do Fla é preocupante (até pq os próximos jogos serão bem difíceis, contra times fortes como Palmeiras e Cruzeiro), mas há chances de recuperação. A regularidade ainda pode voltar. O que pode não acontecer neste momento é o time se abater.

Daniel, é isso mesmo que você disse. Mas Obina sempre foi um atacante inconstante, como disse. E o Botafogo, que pensava ter resolvido o problema com WP, agora aposta suas fichas em Zarate. É esperar para ver.

Carlão, enfadonho o jogo não foi! Tanto que o placar foi bem enganoso, na minha opinião. E isso ocorreu principalmente pq os finalizadores não estavam nada inspirados.

Ateh!