Michael Schumacher comemora sua última vitória na F-1, no GP da China de 2006. O feito ainda fez com que assumisse a liderança do campeonato pela primeira vez naquela ano
O circuito de Xangai, na China, não é famoso apenas por ter sido o palco da maior besteira feita pelo inglês Lewis Hamilton em sua curta carreira, mas também por ter sediado a última vitória de um dos maiores pilotos da história da F-1, o alemão Michael Schumacher, em 2006. Aliás, uma grande vitória, que permitiu ao heptacampeão mundial liderar o campeonato pela primeira vez naquele ano, após um começo ruim de temporada, que parecia que seria novamente dominada por Fernando Alonso.
É bem verdade que Schumacher foi beneficiado pelo mal desempenho da Renault nesta corrida. Num GP que começou com pista molhada, que foi secando com o seu decorrer, a equipe francesa acabou com a larga vantagem que Alonso tinha, de mais ou menos 25 segundos para o segundo colocado, após errar na escolha dos pneus no primeiro pit stop do espanhol. Após cair para a 3ª posição, depois de ser superado pelo seu companheiro Giancarlo Fisichella e pelo seu principal rival na temporada, o bicampeão mundial ainda perdeu muito tempo na segunda parada: uma falha na hora de colocar o pneu traseiro direito fez com que o piloto perdesse preciosos 18 segundos nos boxes, que seriam muito lamentados depois.
É bem verdade que Schumacher foi beneficiado pelo mal desempenho da Renault nesta corrida. Num GP que começou com pista molhada, que foi secando com o seu decorrer, a equipe francesa acabou com a larga vantagem que Alonso tinha, de mais ou menos 25 segundos para o segundo colocado, após errar na escolha dos pneus no primeiro pit stop do espanhol. Após cair para a 3ª posição, depois de ser superado pelo seu companheiro Giancarlo Fisichella e pelo seu principal rival na temporada, o bicampeão mundial ainda perdeu muito tempo na segunda parada: uma falha na hora de colocar o pneu traseiro direito fez com que o piloto perdesse preciosos 18 segundos nos boxes, que seriam muito lamentados depois.
Um dos grandes momentos da prova: Schumacher consegue a ultrapassagem em cima de Alonso e conquista a 2ª posição
Mas o alemão não teria conseguido a vitória se não tivesse um excelente desempenho na corrida. Após um começo titubeante, marcado pela manutenção da posição na largada (saiu em 6º) e pela demora em ultrapassar Rubens Barrichello e Jenson Button (perdeu 13 voltas atrás dos dois), provou porque é o maior vencedor de títulos da categoria. Pressionou Fisichella durante um bom tempo, enquanto o italiano não conseguia tomar a liderança de Alonso quando este não estava tirando o melhor rendimento do carro após seu primeiro pit, num dos momentos mais tensos da prova, e quando o espanhol finalmente caiu para o 2º posto, deixou-o para trás sem a menor cerimônia, não chegando a ficar nem um minuto atrás dele. Para coroar sua performance na pista chinesa, tornou-se líder da prova após ousada ultrapassagem em cima do atual piloto da Force India a 14 voltas do fim; aproveitou o fato do então piloto da Renault estar saindo lento dos boxes e sem os pneus devidamente aquecidos para tomar a 1ª posição e não mais largá-la.
Aliás, Fisico teve um dia para se esquecer. Além de ter tomado uma bela ultrapassagem de Schumacher, chegou a ser superado por Raikkonen ainda no início da prova (o finlandês, que tinha tudo para se sair bem na corrida, abandonou na 19º volta com problema no motor) e só ameaçou Alonso enquanto ele sofria com seu carro depois do seu primeiro pit. Para completar o dia ruim da Renault, o espanhol, que depois de voar na pista ultrapassou seu companheiro nas últimas voltas para ganhar a 2º posição, terminou apenas 6 segundos atrás do vencedor. Ou seja: não fossem os 18 segundos perdidos na segunda parada, teria se aproximado e ao menos incomodado seu principal adversário na luta pelo título no final do GP.
Porém, embora as estrelas da corrida tenham sido o irmão Schumacher mais velho e os pilotos da Renault, o GP não se resumiu apenas a isso. Houve, por exemplo, boas provas de recuperação de Felipe Massa e Robert Kubica, até então coadjuvantes na categoria. O brasileiro largou em 20º, após ser punido por trocar o motor, e foi se destacando ao ganhar posições com o decorrer da corrida, assim como o polonês, que saiu em 9º mas caiu para 17º ainda no início. Porém, nenhum dos dois pontuou: o piloto da BMW, já quase na zona de pontuação, decidiu colocar pneus de pista seca logo no seu primeiro pit stop; uma decisão precipitada, pois mal conseguiu completar uma volta, pois a pista ainda se encontrava molhada, e teve de fazer um pit extra, estragando sua corrida e terminando-a em 13º. Já o piloto da Ferrari brigava pela 8ª posição com David Coulthard quando errou e se colidiu com o escocês; obrigado a abandonar com problemas na suspensão, parou seu carro num lugar que se tornaria muito famoso no ano seguinte...
