quarta-feira, 23 de abril de 2008

Bom jogo

No primeiro jogo entre os 2 times na semifinal da UCL, Barcelona e Manchester United empataram em 0 a 0 no Camp Nou. Porém, foi um daqueles jogos sem gols bons de se assistir, com boas oportunidades de gols sendo criadas pelos times, principalmente pelo time da casa.

Analisando as escalações, foi surpreendente perceber que o Barcelona, embora jogasse no usual 4-3-3, não jogava com 3 atacantes de ofício (não me lembro de outra ocasião em que Rijkaard tenha feito isso); Iniesta, que joga no meio campo, estava escalado na ponta esquerda. Talvez Rijkaard quisesse poupar o garoto Bojan para o segundo tempo, já que sabia que Messi não tinha condição para jogar os 90 minutos, e Henry também não estava no melhor de sua forma por estar gripado.

O começo do jogo já trouxe fortes emoções aos torcedores: logo no primeiro minuto, após cobrança de escanteio, Cristiano Ronaldo cabeceou a bola e Milito colocou a mão na mesma dentro da área: pênalti marcado pelo juiz. Cristiano Ronaldo bateu na bola de uma maneira que tirasse a bola do alcance do goleiro e realmente conseguiu: chutou a bola para fora.

O Barcelona passou os minutos seguintes se recuperando do susto e depois decidiu atacar. O time espanhol imprimia uma forte marcação ainda no campo adversário, impedindo o Manchester de sair para o jogo; além disso, conseguia jogar pelas laterais: em algumas oportunidades, Messi e Iniesta foram até a linha de fundo e cruzaram para trás, mas a zaga inglesa tratou de afastar o perigo.

Era visível que o Manchester, como no jogo contra a Roma em solo italiano, priorizava a defesa e só saía para o jogo em contra ataques. Rooney, como no jogo contra o time italiano, vinha ajudando na marcação na ala direita; até Tevez voltava para marcar, deixando Cristiano Ronaldo isolado na frente: este, abusando de sua velocidade e habilidade, poderia ser mais útil para puxar os contra ataques do que Tevez ou Rooney.

O Barcelona tinha grande domínio territorial, armava ótimas tabelas entre Xavi, Toure (este jogou muito bem o primeiro tempo, armando e desarmando com muita eficiência), Deco e Messi (esses 2 ignoravam a falta de ritmo e sempre apareciam para o jogo). Porém, a forte marcação inglesa impedia o time catalão de chutar com perigo ao gol de Van der Sar. Já no final do primeiro tempo, o Manchester conseguia sair para o ataque a partir de contra ataques, mas sem muito perigo. O lance marcante do primeiro tempo acabou sendo um lindo “chapéu” de Messi em cima de Evra, deixando o lateral “sem pai nem mãe”.

O começo do segundo tempo teve todos os lances de perigo que o primeiro tempo não teve. Aos 3 minutos, Zambrotta pegou o rebote de um escanteio e chutou com muito perigo. Aos 5, Messi roubou bola quando o Manchester saía jogando na sua defesa, tocou para Eto’o, que, depois de ganhar na corrida de um zagueiro do time inglês, tocou para trás: mas Messi não chegou a tempo de concluir e Carrick afastou o perigo. Logo no minuto seguinte, houve uma linda troca de passes entre Messi, Deco e Iniesta; este tocou de letra para Eto’o, que chutou na rede pelo lado de fora. Mas o Manchester não estava morto: num dos raros ataques do time inglês, Carrick deu lindo drible em Rafa Marquez, mas também chutou na rede pelo lado de fora.

O Manchester foi recuando mais ainda, se é que isso era possível. Com os 4 defensores na grande área, e os 5 meio-campistas rodeando a mesma, chutar ao gol de Van der Sar era uma tarefa cada vez mais difícil. Com isso, o Barcelona começou a tocar a bola pacientemente, tentando achar uma brecha (o Barça chegou a ter 65% da posse de bola), o que era quase impossível. Com isso, o Barcelona passou a arriscar chutes de fora da área, sem sucesso, já que todas as bolas eram rebatidas pela zaga dos “Red Devils”; o máximo que o Barça conseguiu foi chegar em um chute de Henry aos 37 minutos, que Van der Sar espalmou de uma forma esquisita.

Podem ter certeza que o jogo no Old Trafford será de fortes emoções. O Barcelona é um time ofensivo e provavelmente não vai ficar se segurando na defesa: em um certo momento, vai partir para cima do time inglês. E o Manchester United também precisará sair para o jogo, ao contrário das partidas burocráticas que tem feito ultimamente na competição. Promessa de um grande jogo na próxima terça-feira, sem favoritos.

5 comentários:

Daniel Leite disse...

Foi ótimo o jogo mesmo. Ainda acho o Manchester um pouco favorito. Entretanto, a ausência de gols como visitante pesa, e muito. Por isso, e pelo melhor futebol de hoje, o Barça tem chance. Mas e Cristiano Ronaldo, hein? Humpf... Mas eu não duvido dele. Semana que vem ele "acaba" com o jogo e cala os críticos...

Até mais!

Vinicius Grissi disse...

Não gostei do jogo. Sonolento. Mas vi algumas coisas boas: o Barça voltou a não jogar tão mal. Deco voltou a jogar muito bem. É fundamental para que o time vá bem. E Messi mostrou que está mesmo de volta. Apesar disso, o Manchester segue como favoritissimo à vaga. Tem mais time.

Leandrus disse...

Breves comentários:

Daniel, eu acho que a falta de um gol fora de casa vai fazer muita falta ao Manchester...vamos esperar...

Vinicius, engraçado isso: eu achei o jogo entre Chelsea x Liverpool bem mais sonolento, e gostei do jogo de quarta. O que ajudou o jogo a ser fechado foi a postura extremamente defensiva do Manchester. E não acho o time inglês favoritíssimo naum; se o Barcelona jogar o que jogou ontem, sei não...

Ateh!

Loucos por F-1 disse...

Acho que o Manchester vai massacrar o Barcelona na Ingleterra. Muito dificil os Reds perderam essa vaga na final logo em casa.

Abraços!

Leandro Montianele

Blog F1 Grand Prix disse...

Anote aí: vai dar Manchester x Liverpool na final da Champions. Como você disse, promessa de dois jogaços na semana que vem...

Grande abraço!

Gustavo Coelho