domingo, 6 de abril de 2008

E a paz volta a reinar na Ferrari...

E a paz volta a reinar na Ferrari. Após ser duramente criticado durante 2 semanas, Felipe Massa venceu o GP do Bahrein e conquistou seus primeiros pontos nessa temporada. Massa foi seguido por seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen e pelo polonês Robert Kubica (yeah!).

Mais uma vez a corrida teve seus grandes momentos nas primeiras voltas. Felipe largou melhor que Kubica e assumiu a primeira posição antes mesmo de completar a primeira curva, sem deixar o polonês sentir o gosto de liderar uma corrida após fazer sua 1º pole position. Mais atrás, Hamilton largou muito mal e perdeu muitas posições; Kovalainen, que largou em 5º, se aproveitou da mal largada de seu companheiro e ainda ultrapassou seu compatriota Raikkonen na primeira curva. Porém, Raikkonen recuperou sua posição ainda na metade da primeira volta.

A primeira volta ainda contou com o abandono de Vettel (os pilotos da Toro Rosso estão se revezando para ver quem sai na primeira volta; o próprio Vettel ficou na primeira curva na Austrália e Bourdais fez um passeio na brita da Malásia logo na primeira volta). E obviamente, a turma lá de trás ficou bem embolada: Fisichella ganhou 7 posições, enquanto Piquet ganhou 3, ao mesmo tempo que o inglês Jenson Button perdia várias posições.

Na segunda volta, Hamilton, tentando ganhar posições de qualquer jeito, acabou acertando seu bico na roda traseira de Alonso (viu bem Galvão? Alonso, não Nelsinho!) e perdeu mais posições ainda; acabou fazendo um pit stop não programado e caiu para a "excelente" 18º posição. Nelsinho também jogou sua boa largada no lixo ao rodar e perder algumas preciosas posições.

Com a mesma rapidez que Hamilton fez lambanças na corrida, Kubica perdeu sua posição para Raikkonen, num momento em que Galvão deve ter rezado para todos os santos, pedindo uma batida entre os 2. Falando em ultrapassagens, Heidfeld surpreendeu a todos ultrapassando Kovalainen, sem dar maiores chances para o finlandês recuperar sua posição.

A partir daí, a corrida não teve maiores atrações. O primeiro pit stop não trouxe alterações significativas. Enquanto Hamilton tentava ganhar posições, sem obter muito sucesso, Button forçou uma ultrapassagem em cima de Coulthard; os 2 se tocaram e Button levou a pior, saindo da prova. Muito se fala do azar de Raikkonen, mas azarado mesmo tem sido Button: é bom piloto, mas toda hora se envolve num acidente, ou o carro apresenta problemas...tá na hora de pedir uma proteção à rainha!

Poucas voltas antes do pit stop, Massa, que vinha fazendo corrida segura e correta, começou a ter sua diferença para Raikkonen reduzida; porém, o brasileiro não se desesperou, continuou fazendo voltas rápidas e fez seu segundo pit stop sem maiores problemas. Na volta do pit stop, ainda deu sorte de vários retardatários (ou "retardotários") estarem à frente de Kimi Raikkonen. A partir daí, Massa só administrou a vantagem para Raikkonen, enquanto Kubica ainda tentava, sem muito sucesso, pressionar o finlandês.

Mais algumas voltas e Felipe, depois de um bom banho de sal grosso e uma visita à Bahia, venceu o Gp do Bahrein de forma absoluta. Além do pódio já citado, Heidfeld terminou em 4º (colecionando vários pontos, como sempre), Kovalainen em 5º, Trulli em 6º (corrida discreta, mas catou pontos preciosos para a Toyota), Webber em 7º (fez boas largadas e ainda ganhou a posição de Rosberg nos boxes), e Rosberg em 8º. Rubinho fez outra corrida discreta, dividida em 2 partes: uma parte encaixotado atrás de Fisichella (ele só corre bem com carro ruim? hehe), e outra parte encaixotado atrás de Alonso. Hamilton terminou num decepcionante 13º, enquanto Nelsinho abandonou com problemas no câmbio (do qual ele já reclamava desde a volta de apresentação).

