quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um trágico fim?


Enquanto a situação vai sendo definida na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro, o mesmo ocorre na parte de baixo. O Sport já está rebaixado e Santo André e Náutico só escapam em caso de milagre. Dessa maneira, somente uma vaga para a Série B está indefinida no momento.

A princípico, a indesejada vaga parecia estar destinada ao Fluminense. Aliás, até pouco tempo todos previam que a equipe das Laranjeiras estaria rebaixada antes mesmo do Sport. Porém, embora o Botafogo esteja dois pontos a frente dos tricolores, que abrem a zona de rebaixamento, o destino pode ser muito mais cruel para o clube de General Severiano.

Conca e cia podem deixar Alessandro e seus companheiros do Botafogo a ver navios

Isso porque o momento é muito mais favorável ao Fluminense. O time está embalado, determinado a sair da situação desfavorável em que se encontra e com um ataque voando: Conca continua em boa fase, Maicon parece ter voltado melhor do Mundial sub-20 e Fred, talvez como forma de responder as críticas que recebeu, assumiu a condição de líder do time e o papel de matador que todos esperavam ver quando foi contratado. Além disso, a torcida está apoiando a equipe nesse momento crítico e Cuca acertou ao afastar as laranjas podres do elenco e confiar nos garotos que mereciam uma chance. As últimas vitórias e a classificação em grande estilo para a final da Sul-Americana só ajudaram a dar mais confiança ao elenco e deixar o ambiente mais leve.

Já o Botafogo é o oposto disso tudo. Cheio de problemas, é um clube que parece estar rezando para o ano terminar logo, de preferência na Série A. Além da torcida não comparecer ao Engenhão, tem um time titular imprevisível, sem tanto comprometimento com seu técnico - os boatos de um mal relacionamento entre Estevam Soares e alguns jogadores só aumentam -, e sem jogadores decisivos, como Fred e Conca para o Fluminense. Afinal, Reinaldo não rendeu o esperado, Lúcio Flávio vive de lampejos do que era na sua primeira passagem pelo clube e ninguém acredita que o atual André Lima é o mesmo matador de 2007.

Para piorar, a tabela para o Botafogo é bem mais difícil do que para o Fluminense. Os comandados de Cuca irão enfrentar o já rebaixado Sport na Ilha do Retiro, o Vitória no Maracanã e o Coritiba - que talvez já não tenha mais nada para fazer no campeonato - no Couto Pereira. Já o Botafogo terá duas pedreiras em casa - São Paulo e Palmeiras, ambos brigando por algo valioso na competição - e o Atlético-PR fora, ainda a procura da vitória que o livrará de vez da possibilidade de ser rebaixado. Ou seja: enquanto o Flu terá pela frente times já sem tanto comprometimento pelo Brasileirão, o Botafogo enfrentará outros que encaram cada jogo como uma decisão.

Aliando a tabela difícil ao mal momento atual, parece mais fácil temer o rebaixamento do Botafogo na competição. Mas é claro que tudo ainda pode acontecer: uma derrota do Fluminense para o Sport, por exemplo, pode abalar o time a ponto de deixá-lo impotente na busca pela salvação. Porém, pelo andar da carruagem, não me surpreenderia com a manutenção do Fluminense na Série A e a queda do Botafogo. Seria um baque na boa proposta de Maurício Assumpção de reerguer o clube mantendo uma política mais "pés no chão", mas é algo que pode ser tornar uma trágica realidade, como foi o rebaixamento do Vasco justo quando Roberto Dinamite assumiu o comando do clube.

Foto: www.lancenet.com.br

5 comentários:

Marcos Antonio disse...

é algo que é bem possível, mas o Botafogo é imprevispível, joga bem algumas partidas, e pessimamente em outras.

é louvavel a melhora do fluminnense, mas acho que eles só ficam com a sulamericana...

Ron Groo disse...

Eu ainda aposto no tricolor para a vaga no g4 do mal.

Se bem que a queda do Botafogo não me é desagradavel de forma alguma.

Marcelonso disse...

Leandrus,

O Fluminense vem numa incrivel série de sete vitórias,diria que passando o Botafogo neste fim de semana a corda muda de lado.

Quem diria que esse time com o asa negra Cuca poderia ter uma recuperação assim?

abraço

Vinicius Grissi disse...

Hoje, o Botafogo é favorito para ficar com o rebaixamento.

Mas, tudo pode mudar na próxima rodada.

Neste Brasileirão é impossível fazer muitas previsões.

André Augusto disse...

Ainda acho difícil o Fluminense escapar, apesar de sua bravura. Não pode falhar em nenhuma das três partidas restantes, além das finais da LDU pela Sulamericana. Mas é inegável que vive momento oposto so do Botafogo. Mas é futebol, milagres acontecem.