sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Não tenha medo de fazer isso, Dunga



Dunga ainda não confirmou a equipe que enfrentará a Bolívia no domingo, em La Paz. Porém, os coletivos comandados por ele indicam que poupará alguns titulares. E mais: alguns nem devem viajar com a delegação e provavelmente ficarão aqui no país mesmo. Entre eles, os principais jogadores do time, Kaká e Luis Fabiano.

Se isso realmente se concretizar, será uma boa decisão de Dunga. Não só porque irá poupar os principais jogadores da perigosa altitude de La Paz, mas também porque o momento é extremamente propício para que outros jogadores sejam testados.

Com o passaporte para a Copa do Mundo já carimbado e o com o time titular quase fechado, é hora de observar quem pode ser reserva nesse grupo e quem pode arranjar uma vaga de última hora no elenco. Nada melhor do que saber se Luisão e/ou Miranda têm condições de substituir Juan na zaga. Se Josué é uma boa sombra a Gilberto Silva. Se Diego Souza pode quebrar o galho caso (bate na madeira) Kaká se machuque. Se pode mudar a característica do seu ataque com Nilmar no lugar de Robinho. E se Adriano pode ser o reserva de luxo de Luis Fabiano.

Parece que isso tudo Dunga irá fazer na partida contra Bolívia. E deve fazer. Afinal, não há nada a perder. Os que estão recebendo a oportunidade de ouro devem estar tão sedentos por mostrar que têm qualidade para continuar no grupo que certamente não deixarão a peteca cair e irão fazer frente ao adversário.

E digo mais: se Dunga fosse um pouco mais ousado e encarasse definitivamente esse jogo como teste, poderia até colocar Helton ou Victor no lugar de Júlio César. Já está na hora de sabermos se há um goleiro confiável no banco como a Seleção teve nas últimas edições da Copa do Mundo. Até agora, não parece que o Brasil possui algum goleiro próximo do nível do arqueiro da Internazionale. Mas só vamos ter certeza disso se algum reserva dele jogar...

Foto: www.cbf.com.br

5 comentários:

Saulo disse...

Esses dois últimos jogos vai ser importante para testar os jogadores.

Felipão disse...

o unico problema pra quem vai estrear é a altitude... ninguém consegue render...

Unknown disse...

eeeeeeehh!!! brasileirada com medo da alturaaaa!! sabe? a metade da altura está na cabeça da equipe... e por isso na Bolívia a gente usa tanto ela.

afinal de contas, 4 jogadores do time da Bolivia trabalha a mais de 2000 mts, e a maioria não tem o biotipo andino para aguentar... a situação não é tão diferente.

o mais importante é que os reservas vão estar empolgados com a clasificação garantida, e ainda vão ter um desafio pela frente.

Ron Groo disse...

Me parece que é um protesto contra jogos em altitudes elevadas demais.
Eu não entendo porra nenhuma de futebol, até por isto sou santista, mas acho que ele tem que poupar mesmo.

E olha, pelo que tenho vvisto ele não tem medo de nada.. Barrou medalhões, manteve uma politica de chamar quem ele quizesse... sei lá. SE mostrou um bom técnico.

Marcos Antonio disse...

não sei como ainda tme jogos na altitude, mas se é pra ter, tudo bem...Que dung apoupe mesmo os jogadores e faça os testes,o ruim é que se eprder, os pachecos vão ficar dizendo que ele é ruim, etc,etc,etc