No pódio, uma imagem atípica: Felipe Massa não comemorou como de costume, mantendo uma fisionomia séria, embora de alívio; provavelmente quis mostrar que a vitória era uma resposta as duras críticas que sofreu durante 2 semanas, onde só faltaram botar Schumacher de volta no carro da Ferrari. E conseguiu, dominando quase todos os treinos e fazendo uma corrida quase perfeita: largou muito bem, quase não cometeu erros, e quando foi pressionado por Raikkonen, respondeu com voltas rápidas. Ótima maneira de acabar com as críticas, mas se bobear na Espanha, já sabe né Felipe....

OBS: Infelizmente não vou no Maracanã hoje ver Flamengo x Vasco, e consequentemente não poderei comentar nada sobre o jogo; dói muito no coração não ir ao Maracanã num jogo desses, mas é por uma boa causa: vou para um show de heavy metal, "as usual"..

8 comentários:

Daniel Leite disse...

Massa foi fantástico no deserto, como no ano passado. Raikkonen, regular, foi o de sempre, com uma performance bastante positiva. As lambanças de Hamilton e da McLaren completaram um final de semana perfeito para a Ferrari. Em que, diga-se de passagem, Kimi foi o grande vencedor, pois está a cinco pontos de Hamilton, na liderança.

Até mais!

Rodrigo Santos disse...

Agora o Massa tem que manter uma regularidade, pq senão não adianta nada ganhar.

Loucos por F-1 disse...

Agora é o Massa continuar andando na frente sem cometer erros. Ele tem total condições de brigar por esse titulo.
Quanto ao Hamilton prefiro nem comentar a cagada que ele fez...aff

Abração!

Leandro Montianele

Blog F1 Grand Prix disse...

Finalmente o Massa desencatou! Agora vamos ver se ele consegue manter o ritmo nas próximas corridas.

E fique tranqüilo pq vc não perdeu muita coisa lá do Maracanã, Leandro. Pelo que me disseram, Fla x Vasco não foi lá dos jogos mais emocionantes. Semana que vem é que vai ser imperdível, né!

Grande abraço,

Gustavo Coelho

Felipe Hammes Rodrigues disse...

Que vitória do Felipe! Sempre é bom relembrar o Tema da Vitória. Tomara que esta vitória, no Bahrein, sirva de impulso à campanha do Felipe.

Leandrus disse...

Desculpe a demora pelos comentários! Hoje estive bem ocupado...

Daniel, realmente o Raikkonen se deu bem com a bobagem do Hamilton; daqui a pouco ele vai ficar acostumado...

Rodrigo e Leandro, tudo que nós esperamos é que o Massa seja regular; quando conseguir isso, poderá finalmente brigar pelo titulo.

Gustavo, em partes perdi sim o jogo no Maracanã! Foi bom pq iria ficar revoltado, já que o Fla deixou o Vasco empatar um jogo que estava quase ganho; por outro, o Rodrigo Arroz fez gol, o que é histórico, até pq meu pai (que sempre vai comigo ao Maracanã) simplesmente ODEIA o Arroz! Seria um bom momento para sacanear ele, rs
E agora, pegar o Botafogo, ai meu Deus do céu...

Felipe, ouvir o Tema da Vitória é sempre bom; quase comecei a cantar por cima "Tu és, time de tradição..." (aliás, essa música é do Internacional, né?).
Quanto ao Felipe, ele tem tudo para obter resultados positivos nas proximas duas corridas; vamos ver...

Ateh!

Felipe Maciel disse...

Essa observação dos pilotos da Toro Rosso é boa, num tinha notado ainda...
Tá feia a coisa por lá...

Felipe Hammes Rodrigues disse...

Leandrus, "Tu és time de tradição, raçã, amor e paixão.." é a do Flamengo. A do Inter, que foi lançada antes, é "Colorado é coração, trago (aqui pode, ou não, ir uma vírgula. depende de quem canta, hehehe) amor e paixão. Pra sempre, Inter"