quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Novos protagonistas?


Foi só chegar a reta final do Brasileirão que várias pessoas começaram a fazer previsões para as últimas rodadas pegando a tabela de alguns times – eu mesmo fiz isso com Cruzeiro e Flamengo recentemente. Uns acham legal e curioso fazer isso, outros acham uma verdadeira bobagem, já que o melhor é esperar os jogos acontecerem e as surpresas aparecerem.

De certo modo, concordo com ambas as opiniões. Mas ainda assim dei uma olhada na tabela de vários clubes e constatei que há dois que poderão ser a pedra no sapato dos seis times que brigam pelo título (sim, eu considero o Cruzeiro candidato, embora azarão). Nas próximas sete rodadas, Goiás e Grêmio enfrentarão quatro dos seis que lutam pelo título do Brasileirão. E por isso, poderão decidir o título, “ajudando” ou atrapalhando aqueles que ainda lutam para ser campeão.

Depois de fazer pouco pelo Goiás até agora, pode ter chegado a hora de Fernandão realmente começar a ajudar seu clube. E ajudar ou atrapalhar outros também

A equipe de Paulo Autuori receberá São Paulo e Palmeiras e deixará o Sul para enfrentar Cruzeiro e Flamengo. Já os comandados de Hélio dos Anjos viajarão para jogar contra Palmeiras e Flamengo e disputarão partidas em casa contra Atlético-MG e São Paulo – embora em certas ocasiões a equipe que chega no Serra Dourada como visitante se sinta em casa.

Na verdade, outras equipes farão o mesmo papel das duas equipes citadas acima: o Sport enfrentará quatro das seis equipe deste “G6” e Botafogo, Barueri, Corinthians e Fluminense enfrentarão três. Porém, por causa do momento particular de cada uma destas equipes, não creio que elas serão um grande empecilho para os candidatos ao título, já que não estão entre os adversários mais fortes no momento – alguns são os mais desesperados, isso sim.

Porém, Grêmio e Goiás ainda poderão incomodar bastante. Primeiro, porque o maior trunfo de ambos é que ainda surgem pelo menos como azarões a uma vaga no G4 e provavelmente farão de tudo para conseguir alcançar este objetivo, já que o título parece distante – mais para os gaúchos do que para os goianos. E segundo, porque são difíceis de serem batidos: o Grêmio é fortíssimo em casa, enquanto o Goiás geralmente faz jogos duros – tanto que foi assim que surpreendeu e fez belíssima primeira metade de campeonato.

O que joga contra é que o primeiro tem um desempenho pífio fora de casa (a esta altura do campeonato, se Flamengo e Cruzeiro não vencerem o Grêmio em seus domínios, irão se complicar feio), e o segundo vem tão mal atualmente que, se apenas o segundo turno fosse considerado, estaria na zona de rebaixamento. E o pior de tudo é que o time vem jogando mal no Serra Dourada: lá, não vence desde 27 de setembro. De lá para cá, perdeu para Botafogo e empatou para Sport e Fluminense. Todos na zona de rebaixamento...

Por isso que, como disse no começo do texto, deve-se esperar os jogos para ver quais serão os resultados. Da mesma maneira que podem dificultar a vida de alguns times, Goiás e Grêmio podem não causar empecilho algum aos times do “G6” (desculpe se você achou horrível, mas não achei outro termo melhor). Mas que parecem ser o que mais podem atrapalhar, isso parece ser verdade.

Foto: esportes.terra.com.br

6 comentários:

Vinicius Grissi disse...

Com certeza, serão duas pedreiras para os principais candidatos ao título. Detalhe: pior para Palmeiras, São Paulo e Flamengo, que encaram os dois.

Pior para o São Paulo, que pega os dois fora de casa.

Mas, hoje, é impossível prever o que pode acontecer nesse campeonato maluco e emocionante. Até o Goiás pode surpreender nessa reta final.

O autor disse...

É claro que, para ser campeão, o time tem que depender de seus próprios resultados, mas uma "ajudazinha" extra de concorrentes da elite é bem-vinda em todos os casos.

Principalmente na briga pelo título, onde o Corinthians praticamente decidirá o torneio.

Que fase! e Que campeonato!

ABRAÇOS, http://diarioesportivogolaco.blogspot.com

Ron Groo disse...

Eu gostei de uma entrevista do Petkovic dizendo que o São Paulo tem o péssimo hábito de chegar e ser campeão...

Mas bão mesmo é o Santos... Alías onde está meu peixe na classificação?

Felipão disse...

ai ai ai

meu time perdeu o fôlego na hora errada;;;

Bruno disse...

Poxa, emocionante o jogo do Cruzeiro ontem. Um jogo fácil q ia se complicando.

Essa é tônica do campeonato, não existe jogo tranquilo mais, todo mundo quer alguma coisa ainda.

Goiás é um bom time, assim como o Grêmio que agora quer embalar de vez. A reta final promete e que a raposa entre de vez na briga nesse final de semana.

Wilson Oliveira disse...

Cara, antes do jogo Fluminense x Atlético-MG, eu ia te dizer que Goias e Grêmio poderiam atrapalhar os outros quando jogassem em casa e fora de casa, nao conseguiriam muita coisa.

Mas quem vai ser louco de fazer alguma previsão nesse campeonato totalmente maluco?

Eu sei lá o que vai acontecer...


E viva os pontos corridos!!!!
Se for todo ano assim...

Abraços!