segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Recordar é viver: GP do Brasil de 1996...da Indy?


Em semana de GP do Brasil de Fórmula 1, é extremamente normal (e merecido) lembrar das grandes vitórias e feitos de pilotos brasileiros no país natal. Porém, sempre me recordo de um outro grande momento do automobilismo brasileiro em território nacional numa categoria concorrente.

Em 1996, depois de muita insistência – principalmente de Emerson Fittipaldi, que ainda corria pela categoria -, o Brasil sediou pela primeira vez uma prova da F-Indy, no oval de Jacarepaguá (RIP), no Rio de Janeiro. Só o fato de trazer tal corrida para o país já era motivo de comemoração. Mas quis o destino que a festa fosse ainda maior.

Contando com os azares de Alex Zanardi, Gil de Ferran e Greg Moore, o brasileiro André Ribeiro assumiu a liderança faltando 18 voltas para o fim da prova e venceu a corrida, para delírio do público – pequeno, pois havia somente 30 mil pessoas, de acordo com a revista “Grid Indy SBT”.

A festa brasileira não parou por aí: Christian Fittipaldi e Raul Boesel terminaram em 5º e 7º após largarem em 28º e 26º, respectivamente, Roberto Moreno conseguiu (sabe se lá como) um 9º lugar, seguido por Gil de Ferran, Emerson Fittipaldi e Marco Greco. Numa época em que os 12 primeiros pontuavam, quase todos os brasileiros pontuaram – apenas Mauricio Gugelmin não conseguiu tal feito, pois parou na 49ª das 133 voltas com problemas de suspensão.

A vitória de André Ribeiro foi tão marcante para os que aqui habitam que até hoje ele é lembrado por muitos, mesmo sem ter grandes números na F-Indy: ganhou apenas três corridas em quatro anos e nunca chegou a brigar pelo título. Alguns dizem que merecia sorte melhor, enquanto outros dizem que é um piloto extremamente superestimado.

Eu sinceramente não sei avaliar sua carreira: via as corridas mas era criança e não avaliava tudo tão bem, justamente por causa da idade. Mas lembro muito bem daquela corrida e de toda a festa que foi feita em torno do resultado final. E para aqueles que sentiam falta de um piloto brasileiro se destacando numa categoria internacional, a vitória de André Ribeiro foi um prato cheio para quem queria vibrar com um feito histórico.



E admita, mesmo que você não seja daqueles que assiste corridas somente para torcer para brasileiros: foi emocionante e bonito mesmo. Pode conferir no vídeo acima.

6 comentários:

Saulo disse...

Gostei muito do vídeo.

E o seu Flamengo, heim. Ganhou mais uma e se continuar assim, vai conseguir a vaga para a Libertadores tranquilamente.

Felipão disse...

demais...

lembro da overdose de André Riberio depois. Até na Hebe ele foi. Uma pena que se tratou de um movimento tímido e a corrida não emplacou no brasil... que tudo seja diferente daqui pra frente...

Marcelonso disse...

Leandrus,

Lembro muito bem,foi marcante essa vitória,foi uma festa!


abraço

Net Esportes disse...

será que o Brasil volta a ter corrida da Indy, lembro de ouvir falar que ia ter ano que vem mas sinceramente acabei ficando por for disso e nem sei se confirmou ou não ...... !!!!

Ron Groo disse...

Eu me lembro bem da narração do SBT que foi emocionante.

Uma pena que não tivemos muitos outros aqui. Tomara que no ano que vem venham mesmo e não saiam mais do calendário.

Leandrus disse...

Breves comentários:

Saulo, o problema é continuar assim. Mas enquanto os outros vão tropeçando, o Fla tenta chegar...

Felipão, até na Hebe? Puxa, dessa eu não sabia. Mas talvez o movimento não emplacou porque nem na Indy ele se destacava taaaaanto assim...

Marcelonso, imagino (na verdade tenho uma vaga lembrança, rs). Queria eu estar lá em Jacarepaguá nesse dia, mas meus 8 anos não deixaram...

Netesportes, essa novela de uma corrida no Brasil está se arrastando há algum tempo. Meses atrás, disseram que o Rio era o grande favorito, mas depois o prefeito da cidade disse que a corrida era inviável. Então Salvador se tornou a bola da vez, mas parece que o projeto não foi para a frente, tanto que o Rio voltou a ser favorito para sediar a prova no Brasil.

Na verdade, imaginava-se que nem haveria mais a corrida por aqui no ano que vem, mas o Téo José disse na transmissão da corrida no último sábado que a Indy em 2010 começaria por aqui. Então tá.

Ron Groo, eu percebi que foi emocionante pela narração da última volta. Se bem que com Téo José, até corrida de F-1 em Monaco com as posições já definidas é emocionante...

Ateh!