terça-feira, 29 de julho de 2008

A culpa é do trauma

Num momento em que o Flamengo necessita de um grande reforço para o ataque, principalmente após as transferências de Marcinho, Renato Augusto e Souza e o baixo rendimento dos atacantes nos últimos jogos, a contratação de Vandinho, que já marcou 27 gols neste ano com a camisa do Avaí, não foi tão bem recebida pelos rubro-negros.

Não é muito difícil entender o ceticismo que muitos torcedores carregam consigo com a contratação do vice-artilheiro do Brasil até o momento. Afinal, nos últimos anos o Flamengo contratou 2 jogadores que eram artilheiros em seus clubes mas que não repetiram a mesma performance pelo time da Gávea. O primeiro foi Dimba, artilheiro do Brasileirão 2003 após marcar 31 gols com a camisa do Goiás. O jogador irritou profundamente os rubro-negros com várias oportunidades perdidas que acabaram tirando alguns pontos que seriam preciosos ao Fla, principalmente em jogos no Maracanã (quem se lembra de Flamengo 0 x 0 Coritiba sabe do que estou falando); seus 7 gols marcados no Brasileirão 2004 não foram suficientes para ter algum crédito com a torcida. O outro caso é bem recente: Souza, artilheiro do Brasileirão 2006 com 17 gols, sempre foi muito contestado no clube, principalmente entre os torcedores: embora até tenha marcado gols importantes no Campeonato Estadual do ano passado e tenha contribuído para todo o time fazendo o papel de pivô e marcando alguns gols importantes pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, sempre foi criticado por ser lento, ser muitas vezes dispersivo e também perder alguns gols incríveis.

Além disso, um sinal de alerta é aceso no torcedor cada vez que ele lembra de algumas contratações desastrosas feitas nos últimos tempos de jogadores vindos de clubes modestos, como Marcos Denner, Negreiros, Dill, Josafá...ou seja, cada vez que um rubro-negro ouve falar em um jogador oriundo de um time modesto, más lembranças o faz sentir calafrios.

Porém, embora o sucesso de Vandinho no Fla ainda seja incerto, é preciso paciência com o atacante. O fato do jogador vir de um time de pouca tradição não é motivo para conclusões precipitadas sobre o mesmo. Para finalizar, só lembro a todos de uma coisa: Liédson chegou na Gávea, em 2002, quase despercebido e desacreditado. E hoje, muitos torcedores rezam por sua volta.

Foto: http://www.avai.com.br

4 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Acho que a diretoria merece mais um voto de confiança da torcida. Vandinho pode dar certo. Já mostrou que sabe fazer gols. Mas ainda não é a solução para o time, e nem se pode colocar sob as costas dele esta responsabilidade.

Bruno Pinto disse...

As análises aos jogadores, antes mesmo de eles começarem a jogar, é muito frequente em clubes grandes, onde a cobrança é enorme. Vários jogadores chegam num determinado clube e, antes sequer de fazerem qualquer jogo, já recebem comentários pouco abonatórios dos adeptos ou até da imprensa.
Aqui em Portugal isso também acontece muito. O último exemplo é o brasileiro Hulk, contratado recentemente a uma equipa japonesa (Tokyo Verdy), por quem o FC Porto pagou 5,5 milhões por metade do seu passe. O facto de ser um jogador completamente desconhecido e o seu preço exagerado, já motivou a que os adeptos portistas - inclusivé eu - torcessem um pouco o nariz!

Daniel Leite disse...

Não sei se a cesta de atletas, inclusive Vandinho, dará certo. Mas é necessário o reforço da equipe do Flamengo. Não é viável confiar apenas em Tardelli, que tem atuado de maneira displicente, Obina e Maxi. Dentre as opções locais, Vandinho é a melhor em termos etários e numéricos e merece um voto de confiança.

Até mais!

Vinicius Grissi disse...

O Marcação Cerrada está de cara nova e cheio de novidades. Depois dá uma passada por lá!