O GP do Canadá gosta de criar pódios com pilotos que normalmente não brigam pelas 3 primeiras posições: Boutsen, Patrese e de Cesaris em 89, Stefano Modena em 91, Alesi, Barrichello e Irvine em 95, e até Hamilton, Heidfeld e Wurz no ano passado. Esse ano não foi muito diferente: o pódio foi composto por Kubica, Heidfeld e Coulthard (esse nem sabia mais o que era ficar entre os 3 primeiros). Peraí: eu disse Kubica? Sim! Finalmente o polonês conquistou sua primeira vitória na F-1, justamente um ano depois de sofrer um grave acidente na mesma pista; de quebra, a BMW também venceu pela primeira vez, e ainda fez dobradinha, já que Heidfeld é da mesma escuderia.
Mas vamos à corrida. A largada não teve maiores confusões: Hamilton, Kubica e Raikkonen mantiveram suas posições iniciais, enquanto Alonso foi ultrapassado por Rosberg e teve que travar um duelo com Massa para ficar com a 5º posição. Mais atrás, Barrichello ganhou duas posições, pulando para 7º; porém, logo foi ultrapassado por Kovalainen, provando que os carros da Honda possuem graves deficiências nas retas, problema que seria evidenciado durante a corrida.
Na 14º volta, Adrian Sutil abandonou a corrida. Como o alemão parou justamente em lugar perigoso, o Safety Car entrou na pista. Hamilton, Kubica e Raikkonen, que já se distanciavam dos demais, aproveitaram a bandeira amarela para fazerem suas paradas, assim como a maioria dos pilotos. Aí aconteceu um dos momentos-chave da corrida.
Raikkonen e Kubica foram mais rápidos que Hamilton e ultrapassaram o inglês nos boxes. Como a luz dos boxes ainda estava vermelha, os dois pararam na saída do pit lane, já que os pilotos já tiveram tempo suficiente para assimilar esta regra e não repetir o erro de Massa e Fisichella na mesma pista no ano passado (os 2 foram desclassificados por não respeitarem a sinalização dos boxes). Hamilton, talvez nervoso por ter perdido posições nos boxes, não percebeu a luz vermelha; o inglês ainda tentou frear, mas acabou atingindo a traseira de Raikkonen. Os dois acabaram saindo da corrida, para desespero do inglês e fúria de finlandês, que, ao sair do carro, foi logo reclamar com Hamilton. A desculpa de que Raikkonen não deu a seta não deve ter funcionado, e o “queridinho de Ron Dennis” já foi punido com a perda de 10 posições para o grid do próximo GP.
Outros pilotos que se deram mal no pit stop foram Rosberg, que atingiu de leve Hamilton e acabou tendo seu bico danificado, e Massa, que teve problemas no seu reabastecimento e foi obrigado a voltar aos boxes, caindo para a última posição.
Quando a corrida finalmente foi reiniciada, todos puderam perceber que a classificação estava totalmente embolada. Alguns pilotos não fizeram suas paradas, e isso permitiu que Heidfeld, Barrichello, Nakajima, Webber, Coulthard, Glock e Trulli ocupavam as 7 primeiras posições. Dos que haviam feito seus pit stops, Kubica era o primeiro, na 10º posição.
Heidfeld se distanciou de Rubinho rapidamente; o alemão conseguiu uma distância tão confortável que, ao voltar do seu pit stop, estava exatamente na frente de Kubica. Porém, o alemão logo cedeu sua posição ao polonês, a pedido da BMW, para que Kubica não tivesse sua estratégia atrapalhada e pudesse andar o mais rápido possível.
Quando todos fizeram suas paradas, os 2 pilotos da BMW estavam nas primeiras posições, seguidos de perto por Alonso, que fazia excelente corrida. Enquanto isso, Nelsinho Piquet, para não perder o costume, rodou mais uma vez e abandonou a corrida, ao mesmo tempo que Felipe Massa vinha muito rápido e fazia várias ultrapassagens no pelotão de trás.
Logo após o abandono de Nelsinho, na 41º volta, Kubica começou a abrir ótima vantagem para Heidfeld. O alemão era muito pressionado por Alonso, mas o espanhol acabou batendo, sendo obrigado a abandonar a corrida. Kubica, já a uma distância confortável de seu companheiro de equipe, fez seu 2º pit stop e ainda voltou à frente de Heidfeld. Enquanto isso, Massa protagonizava uma das cenas mais belas da corrida: o brasileiro acabou achando uma brecha no momento em que Kovalainen ultrapassava Barrichello e ganhou a posição dos 2, pulando para 4º. Uma pena que o brasileiro da Ferrari foi obrigado a fazer seu 2º pit stop logo depois disso...
Mas nada estava perdido para o brasileiro. O brasileiro estava em 6º, quando Timo Glock, que estava na 4º posição, errou na frente de Trulli e Massa; o italiano foi obrigado a frear para evitar o toque com seu companheiro de equipe, e o piloto da Ferrari acabou conquistando a 5º posição de Trulli. Mui amigo esse tal de Glock...
E então só restou a Kubica cumprir seu papel e vencer pela primeira vez na categoria; o polonês teve um dia tão bom que assumiu a liderança do campeonato, ajudado pelos problemas dos pilotos da Ferrari e de Hamilton. Glock, Massa e Trulli mantiveram suas posições até o final, enquanto Barrichello, sofrendo com seu carro deficiente nas retas, conseguiu segurar Vettel e Kovalainen até o final, conquistando a 7º posição; no final foi um bom resultado, já que o brasileiro correu com a garganta inflamada.
Depois de uma corrida, tão boa, é brochante saber que o próximo GP é no chatíssimo circuito de Magny-Cours...
