segunda-feira, 21 de abril de 2008

Coincidência, não?

Há 23 anos atrás, Ayrton Senna vencia sua primeira corrida na F-1, o GP de Portugal, no circuito de Estoril. Não poderia deixar essa data passar em branco por um simples motivo pessoal: não fosse essa vitória de Senna, talvez eu não herdasse de meus pais a paixão pela F-1 e a admiração pelo piloto brasileiro.

Explico: em abril de 1985, meus pais estavam recém-casados. No dia 21 de abril, meu pai teve que sair, e minha mãe acabou ficando sozinha em casa. Na falta de uma companhia enquanto fazia o almoço, ligou a tv, como muitas pessoas fazem para disfarçar a solidão; deixou na Rede Globo, que como todo brasileiro sabe, é meio que um canal padrão: sem não tem nada para ver, deixa na Globo mesmo! O Gp de Portugal iria começar em poucos minutos, com um tal de Ayrton Senna (que ela mal sabia quem era) largando na pole position pela primeira vez.

Como todos sabem, Senna dominou a corrida de ponta a ponta naquele GP marcado pela incessante chuva; todos os outros pilotos, com exceção do segundo colocado, o também falecido Michele Alboreto, terminaram a corrida com uma volta de desvantagem em relação ao brasileiro. Enquanto Galvão Bueno exaltava a excelente performance do tricampeão durante a corrida, minha mãe se perguntava questões como: Meu Deus, mas quem é esse tal de Ayrton Senna? Ele é tão bom assim? Eu só conhecia o tal do Piquet!.

Quando ela finalmente pôde deixar a cozinha e ver a corrida (já que até aquele momento ela só a ouvia), a corrida já estava nas últimas voltas. Ao ver Senna na volta de desaceleração, enquanto agüentava os berros de Galvão Bueno, ela se espantou: Meu Deus, que piloto maluco! Ele tá quase fora do carro, soltou o cinto e tudo!

Então chegou a hora do pódio, e finalmente ela pode ver o rosto desse tal de Senna. Ao vê-lo, outro espanto: Mas que garoto novinho! E já tá ganhando corridas na F-1...ah, vou ver as outras corridas, só por curiosidade!

E é por isso que eu tenho que agradecer ao Senna (e ao destino): a primeira vitória dele foi justo no dia que minha mãe decidiu acompanhar uma corrida de F-1! Depois desse dia, meus pais se tornaram fãs de F-1 e de Ayrton, e foi na onda deles que comecei a acompanhar, desde meus 5 anos, essa categoria que hoje me leva a acordar cedo aos domingos e até a não dormir em algumas madrugadas de sábado para domingo; isso sem contar que admiro Ayrton pelos seus feitos na F-1 até hoje. Abaixo, um curto vídeo famoso no Youtube, do momento em que Ayrton Senna cruzou a linha de chegada, com narração de Galvão Bueno.



OBS: Será que Mansell ficou irritado com Senna depois da corrida? hehe...

7 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Ótima lembrança, Leandro! Essa data não poderia passar batida mesmo. Acho que vou até postar este vídeo lá no F1 Grand Prix hoje, ok? Com os devidos créditos, é claro...

Grande abraço!

Gustavo Coelho

Leandrus disse...

Poste sim, Gustavo! E aki em ksa a gente sempre lembra dessa data, por razões óbvias, rs

Ateh!

Vinicius Grissi disse...

Grande Senna. Fez muitos outros brasileiros se apaixonarem pela F1 também.

Daniel Leite disse...

21 de Abril é um dia marcante: três mineiros ilustres cujos nomes (ou apelidos) começam com a letra "T" morreram nessa data: Tancredo Neves, Tiradentes e Telê Santana. Agora mais essa... Primeira vitória do Ayrton nesse dia, e eu não sabia. Ah! E ainda foi em 21 de Abril que nasceu Mário Covas. Ótimas lembranças!

Até mais!

Felipe Maciel disse...

Excelente lembrança, realmente eu deixei passar...
Legal a história hein, você acompanhou a carreira do Senna desde o início então.

Abs

Leandrus disse...

Breves comentários:

Vinicius, isso foi bom pra febre da F-1 se espalhar pelo país. Pena que muitos pararam de assistir as corridas quando Senna morreu.

Daniel, mas que trinca T fúnebre hein! E do que você falou, só não sabia do Mario Covas; essa foi surpresa pra mim.

Felipe, não acompanhei tão do inicio: meus pais se casaram em 85, mas nasci em 87, dias depois do desafeto da minha mãe, Nelson Piquet, ganhar o titulo...

Ateh!

Felipe Hammes Rodrigues disse...

Que bela história. Muito massa a coincidência, mesmo. Honrada a tua mãe em poder acompanhar a primeira vitória do Senna na Fórmula-1, logo em sua primeira audiência à competição. Deu sorte ao Campeão.