terça-feira, 8 de abril de 2008

Jogaço!

Num jogo emocionante, digno de UCL, o Liverpool derrotou o Arsenal por 4 a 2 (jogo que escolhi para ver) e passou para as semifinais . No outro jogo, o Chelsea venceu o Fenerbahce por 2 a 0 e também garantiu sua passagem às semifinais.

O Arsenal começou surpreendendo o time do Liverpool, criando as melhores oportunidades no começo do jogo, enquanto o time da casa tentava se encontrar. Como o time de Wenger não é bobo, Diaby marcou o primeiro gol do jogo, deixando o time visitante em vantagem.

Após o gol, o time do Arsenal trocava passes tranqüilamente no meio campo do Liverpool, com uma facilidade maior do que a mostrada no primeiro encontro entre os 2 times; enquanto isso, o Liverpool ainda atordoado pelo gol tomado, errava simples passes que seus jogadores não costumam errar. Durante esses minutos de pane do Liverpool, Eboue deu um bom chute ao gol de Reina e Adebayor, após boa jogada tramada entre Diaby e Clichy, desviaria a bola para as redes, não fosse uma boa intervenção do goleiro do Liverpool.

Porém, nenhum time do mundo pode dar brechas para um time tão perigoso e traiçoeiro como o Liverpool. 10 minutos após o gol do Arsenal, Fábio Aurélio cruzou para a área, Crouch escorou para o centro e Kuyt, ao tentar concluir a jogada, se jogou no chão pedindo pênalti: essa jogada foi a senha para o Liverpool começar a tomar conta do jogo. Não que o time da cidade dos Beatles tivesse se arrumado em campo: Gerrard ainda tentava achar seu posicionamento ideal no campo e Fernando Torres e Crouch se anulavam dentro da área; porém, o Arsenal recuava assustadoramente e acabava dando espaços aos comandados de Benitez. Após mais alguns minutos de pressão, o gol do Liverpool finalmente saiu aos 30 minutos: Gerrard cobrou escanteio, Hyypia se livrou facilmente do lento zagueiro Senderos e deu uma cabeçada certeira no canto esquerdo de Almunia. Após esse gol, o Liverpool continuou pressionando, jogando principalmente nas costas de Clichy, mas o primeiro tempo seguiu sem maiores lances de perigo.

O segundo tempo começou da mesma maneira como acabou o primeiro tempo: o Arsenal continuava acuado e o Liverpool pressionava. O time chegou com perigo no primeiro minuto, com Crouch, e aos 7 minutos, com Fábio Aurélio. Era visível que o Arsenal não tinha se acertado na intervalo: os jogadores sumiam cada vez mais, Adebayor estava isolado entre os zagueiros do Liverpool, e Fabregas estava apagadíssimo, sem conseguir levar o time ao ataque.

Porém, aos poucos as coisas foram melhorando para o time londrino. Aos 17, após boa jogada do improvisado Toure, Eboue tirou um zagueiro da jogada, mas acabou perdendo o tempo e chutou a bola na rede pelo lado de fora. Quando o Arsenal começava a sair mais para o jogo, o time tomou uma ducha de água fria: após chute de Reina para a frente, a bola quicou na frente da zaga londrina, Fernando Torres dominou a bola e, após se livrar com um drible rápido de Senderos (mostrando sua lentidão mais uma vez), mandou uma bomba: um golaço, que classificava o Liverpool para as semifinais naquele momento.

Então finalmente Wenger mexeu no time: tirou Eboue e Diaby e colocou os velozes Walcott e Van Persie. Porém, a entrada dos 2 não surtiu o efeito esperado; embora o Liverpool começasse a recuar demais, como no primeiro jogo no Emirades Stadium, o Arsenal não conseguia fazer muita coisa: seus jogadores pareciam nervosos, a zaga batia cabeça ao tentar sair jogando e Fabregas e Hleb, responsáveis pela criação de jogadas, estavam apagadíssimos, irreconhecíveis.