11 comentários:
Ótima corrida!!! Realmente, essa temporada ta finalmente nos trazendo mais emoção desde a época pré-schumacher!!
Parabéns pelo blog amigo!
Abraços,
Rodrigo Segura
Grande corrida do Polonês Voador!!
Essa vitória foi espetacular e ainda colocou o Kubica na liderança do campeonato.
Hamilton fez a cagada do século na Fórmula 1 e ainda ajudou Massa e Kubica na briga pelo título mundial.
Abraços!
Leandro Montianele
Emfim, o Kubica venceu! E a BMW também. Com direito à dobradinha.
Foi uma corridaça, a melhor que vimos nesta temporada. O Massa correu muito também, aquela ultrapassagem no hairpin foi fantástica...
E o Hamilton hein... Pelo menos essa regra do safety car tá pra mudar já na próxima corrida, vão acabar com essa coisa de sinal vermelho. Já era hora mesmo.
tomara e essa racha de boas corridas chegue a magny tours e a gente tenha mais diversão dia 21.
se não tiver, depois tem a stock car e ahi va ser boa
alguem por favor faca o favor de dizer ao Hamilton que ele nunca vai ganhar o campeonato e repetir isso sem importar os pontos que ele fizer. e sò ele tar na briga que estraga tudo com alguma barbeiragem inacreditavel. o que o moleque precissa e mesmo de psicologia inversa!!
Oii tudo bem?
Bom eu assisti a corrida inteira heheheh, e não entendi até agora o que o Hamilton quiz fazer?
Sei lá, foi tão loko o q ele fez que parece que foi de proposito....vai entender, o jogou a vitoria dele pro espaço!
Parabéns ao Kubica, fez uma corrida ótima e o Massa nem se fala, torci muito por ele....na proxima quem sabe...
Beijosss
Já estava na hora do Kubica, não é mesmo? Fiquei muito feliz com a vitória dele. Vale destacar também as ótimas corridas do Massa e do Rubinho. Enquanto isso, o Nelsinho continua dando sopa para o azar...
Grande abraço!
Gustavo Coelho
Acompanhei a corrida, foi fantástica e imprevisível. Confesso que por um instante achei que o Barrichello tinha chances de vitória, rs. Mas foi boa a participação do brasileiro. O Hamilton, entretanto, foi um desastre. Campeonato totalmente embolado, e coisas boas por vir. Exceto pelo GP da França...
Até mais!
Ótimo post sobre a corrida. Ficou bem melhor que aquele resuminho que a Globo coloca durante o Fantástico, ahaha. Pena que eu não vi a corrida, pq pelo jeito, acabou sendo uma das melhores da temporada. Corrida cheia de zebras e de cagadas. Que mais Grandes Prêmios como esse venham por aí.
João Paulo
Comentários:
OBS: Comentando sobre o tópico de sábado, fui ver a corrida somente às 7 horas da noite; enquanto muitos já xingavam o Hamilton e outros comemoravam a vitória do Kubica, eu ainda estava ligando o dvd para começar a ver a corrida...
F1+, valeu pela visita e pelo elogio! É coincidência, mas a saída de Schumacher trouxe mais emoção para a F-1, rs
Leandro, já descobri pelo blog do Octecto que você vibrou tanto quanto eu com a vitória do Kubica! E realmente, que burrada do Hamilton, jogou preciosos pontos no lixo. Por sorte (ou foi de propósito?) Raikkonen também perdeu pontos que poderiam ser muito úteis...
Felipe, sabe que eu estava começando a gostar dessa regra da luz vermelha? Confesso que ontem fiquei tenso na hora do pit stop, tentando adivinhar quem faria a besteira de ignorar a luz vermelha; só não esperava que o Hamilton fosse fazer aquilo...
Luis, acho improvável uma corrida legal na França sem a ajuda da chuva. E quanto ao Hamilton, talvez essa sua idéia seja uma boa opção, rs
Sãopaulina, o que o Hamilton quis fazer? Se candidatar a sucessor de Nigel Mansell! Está fazendo besteiras do mesmo tipo que o "Leão" costumava fazer...
Gustavo, é incrível! Eu estava comentando que o Nelsinho não havia rodado e tinha tudo para ganhar uns pontos e....pronto! Lá estava ele atravessado na pista! Vamos ver o rendimento dele nas pistas que ele já correu...
Daniel, eu sabia que o Rubinho não iria segurar a primeira posição. E infelizmente, lá está o GP da França para atrapalhar a emoção dos torcedores...
João Paulo, valeu pela visita! E o GP do Canadá é assim mesmo: imprevisível. Por isso é uma pista que não pode sair de maneira alguma do calendário...
Ateh!
O Hamilton é um brincalhão. Até minha irmã de quatro anos sabe que sinal vermelho significa "parar".
Já o Kubica (a pronúncia Kubitza é muito bacana) se mostra um piloto mais prudente, e frio, quase um Raikkonen. Com um carrinho mais potente na mão, o conterrãneo do saudoso João Paulo tem muito pódio pra comemorar.
vlw, lembrou do meu blog (o único d Trull) uhauhahauaha
+ até hj Glock se justifica pela "meleca" q fez no final
+ a corrida foi muito boa, melhor do ano, Nelsinho ñ tinha como ñ bater no Canadá e esse vai ser difícil encontrar um cadidato a "altura" d Nelsinho (novo Ide) huahauahuahua
Barrica: garganta inflamada!
pra variar + uma das desculpas, d Rubinho.
nessa Hamilton já vai pra França pra marcar o máx. d pontos possíveis, pq vencer sem chances
abraços
Até +
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