quarta-feira, 2 de abril de 2008

Poderia ter sido melhor

Nos dois jogos que restavam da 1º rodada das quartas de finais da Liga dos Campeões, o Fenerbahce ganhou o Chelsea de virada por 2 a 1, enquanto Arsenal e Liverpool ficaram no 1 a 1. Mais uma vez, não tive poderes especiais para ver 2 partidas ao mesmo tempo, e preferi ver Arsenal x Liverpool.
Todos sabem que o Liverpool é um time que sempre prioriza a defesa, principalmente quando joga fora de casa: por isso, o time liderado por Gerrard esperava o Arsenal jogar e cometer algo erro para enfim criar um contra-ataque. Como o Arsenal é um time que prioriza o toque de bola e a paciência, o jogo começou bem morno, sem oportunidades de gols para ambos os times nos primeiros minutos.

Porém, as jogadas começaram a aparecer aos 20 minutos. Flamini achou uma brecha na zaga do Liverpool e tocou para Van Persie, que chutou sem perigo acima do gol de Reina. Mais 2 minutos e o Arsenal marcou seu gol: após cobrança de escanteio de Van Persie, Adebayor cabeceou sem chances pra Reina. Quem achou que o jogo finalmente ficaria interessante, já que o Liverpool teria que sair para o jogo e Arsenal poderia aproveitar possíveis brechas, se enganou: 3 minutos depois do gol do Arsenal, Gerrard roubou a bola de um jogador do Arsenal que tentava sair rapidamente da zaga, foi até a linha de fundo após quase deixar um zagueiro do time londrino torto e cruzou para a área: Kuyt apareceu entre dois jogadores do time adversário e conseguiu marcar o gol de empate.

E aí o jogo voltou a ficar bem morno. O Arsenal não encontrava espaços na forte marcação do Liverpool, além de persistir muito em jogadas pelo meio, talvez esperando algum passe genial de Fabregas ou uma boa jogada feita por Hleb ou Flamini; já o Liverpool mal ia para o ataque, e quando ia, era por meio de contra ataques, geralmente pelo lado esquerdo com Babel (Kuyt estava quase esquecido do lado direito).

Na volta para o segundo tempo, o Arsenal voltou com Walcott no lugar de Van Persie. O jovem inglês jogou bem aberto pela esquerda, tentando tirar proveito de sua velocidade para cima de Carragher e deixando Adebayor perdido e isolado no meio dos zagueiros do Arsenal (no primeiro tempo, Van Persie atuava próximo ao togolês, que assim não ficava tão isolado). Como o Liverpool já tinha em mãos o resultado que interessava, pouco se arriscava no ataque; porém, Walcott levava algum trabalho a meta de Reina, ora arriscando um chute perigoso, ora tentando armar jogadas para o isolado Adebayor.

E aí vieram 2 lances chaves do jogo. O primeiro aconteceu aos 20 minutos, quando Hleb, após fazer bela jogada, foi puxado claramente por Kuyt dentro da área, mas o juiz nada deu. E minutos depois, Adebayor, tentando jogar em cima de Carragher (Walcott já tinha sido deslocado para jogar no lado direito), cruzou e Fabregas conseguiu concluir a jogada: porém, o desengonçado Bendtner, que estava distraído em cima da linha, acabou desviando a bola que iria para o fundo das redes. Depois dessa chance perdida, o placar não poderia mudar mesmo; e como o Arsenal não conseguiu encontrar forças para criar outras boas jogadas, cedendo à forte marcação do time adversário, o jogo terminou empatado.

O Liverpool foi para Londres com a intenção de buscar um resultado que colocasse o time em uma condição confortável para o próximo jogo. A forte marcação do time de Anfield Road, sempre bem armada por Rafa Benitez, conseguiu arrancar um empate fora de casa. Infelizmente, às custas de um futebol feio, que tira parte do brilho do espetáculo e deixa decepcionados aqueles que sempre esperam um jogo cheio de emoção.

5 comentários:

Loucos por F-1 disse...

Minha aposta para a liga dos campeões é o Liverpool, por já ter se mostrado diversas vezes um time copeiro. Acho muito difícil deixarem escapar essa vaga em casa.
O Fener pode surpreender o Chelsea na Inglaterra no jogo de volta. Acredito muito no trabalho do Galinho frente ao time turco.

Abraços!

Leandro Montianele

Daniel Leite disse...

O Liverpool é sempre assim. E é assim que ele tem alguma chance de conquistar a UCL, como já fez em 2005. Sou um fã de Mascherano, e vejo nele o pilar deste ferrolho do Rafa Benítez. Quanto ao Arsenal, fica claro o excelente trabalho de Wenger. Mas também a limitação de alguns pontos do elenco (como com Bendtner), que pode ser crucial para a classificação do Liverpool, que agora é um pouquinho (pouco mesmo!) favorito.

Até mais!

Felipe Hammes Rodrigues disse...

Também estava esperando um jogo mais emocionante, devido à grandeza e qualidade dos dois Clubes. Acho que a tradição do Liverpool em Copas fará com que o time leve a vaga à semi. Sou fã do meio-campo do Liverpool (além do Chelsea).

Leandrus disse...

OPS! Fui pro show do Ozzy ontem e não tive tempo de entrar no blog! Agora sim faço meus comentários...

Leandro, eu tb acho difícil o Liverpool perder essa vaga em casa; e por isso, acho que vem mais jogo feio por aí...
Quanto ao Fenerbahce, confesso que não boto fé nesse time. Acho o elenco meio imaturo para UCL; inclusive, já chegaram longe demais.

Daniel, eu confesso que quase nunca reparo no Mascherano nos jogos do Liverpool; acho que é justamente por isso que todos são fãs dele, porque faz o seu trabalho corretamente, sem muito escandalo.
Quanto ao elenco do Arsenal, certamente precisa de alguns reforços; na minha opinião, precisam de um atacante que possa substituir Adebayor e Van Persie a altura (sem Eduardo fica mais dificil), além de não terem um meio campo reserva que possa substituir Fabregas com o minimo de dignidade.

Felipe, na minha opinião o meio campo do Chelsea com Ballack, Essien e Lampard seria o melhor do mundo; seria, se Ballack e Lampard reencontrassem o futebol que os consagraram anos atrás...

Ateh!

Blog F1 Grand Prix disse...

Eu torci muito pro Chelsea, mas não teve jeito. E o pior foi agüentar a galera da faculdade torcendo pro "time do Zico", como repetia o tempo inteiro o narrador...

Grande abraço,

Gustavo Coelho