Mas aos 38 minutos, o Arsenal chegou ao gol de empate: Walcott pegou uma bola na defesa, passou por 2 jogadores ainda no seu campo, foi carregando a bola, e ainda passou pelos perplexos Hyypia e Mascherano antes de cruzar para Adebayor, que não perdoou, empatando o jogo e calando o Anfield Road. A jogada do inglês provavelmente ficaria imortalizada, não fossem os acontecimentos seguintes.

Logo na saída de bola, enquanto os torcedores do Arsenal ainda comemoravam, Toure cometeu pênalti ridículo em cima de Babel. Gerrard bateu muito bem e não perdoou, para desespero dos jogadores e comissão técnica do Arsenal, já que o gol os desclassificava.

E aos 46, no momento de desespero do Arsenal, o "check mate" do Liverpool: Fabregas cobrou o tradicional "chuveirinho" mas a zaga do Liverpool rebateu para a frente; a bola sobrou para Babel, que ganhou na corrida de Fabregas e chutou na saída de Almunia, dando o golpe de misericórdia no time do Arsenal.

No final das contas, o Arsenal acabou sendo traído pela sua defesa, assim como na Premier League. O começo da queda de rendimento do Arsenal começou quando o Birmingham empatou um jogo nos acréscimos após uma bobeira de Clichy e quando Senderos marcou contra no empate em casa contra o Aston Villa. Agora, o time perde após duas falhas de Senderos e uma de Toure; e assim a temporada do Arsenal vai indo pelo ralo...

6 comentários:

Daniel Leite disse...

Terceira semifinal entre CHE x LIV em quatro anos. Agora, ser� diferente por um aspecto: o segundo jogo ser� em Londres. Quanto ao Arsenal, os problemas defensivos acabam com o time, de fato. O fato inusitado � que Senderos, o rei das lamban�as hoje, foi o principal jogador da Su�a (que n�o sofreu nenhum gol) na Copa.

At� mais!

Leandrus disse...

Daniel, confesso que só assisti 2 jogos da Suiça na Copa do Mundo: a estreia contra a França e akele jogo HORRIVEL contra a Ucrania. E se não me engano, o Senderos foi substituido pelo Djorou...era melhor ter ficado com o Senderos mesmo, rs.
Mas falando sério, o Senderos é akele zagueiro pra times medianos da Inglaterra; como já disse, é bom o Wenger abrir o cofre...

Ateh!

Loucos por F-1 disse...

Mais uma vez o Liverpool confirma sua fama de copeiro passando para a semi finais da UCL. Acredito que dê um clássico inglês e vermelho na final.
Me parece que a temporada do Arsenal vai indo por agua abaixo mesmo, mas esse time é jovem e tem muito o que amadurecer.

Abraço!

Leandro Montianele

Vinicius Grissi disse...

Realmente um jogo fenomenal. E o Liverpool pinta como o principal favorito mais uma vez...

Felipe Hammes Rodrigues disse...

Que baita análise. Parabéns, Leandrus. O Liverpool é espetacular em Copas. Mesmo ainda cedo, creio que já há o campeão da Champions.

Queria que meu Inter estivesse na Libertadores e a ganhasse para pegá-los no Japão.

Se tudo correr como eu penso, o Liverpool chegando ao título e o Boca conquistando mais uma Copa, teremos um extraordinário jogo. Mas ainda é muito cedo. Continuarei sonhando.

Leandrus disse...

Mais alguns comentários:

Leandro, também acho que o time do Arsenal tem muito a amadurecer. Porém, acho que o Wenger precisa ir às compras: o time ainda é deficiente em algumas posições, principalmente no banco de reservas.

Felipe, brigado pelo elogio! Quanto ao seu palpite, audacioso você hein! Acho que o Liverpool vai a final, mas ser campeão, acho que não dessa vez; mas sei lá, o Liverpool sempre me surpreende...

Ateh!