Aliás, Fisico teve um dia para se esquecer. Além de ter tomado uma bela ultrapassagem de Schumacher, chegou a ser superado por Raikkonen ainda no início da prova (o finlandês, que tinha tudo para se sair bem na corrida, abandonou na 19º volta com problema no motor) e só ameaçou Alonso enquanto ele sofria com seu carro depois do seu primeiro pit. Para completar o dia ruim da Renault, o espanhol, que depois de voar na pista ultrapassou seu companheiro nas últimas voltas para ganhar a 2º posição, terminou apenas 6 segundos atrás do vencedor. Ou seja: não fossem os 18 segundos perdidos na segunda parada, teria se aproximado e ao menos incomodado seu principal adversário na luta pelo título no final do GP.
Porém, embora as estrelas da corrida tenham sido o irmão Schumacher mais velho e os pilotos da Renault, o GP não se resumiu apenas a isso. Houve, por exemplo, boas provas de recuperação de Felipe Massa e Robert Kubica, até então coadjuvantes na categoria. O brasileiro largou em 20º, após ser punido por trocar o motor, e foi se destacando ao ganhar posições com o decorrer da corrida, assim como o polonês, que saiu em 9º mas caiu para 17º ainda no início. Porém, nenhum dos dois pontuou: o piloto da BMW, já quase na zona de pontuação, decidiu colocar pneus de pista seca logo no seu primeiro pit stop; uma decisão precipitada, pois mal conseguiu completar uma volta, pois a pista ainda se encontrava molhada, e teve de fazer um pit extra, estragando sua corrida e terminando-a em 13º. Já o piloto da Ferrari brigava pela 8ª posição com David Coulthard quando errou e se colidiu com o escocês; obrigado a abandonar com problemas na suspensão, parou seu carro num lugar que se tornaria muito famoso no ano seguinte...
Na foto, Barrichello e de la Rosa. No final da corrida, ambos foram protagonistas de outro momento marcante. Atrapalhado pelos retardatários Sato e Albers, Heidfeld foi ultrapassado por Button e ainda foi acertado por Rubens. No final das contas, o inglês da Honda assumiu a 4ª posição, de la Rosa, a 5ª, o brasileiro ficou para 6º e o alemão da BMW caiu para 7º. Já Sato foi desclassificado e Albers, apenas punido com acréscimos de 25 segundos sobre o seu tempo final
A comemoração de Michael Schumacher no final da corrida foi a mais efusiva possível, obviamente. Já os pilotos da Renault não escondiam seu descontentamento no pódio, principalmente Fernando Alonso: o espanhol ainda estava empatado em pontos com o alemão, mas possuía uma vitória a menos do que ele. Porém, a alegria de “Schumi” durou pouco: no GP seguinte, no Japão, seu motor Ferrari lhe traiu quando liderava a prova e o obrigou a abandonar; o ex-piloto da Minardi e da Mclaren chegou em primeiro e ficou numa condição muito confortável no campeonato, com 10 pontos de vantagem para seu rival e com apenas uma etapa a ser disputada.
Fotos: www.motorsport.com
5 comentários:
Não gosto do Schumacher, mas nesta corrida ele andou muito bem. Ainda bem que no Japão o alemão se deu mal e abriu passagem para o Alonso levar o campeonato.
Abraço!
Leandro Montianele
E por falar em Alonso... Taí um baita piloto, torço sempre por ele. Tomara que aproveite uma boa largada e vença esse GP (ou fique em segunndo, atrás do Rubinho, rs).
PS: to querendo demais né? Mas a vantagem esse ano da F1 é essa, podeemos torcer novamente, pq as coisas estão imprevisíveis. Grande abraço.
Essa corrida foi muito legal... o Alonso tinha a vitoria na mão, o Fisichella tinha segurado o Raikkonen e talz... se alguém foi culpado desa derrota foi o proprio alonso, sem tirar méritos do Schummy que encheu os olhos nessa prova... pensar que um ano antes o alemão abandonara a prova rodando durante o Safety Car asuhuhuuasuaShaUh...
abs! e que a corrida desse ano seja boa como essa!
Corrida histórica, a ultrapassagem Do Schummy no Fisico foi histórica. Me lembro do Galvão falando que o Barrichello ia dificultar pro Schumacher, não deu duas ele passou. Foi o Button que deu trabalho pro alemão...
Puxa, pensei que você ia lembrar da vitória do Barrichello em 2004 !!!!! pra dar sorte !!! he he he .... e o Schumacher ainda se despediria com mais uma corrida épica no Brasil, se não fosse alguns resultados ruins tavlez ele levava mais um título nesse ano .....
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