domingo, 18 de outubro de 2009

Azar, sorte e competência criam novo Interlagazzo


Novamente estragaram a festa brasileira em Interlagos. Se em 2007 Felipe Massa teve que entregar uma vitória quase certa para Kimi Raikkonen e em 2008 o mesmo perdeu o título na última curva, agora foi a vez de Rubens Barrichello ser vítima de um Interlagazzo. Depois de largar na pole, não venceu, não chegou no pódio e ainda viu seu companheiro Jenson Button conquistar o título.

Rubens Barrichello largou muito bem, mas não conseguiu manter um bom ritmo e ainda foi atrapalhado pelo azar

O azar novamente cruzou o caminho de Barrichello: o fato de, após o primeiro pit stop, voltar no meio do tráfego minou suas chances de vitória; e o pneu furado já no fim da prova acabou com suas chances de pelo menos chegar ao pódio. Azar que se tornou trágico para o brasileiro, já que Sebastian Vettel chegou em 4º e assumiu a vice-liderança do campeonato. Rubens terá que se superar em Abu Dhabi para recuperar um vice-campeonato que parecia estar em suas mãos mas que agora está prestes a perder.

Mas é bom que se diga uma coisa: Rubinho outra vez esteve apagado e não conseguiu imprimir um bom ritmo de corrida. Não sei se foi culpa de ter um carro não tão potente ou se foi uma falha sua de não conseguir ser tão rápido em certos momentos – tanto na hora de abrir vantagem para Webber e Kubica quanto na hora de buscá-los. Fato é que deveria ser mais veloz durante toda a prova, e assim como no Japão e em outras provas durante a temporada, não conseguiu. Nesse quesito, ele decepcionou.

Jenson Button fez bela prova até conseguir as ultrapassagens das quais tanto precisava. Depois disso, apenas administrou sua vantagem.

Mas o que Rubens teve de azarado e de apagado, Button teve de sortudo e de brilhante. Sortudo porque foi ajudado pelos incidentes na largada para pular para 9º. Brilhante porque fez ultrapassagens arrojadas e corretas até assegurar uma posição segura e apenas administrar sua confortável situação.

Aliás, o inglês poderia muito bem ter feito uma prova mais conservadora e esperado por erros de outros pilotos, como em Suzuka. Mas depois da péssima qualificação, sabia que precisava buscar no braço algumas ultrapassagens, e foi muito feliz a fazer todas com competência; destaque por não ter se afobado na tentativa de bater o surpreendente Kobayashi, que fez jogo duro para cima do campeão. No final das contas, fez uma de suas melhores – se não a melhor – corridas no campeonato e conquistou o título.

E pelo que fez na temporada, um título merecido. Mas isso fica para outro post.

OBS: Deixemos a vitória de Mark Webber de lado, foi irrelevante hoje. E sem graça demais.

OBS 2: Muito legal ver Robert Kubica finalmente no pódio nesse ano. Seria injustiça um ótimo piloto como ele ter um ano apagadíssimo.

OBS 3: Kobayashi fez uma estreia surpreendente. Fez ultrapassagens arrojadas e teve um momento de glória ao segurar Button por tanto tempo. Até mudei minha opinião em relação a ele.

OBS 4: Não sei por que Trulli ficou tão nervoso. Se Sutil teve culpa de algo, foi de tirar Alonso da corrida. Na verdade, o italiano foi bem mais culpado do que o alemão na saída dos dois.

Fotos: www.motorsport.com

3 comentários:

Marcelonso disse...

Leandrus,


Como diz um amigo,"Torcer pro Barrichello é triste"

Não adianta ele não tem sorte nesta pista e nos momentos decisivos fica devendo performance,hoje Button fez sua parte,garantiria a taça de qualquer jeito.

E o nosso Mengão tá comendo pelas beiradas hein?

abraço

Ron Groo disse...

Não acho que foi azar do Barricas não.
Ele fez um treino espetacular mas mentiroso, afinal era um dos mais leves do grid.

Beleza pro Button e melhor ainda pro Kobayashi que mostrou ser o melhor rockie do ano.

Net Esportes disse...

Com relação a batida no S do Senna até entendo, mas achei estranha a batida de Trulli-Sutil-Alonso .... algo que não acontece muito ..... não quero repetir aqui o "Briatore sabia de tudo" mas enfim, por sorte ou não deram uma grande força para o Button ......... que mereceu muito o título, sem dúvida alguma .... e como falou o Groo, mandou muito bem no "We are the champions" .....

Com relação ao "azar" de Barrichello em Interlagos, coloco o péssimo desempenho dele após a primeira troca e o pneu furado, não tem dúvida que isso é azar ...