sexta-feira, 11 de julho de 2008

O teu futuro é duvidoso

Depois de 2 temporadas decepcionantes, era quase óbvio que o Barcelona precisava fazer uma séria reformulação na equipe. O técnico Rijkaard já saiu do cargo, assim como Deco, Edmílson, Thuram e Giovanni dos Santos, enquanto Ronaldinho Gaúcho e Eto’o esperam propostas para deixar o clube. Enquanto isso, ao contrário da maioria dos times europeus, vários jogadores chegaram: o lateral direito Daniel Alves, os zagueiros Piqué, Henrique e Martín Cáceres e meio-campista Seydou Keita já desembarcaram no Camp Nou. O problema mora justamente aí.

Exceto Daniel Alves (que veio por um preço talvez exagerado, já que aproximadamente 30 milhões foram gastos na sua aquisição), as contratações feitas pelo principal clube da Catalunha foram normais; talvez normais demais para um clube de ponta como o Barcelona. Henrique mal estourou no futebol brasileiro, Cáceres é uma incógnita e Piqué ainda é uma aposta para o futuro. Já Keita é um bom jogador e mostrou isso no Sevilla, mas parece estar num nível abaixo dos ótimos Iniesta e Xavi, que devem ser peças-chave no novo time montado por Guardiola.

O que os torcedores certamente esperavam eram contratações de peso, como um novo meio-campista ofensivo e um atacante (já contando com as saídas de Ronaldinho Gaúcho e Eto’o). O momento ruim do time catalão exige grandes aquisições, já que os adeptos do clube estão sedentos por títulos e grandes atuações, principalmente nos clássicos contra o Real Madrid. Porém, nenhuma ainda foi acertada: tudo que o clube conseguiu até agora foi um “não” de Trezeguet. Além disso, parece que perderá uma possível briga pelo atacante Adebayor para o Milan (o que não acontecerá se Ronaldinho for para o time de Kaká, já que o vice presidente do clube declarou que somente o togolês ou o brasileiro será contratado).

Claro que o mercado somente começou a se movimentar agora, mas a diretoria precisa se mexer rapidamente (o que inclui não só a contratação de novos jogadores, mas também a certeza das saídas do atacante camaronês e de “Ronnie” e a solução dos problemas políticos). Pelo menos, o clube vem tentando contratar Van de Vaart, David Silva e Hleb e Drogba volta e meia tem seu nome citado nas listas de contratações. Mas se o nível das contratações continuar o mesmo, o Barça pode passar por maus bocados durante a temporada.

3 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Aposto em grande temporada do Barcelona. Estão montando um time jovem de muita qualidade.

Everton Domingues disse...

Fala Leandrus
Sou jornalista aqui de SP apaixonado por esportes olímpicos. Gostaria de te convidar a conhecer o meu q é sobre o tema: BEIJING OLIMPICA. Voltarei sempre por aqui pra trocar opiniões.
Gde. abraço
Everton Domingues
www.beijingolimpica.blogspot.com

Leandrus disse...

Vinicius, qualidade esses jovens têm. Mas em 2003, o Barça contratou Quaresma, muito jovem na época também, e o desempenho dele foi pífio. É preciso cuidado para que isso não ocorra novamente...

Everton, valeu mesmo pela visita!

Ateh!