segunda-feira, 14 de julho de 2008

Acumulando vitórias

Talvez a maior vitória do Flamengo não foi vencer o arqui-rival Vasco da Gama ontem à noite no Maracanã, mas sim manter Caio Júnior no comando do time. Até agora, o jovem técnico não sentiu a pressão de trabalhar num clube grande (algo que também não havia acontecido quando treinou o Palmeiras) e faz um ótimo trabalho na Gávea, levando o time à liderança do Campeonato Brasileiro.

Afinal, temos que lembrar que Caio Júnior desembarcou na sede rubro-negra no pior momento possível: justamente após a traumática, ridícula e patética (e o que mais você quiser chamar) eliminação da Libertadores. Porém, o técnico conseguiu manter o bom momento que o time passava até aquele fatídico jogo de maneira brilhante: não fez grandes alterações no esquema até conhecer bem o elenco; passou muita confiança aos insatisfeitos jogadores reservas, o que acarretou na subida de produção de jogadores como Jônatas e Obina; não inibiu a ofensividade e produtividade dos laterais Léo Moura e Juan, os principais jogadores do time; foi esperto ao perceber o ódio da torcida por Jaílton, colocando-o na geladeira por um tempo, até escalá-lo num jogo fora de casa (contra o Sport) em que o volante cumpriu bem seu papel, o que resultou até em alguns elogios ao jogador por parte da torcida nas últimas semanas. O “Harry Potter” brasileiro até conseguiu o que muitos duvidavam: conquistou pontos valiosos fora de casa, incluindo vitórias contra o Ipatinga e o temido Sport Recife.

O resultado de seu bom trabalho pôde ser visto no jogo de ontem, na vitória rubro-negra por 3 a 1. Um jogo em que o Flamengo foi superior ao Vasco durante a maior parte do tempo: contando com a ajuda da péssima zaga adversária, o Fla facilmente abriu uma vantagem de 2 gols no primeiro tempo (gols de Ibson e Fábio Luciano, após uma verdadeira lambança do vascaíno Eduardo Luiz), deixando o 3º e mais bonito gol do time da Gávea para o segundo tempo, num momento em que o Fla já tirava o pé do acelerador, quando Cristian acertou uma verdadeira bomba de fora da área, lembrando seus bons tempos de Paulista. Como no jogo contra o Náutico, o time deixou a impressão que marcaria mais uma vez quando quisesse (teve grandes chances, algumas desperdiçadas por puro preciosismo), o que possibilitou a chegada do Vasco ao ataque, que foi presenteada com o solitário gol de Alex Teixeira já no fim do jogo.

Porém, esse relaxamento do Flamengo só se deu porque o placar foi construído de forma esmagadora ao decorrer da partida, com todas as características do time formado por Caio Júnior: Jônatas deu grandes passes e armou diversos contra ataques, Léo Moura e Juan levaram os adversários à loucura e o time foi ofensivo durante a maior parte do tempo. Se o time mantiver a ótima forma tanto dentro como fora de casa, o casamento entre Caio Júnior e Flamengo tem tudo para durar por muito tempo. E os maiores vencedores certamente serão o clube e a torcida.

8 comentários:

Zêro Blue disse...

Esse ano vai ser mesmo difícil segurar o Flamengo, já conseguiu inclusive manter o Caio....

Não vai ser mole pra nós, hehehhe



Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Sou Cruzeirense - Site - Tudo sobre o clube que manda em Minas
Sou Cruzeirense - BLog - Tudo sobre o clube que manda em Minas
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Vinicius Grissi disse...

A manutenção do Caio deixa o Flamengo ainda mais forte para lutar pelo título. Os outros times que se cuidem, ou o Flamengo vai disparar.

Pâm Cristina LF* disse...

Ta feliz da vida né??
Huhauhuua olha que o tricolor ainda chega rs..eu confio!
UHuauUa..bom o Mengo ta bem na fita e não tem como discutir, é esperar pra ve se não vai tropeçar na reta final rs...Beijosssssss

Anônimo disse...

Realmente, Leandro. O Caio Junior foi a maior vitória do Flamengo esses dias. Dá pra ver que o time rubro-negro é ainda mais bem encaixado do que o do Joel, que já era bom. Tem esquema tático e um jeito de jogar bem definido, agredindo o adversário o tempo todo. É uma nova safra de treinadores que só tem a engrandecer o futebol brasileiro.

E, no Rola Blog, faço um agradecimento sincero ao Fla.

Abraço.

Daniel Leite disse...

Ótima para o Flamengo a manutenção de Caio Jr. Melhor ainda o futebol demonstrado contra o Vasco, bastante rápido e ofensivo, como foi aqui colocado. Como observou, Caio não foi mal no Palmeiras. O elenco era horrível, a campanha foi razoável. Um ótimo saldo para quem, agora, pode ser campeão com um plantel bem melhor.

Até mais!

Blog F1 Grand Prix disse...

Concordo com você, Leandro, a permanência do Caio Júnior foi muito mais importante. Eu odeio dizer isso, mas o Fla tem uma boa chance de ganhar esse campeonato. Se ao menos a gente pudesse recuperar os pontos que perdemos por causa da Libertadores...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

warley.morbeck disse...

Vamos segurar nosso elenco. Marcinho e RA não farão a menor falta.

Warley Morbeck
http://flamengoeternamente.blogspot.com/

Pâm Cristina LF* disse...

hihihihihiihi
tricolor ta chegano....
=D